O curso visa a possibilitar que os alunos tomem contato com os fundamentos da ética em sua relação coma prática educomunicativa.
A disciplina tem como foco o sentido ético do agir humano, garantindo para o estudante o sentido humanista da prática educomunicativa. Nesse sentido, procura elementos teóricos e metodológicos para ressaltar a predominância do caráter sócio-político-cultural da ação do profissional sobre uma possível perspectiva tecnicista de sua intervenção na sociedade.
1.Apresentação dos conceitos fundamentais da ética. 2.Alcance e crise da idéia de normatividade da experiência moral3.Ética da Razão Comunicativa 4.Deontologia e Ética (Valores Profissionais vs. Valores Universais) no campo da expressão comunicativa5.Liberdade e Normatividade: Censura e Liberdade de Expressão.6.Comunicação, Ética e Informação7.Publicidade e Intimidade: Vida privada, liberdade de comunicação e dano moral8.Problemas e perspectivas de uma ética contemporânea na relação entre comunicação e educação9.A ética comunicacional na internet10.O exercício da comunicação pelas comunidades: legislação da radiodifusão comunitária e prática educomunicativa11.Implicações do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) para o exercício da educomunicação12.Implicações do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90) para o exercício da educomunicação13.Implicações das leis sobre propaganda de bebidas alcoólicas, medicamentos, terapias e defensivos agrícolas (Lei nº 9.294/96 e Lei nº 10.167/2000) para o exercício da educomunicação14.Lei Educom, no Município de São Paulo, perspectivas éticas para Educomunicação.
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