Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0307 - Gestão da Comunicacão no Âmbito dos Espaços Educativos com Estagio Supervisionado
Management of communication within the Educational Spaces with Supervised Practice

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 100 h , Práticas como Componentes Curriculares = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
Perceber a gestão da comunicação como uma das áreas de intervenção do Campo da Educomunicação, fundamental para a criação e manutenção de ecossistemas educomunicativos. Conseguir avaliar as práticas de gestão em ambientes educativos a partir da perspectiva educomunicativa. Compreender e implementar o planejamento, execução e avaliação de projetos educomunicativos nos diferentes âmbitos educativos. 
Compreender o Estágio Supervisionado como uma prática reflexiva com dimensão investigativa e analisar as normas de gestão dos processos comunicativos voltados para as práticas educativas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2322480 - Claudia Lago
 
Programa Resumido
1. A disciplina traduz, em seu programa, a natureza teórico-prática, do estágio supervisionado;
2. Discussão da natureza do planejamento educomunicativo
3. Formulação de projetos de inserção da comunicação nos espaços da educação formal, não formal e informall;
4. Gestão dos recursos da informação e dos meios de comunicação para propósitos educativos;
 
 
 
Programa
1.Conceitos de Gestão da Comunicação;
2. Gestão da Comunicação como área de intervenção do campo educomunicativo
3.Gestão escolar no Brasil e na Escola Pública
4. Gestão da Comunicação educomunicativa, educação integral e integrada
5.. Planejamento Educomunicativo 
6. Avaliação Educomunicativa
7. Planejamento e avaliação da gestão de processos comunicacionais em espaços educativos formais 
8. Planejamento e avaliação da gestão de processos comunicacionais em espaços educativos não formais e informais
9. Educomunicação e Pedagogia de Projetos
10. Gestão de projetos de comunicação educativa no âmbito das políticas públicas: legislação e programas especiais
11. Avaliação do estágio nos processos da Gestão da Comunicação no âmbito dos Espaços Educativos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação terá caráter processual: ocorrerá ao longo do desenvolvimento das aulas e do estágio, mediante a análise, pelo docente, do cumprimento das tarefas atribuídas aos discentes: leitura e debate do conteúdo teórico e presença e participação nos exercícios práticos; elaboração de trabalho final e do relatório de estágio.
Critério
Adequação da aprendizagem aos objetivos da disciplina e do estágio supervisionado. No caso, o trabalho supervisionado deve incluir necessariamente a prática por parte do estudante de acordo com as normas específicas de estágio para licenciatura..
Norma de Recuperação
Esta disciplina não prevê recuperação.
 
Bibliografia
     
Além das obras citadas serão trabalhados outros textos de periódicos científicos, atualizados a cada oferecimento da disciplina. 

BACCEGA, Maria Aparecida de. Gestão de Processos Comunicacionais. São Paulo. Atlas, 2002. 
BARRANQUERO, Alejandro. Concepto, instrumentos y desafíos de la educomunicación para el cambio social. In: Comunicar, Huelva, 29, XV, 2007, pg. 115-123 
BOHN, David. A visão do diálogo, in Diálogo: Comunicação e Redes de Convivência , São Paulo, Palas Atenas, pg. 72-96. 
BORDENAVE, Juan Diaz & CARVALHO, Horácio Martins, Planejamento e Comunicacão, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979. 
CARPENTIER, Nico. Entre formas minimalistas e maximalistas de participação midiática in Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, V. 34, N 1, jan/jun, 2011, pg. 269-284. 
FIGARO, Roseli Aparecida (Org) Gestão da comunicação no mundo do trabalho, educação, terceiro setor e cooperativismo. 1.ed. São Paulo: Atlas, 2005 
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003. 
SILVA, A.L.P. Utilizando o planejamento como ferramenta de aprendizagem. São Paulo, Global/Instituto Fonte, 2000. 
SOARES, Ismar de Oliveira. Planejamento e avaliação de projetos de comunicação, in: http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/131.pdf. 
SOARES, Ismar de Oliveira. Planejamento de Projetos de Gestão Comunicativa. In: COSTA, Cristina (org). Gestão da Comunicação, Projetos de Intervenção. São Paulo, Paulinas, 2009 pag 27-54. 
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0307

Clique para consultar o oferecimento para CCA0307

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP