Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0305 - Procedimentos Educomunicativos em Educação a Distância II
Educomunicativos procedures in Distance Education II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
• Estimular o uso de ferramentas web e de criatividade relacionados ao diagnóstico, formulação, seleção, implementação e controle de aprendizagem em ambientes virtuais e acompanhamento de projetos em EaD; • Promover uma prática educomunicativa que leve em consideração as características dos alunos e da comunidade, os temas e necessidades do mundo social e os princípios, prioridades e objetivos do projeto educacional, conhecendo e dominando os conteúdos básicos relacionados às áreas de conhecimento e às questões sociais que serão objeto da atividade docente, adequando-os às atividades dos alunos; • Elaborar coletivamente uma proposta de projeto educacional a distância fundamentada nas especificidades da abordagem educomunicativa no que tange ao atendimento das demandas de relevância social acadêmica comprovadas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3611960 - Marciel Aparecido Consani
 
Programa Resumido
1.Comunidade virtual e especificidades dos ambientes virtuais de aprendizagem. 2. Levantamento diagnóstico de demandas educacionais negligenciadas passíveis de atendimento pela abordagem educomunicativa. 3.Concepção, desenvolvimento, implementação e avaliação de projetos educativos online baseados nos pressupostos da Educomunicação.
 
 
 
Programa
1.Problemática da Avaliação Educacional I: por que e como avaliar? 2.Problemática da Avaliação Educacional II: o que avaliar? Elaboração de rubricas na avaliação online. 3.Design Instrucional I: introdução ao conceito, Modelo ADDIE. 4.Design Instrucional II: Design Fechado, Aberto e contextualizado. 5.A Interatividade e suas questões. 6.Comunidades Virtuais de Aprendizagem: um modelo compatível com o paradigma educomunicativo? 7.Objetos de Aprendizagem na EaD. 8.Planejamento e construção de unidades didáticas online I: levantamento de demandas prioritárias e viáveis para a construção de projetos de EaD. 9.Planejamento e construção de unidades didáticas online II: elaboração de instrumento diagnóstico (briefing). 10.Planejamento e construção de unidades didáticas online III: diretrizes para criação de materiais didáticos online. 11.Roteiro de testagem e avaliação de Unidades Didáticas Online (U.D.O.).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação continuada: pela participação em aula, leitura e produção de textos escritos, participação de tarefas em grupo, seminários presenciais e mediação de aulas online.
Critério
Os trabalhos produzidos serão avaliados com base (1) em seu cumprimento, (2) no respeito aos prazos concedidos e (3) no cumprimento ao que foi solicitado na aplicação nos conteúdos trabalhados, incluindo compartilhamento de materiais e preenchimento de formulários de avaliação cruzada e Autoavaliação. Os critérios serão apresentados à classe no início do semestre, com base em um quadro de indicadores explicitando os objetos de avaliação e seu peso relativo na nota final, como segue no exemplo abaixo. ITENS DE AVALIAÇÃO TRABALHOS INDIVIDUAIS COLETIVOS AUTO AVALIAÇÃO Avaliação de curso 3,0 — — Elaboração de briefing — 1,0 — Produção e finalização de U.D.O. — 4,0 2,0 TOTAL 10,0
Norma de Recuperação
Avaliação de trabalho(s) substitutivo(s) individual equivalente ao(s) que não alcançaram a nota necessária para aprovação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica BRAGA, Juliana (Org.). Objetos de Aprendizagem: Introdução e Fundamentos. Santo André, Editora UFABC, 2014. (____________). Objetos de Aprendizagem: Metodologia de Desenvolvimento. Santo André, Editora UFABC, 2015. FILATRO, Andrea. Design Instrucional na Prática. São Paulo, Pearson, 2008 (p. 03-21). FILATRO, Andrea; CAIRO, Sabrina. Produção de Conteúdos Educacionais. São Paulo, Editora Saraiva, 2015. PALLOFF, Rena M. & PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço – Estratégias eficientes para salas de aula online. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. PERRENOUD, Phillipe. Avaliação: da excelência à regularização das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre, Artmed, 1998. (cap.7 – p. 103 a 126). RODRIGUES, B. Webwriting: redação para a Mídia Digital. São Paulo, Atlas, 2014 (p.10-25/39-44). SARAIVA, K. Educação a Distância: outros tempos, outros espaços. Ponta Grossa, UEPG, 2010 (p.29-39). SANTOS DA SILVA, Robson. Objetos de Aprendizagem para Educação a Distância. São Paulo, Novatec, 2011. STAROBINAS L. REA na educação Básica. In SANTANA, B., ROSSINI, C. & PRETTO, N.L. Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. CCD-EDUFBA, 2012 (p.121-129). Bibliografia Complementar AMARAL, Marco A.; ASSIS, Kleine K. & BARROS, Gilian C. Avaliação na EaD: contextualizando uma experiência do uso de instrumentos com vistas à aprendizagem. Texto apresentado no IX Congresso Brasileiro de Educação – EDUCERE, PUC-PR, outubro de 2009. BISCALCHIN, A.C.S. Blogs de Entretenimento. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de PG em Ciência da Informação da ECA/USP. São Paulo, 2012 (p.48 a 69). DUARTE, Paulo; CANELAS, Regina: SOARES, Rui; POMBO, Lúcia & LOUREIRO, Maria João Avaliação para a aprendizagem em educação a distância: uma revisão integrativa de estudos sobre a utilização de e-rubricas. Texto apresentado no II Congresso Internacional TIC e Educação, Lisboa, 2012. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação de Aprendizagem. (cap. 6 – p.335 a 376) PIVA, D.; PUPO, R.; GAMEZ, L. & OLIVEIRA, S. EaD na Prática: planejamento, métodos e ambientes de educação online. Rio de Janeiro, Campus Elsevier, 2011 (p. 163-189). RODRIGUES, B. Webwriting: redação para a Mídia Digital. São Paulo, Atlas, 2014 (p.10-25/39-44). SILVA, M. (org.). Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 3ª. Ed., 2002 (p. 99-188).
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0305

Clique para consultar o oferecimento para CCA0305

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP