Perceber a gestão da comunicação como uma das áreas de intervenção do Campo da Educomunicação, fundamental para a criação e manutenção de ecossistemas educomunicativos. Conseguir avaliar as práticas de gestão em ambientes educativos a partir da perspectiva educomunicativa. Compreender e implementar o planejamento, execução e avaliação de projetos educomunicativos nos diferentes âmbitos educativos. Compreender o Estágio Supervisionado como uma prática reflexiva com dimensão investigativa e analisar as normas de gestão dos processos comunicativos voltados para as práticas educativas.
1. A disciplina traduz, em seu programa, a natureza teórico-prática, do estágio supervisionado; 2. Discussão da natureza do planejamento educomunicativo 3. Formulação de projetos de inserção da comunicação nos espaços da educação formal, não formal e informall; 4. Gestão dos recursos da informação e dos meios de comunicação para propósitos educativos;
1.Conceitos de Gestão da Comunicação; 2. Gestão da Comunicação como área de intervenção do campo educomunicativo 3.Gestão escolar no Brasil e na Escola Pública 4. Gestão da Comunicação educomunicativa, educação integral e integrada 5.. Planejamento Educomunicativo 6. Avaliação Educomunicativa 7. Planejamento e avaliação da gestão de processos comunicacionais em espaços educativos formais 8. Planejamento e avaliação da gestão de processos comunicacionais em espaços educativos não formais e informais 9. Educomunicação e Pedagogia de Projetos 10. Gestão de projetos de comunicação educativa no âmbito das políticas públicas: legislação e programas especiais 11. Avaliação do estágio nos processos da Gestão da Comunicação no âmbito dos Espaços Educativos.
Além das obras citadas serão trabalhados outros textos de periódicos científicos, atualizados a cada oferecimento da disciplina. BACCEGA, Maria Aparecida de. Gestão de Processos Comunicacionais. São Paulo. Atlas, 2002. BARRANQUERO, Alejandro. Concepto, instrumentos y desafíos de la educomunicación para el cambio social. In: Comunicar, Huelva, 29, XV, 2007, pg. 115-123 BOHN, David. A visão do diálogo, in Diálogo: Comunicação e Redes de Convivência , São Paulo, Palas Atenas, pg. 72-96. BORDENAVE, Juan Diaz & CARVALHO, Horácio Martins, Planejamento e Comunicacão, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979. CARPENTIER, Nico. Entre formas minimalistas e maximalistas de participação midiática in Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, V. 34, N 1, jan/jun, 2011, pg. 269-284. FIGARO, Roseli Aparecida (Org) Gestão da comunicação no mundo do trabalho, educação, terceiro setor e cooperativismo. 1.ed. São Paulo: Atlas, 2005 FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003. SILVA, A.L.P. Utilizando o planejamento como ferramenta de aprendizagem. São Paulo, Global/Instituto Fonte, 2000. SOARES, Ismar de Oliveira. Planejamento e avaliação de projetos de comunicação, in: http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/131.pdf. SOARES, Ismar de Oliveira. Planejamento de Projetos de Gestão Comunicativa. In: COSTA, Cristina (org). Gestão da Comunicação, Projetos de Intervenção. São Paulo, Paulinas, 2009 pag 27-54.