Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0307 - Gestão da Comunicacão no Âmbito dos Espaços Educativos com Estagio Supervisionado
Management of communication within the Educational Spaces with Supervised Practice

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 100 h , Práticas como Componentes Curriculares = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Perceber a gestão da comunicação como uma das áreas de intervenção do Campo da Educomunicação, fundamental para a criação e manutenção de ecossistemas educomunicativos. Conseguir avaliar as práticas de gestão em ambientes educativos a partir da perspectiva educomunicativa. Compreender e implementar o planejamento, execução e avaliação de projetos educomunicativos nos diferentes âmbitos educativos. Compreender o Estágio Supervisionado como uma prática reflexiva com dimensão investigativa e analisar as normas de gestão dos processos comunicativos voltados para as práticas educativas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2322480 - Claudia Lago
91184 - Ismar de Oliveira Soares
 
Programa Resumido
1. A disciplina traduz, em seu programa, a natureza teórico-prática, do estágio supervisionado; 2. Discussão da natureza do planejamento educomunicativo 3. Formulação de projetos de inserção da comunicação nos espaços da educação formal, não formal e informall; 4. Gestão dos recursos da informação e dos meios de comunicação para propósitos educativos;
 
 
 
Programa
1.Conceitos de Gestão da Comunicação; 2. Gestão da Comunicação como área de intervenção do campo educomunicativo 3.Gestão escolar no Brasil e na Escola Pública 4. Gestão da Comunicação educomunicativa, educação integral e integrada 5.. Planejamento Educomunicativo 6. Avaliação Educomunicativa 7. Planejamento e avaliação da gestão de processos comunicacionais em espaços educativos formais 8. Planejamento e avaliação da gestão de processos comunicacionais em espaços educativos não formais e informais 9. Educomunicação e Pedagogia de Projetos 10. Gestão de projetos de comunicação educativa no âmbito das políticas públicas: legislação e programas especiais 11. Avaliação do estágio nos processos da Gestão da Comunicação no âmbito dos Espaços Educativos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação terá caráter processual: ocorrerá ao longo do desenvolvimento das aulas e do estágio, mediante a análise, pelo docente, do cumprimento das tarefas atribuídas aos discentes: leitura e debate do conteúdo teórico e presença e participação nos exercícios práticos; elaboração de trabalho final e do relatório de estágio.
Critério
Adequação da aprendizagem aos objetivos da disciplina e do estágio supervisionado. No caso, o trabalho supervisionado deve incluir necessariamente a prática por parte do estudante de acordo com as normas específicas de estágio para licenciatura..
Norma de Recuperação
Esta disciplina não prevê recuperação.
 
Bibliografia
     
ARROYO. Miguel. Currículo, Território em Disputa. Petrópolis, Editora Vozes, 2a edição BACCEGA, Maria Aparecida de. Gestão de Processos Comunicacionais. São Paulo. Atlas, 2002. BARRANQUERO, Alejandro. Concepto, instrumentos y desafíos de la educomunicación para el cambio social. In: Comunicar, Huelva, 29, XV, 2007, pg. 115-123 BOHN, David. A visão do diálogo, in Diálogo: Comunicação e Redes de Convivência , São Paulo, Palas Atenas, pg. 72-96. BORDENAVE, Juan Diaz & CARVALHO, Horácio Martins, Planejamento e Comunicacão, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979. BUNCKINGHAN, David. Os direitos de mídia das crianças, in Crescer na Era das Mídias Eletrônicas, SP, Loyola, 2004. CARPENTIER, Nico. Entre formas minimalistas e maximalistas de participação midiática in Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, V. 34, N 1, jan/jun, 2011, pg. 269-284. CHIANCA, T. et all. Desenvolvendo a cultura de avaliação em organizações da sociedade civil. São Paulo, Global/Instituto Fonte, 2000. FIGARO, Roseli Aparecida (Org) Gestão da comunicação no mundo do trabalho, educação, terceiro setor e cooperativismo. 1.ed. São Paulo: Atlas, 2005 FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003. KAPLUN, Mario. Processos educativos e canais de comunicação, in Comunicação e Educação, jan./abr. 1999, p. 68-75. MELLO, Luci Ferraz de; LEÃO, Maria Izabel de Araújo; SOARES, Maria Salete Prado; SOARES, Ana Carolina Altieri & GATTÁS, Carmen Lucia Melges Elias. EducomJT: práticas educomunicativas em salas de aula presencial com uso de tecnologias diversas (Educomunicação através do Periódico Jornal da Tarde) SILVA, A.L.P. Utilizando o planejamento como ferramenta de aprendizagem. São Paulo, Global/Instituto Fonte, 2000. SOARES, Ismar de Oliveira. Planejamento e avaliação de projetos de comunicação, in: http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/131.pdf. SOARES, Ismar de Oliveira. Planejamento de Projetos de Gestão Comunicativa. In: COSTA, Cristina (org). Gestão da Comunicação, Projetos de Intervenção. São Paulo, Paulinas, 2009 pag 27-54. SOARES, Ismar de Oliveira. A Comunicação como dispositivo para a área de Integração do Programa Mais Educação de São Paulo Lei Educom ZEFERINO FILHO, Genésio. Educomunicação e sua metodologia: um estudo a partir de práticas de ONGs no Brasil, tese de doutorado, ECA/USP, 2004.
 

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