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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0308 - Metodologia do Ensino da Educomunicação com Estágio Supervisionado
Methodology of Teaching Educomunication with Supervised Practice

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
A disciplina oferece fundamentos teóricos e práticos com o objetivo de fundamentar a realização dos estágios curriculares voltados para a formação do(a) educomunicador(a). Nesse contexto, a abordagem das concepções e práticas educomunicativas serão enfocadas levando em consideração os estágios realizados pelos licenciandos. Para subsidiar a discussão sobre as práticas, serão abordados os seguintes tópicos: Comunicação e Educomunicação nos contextos de educação formal; estratégias e procedimentos didáticos voltados para a Educomunicação; o espaço da Educomunicação nos documentos curriculares oficiais. 
Possibilitar o exercício do pensamento crítico e reflexivo voltado para a ação educomunicativa nos espaços de educação formal. Fornecer por meio da supervisão subsídios teóricos e práticos para a realização dos estágios curriculares. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
213522 - Claudemir Edson Viana
2139781 - Maria Cristina Palma Mungioli
 
Programa Resumido
1. Comunicação, cultura escolar e didática: construindo o espaço da Educomunicação. 2. Formação de Educomunicadores: relações entre conhecimentos escolares e propostas curriculares. 3. Práticas educomunicativas no Ensino Fundamental: análise das orientações de dispositivos específicos: Lei Educom (Município de São Paulo), Programa de Educomunicação Socioambiental do Ministério do Meio Ambiente; Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos de São Paulo; Base Nacional Comum Curricular. 4. Práticas educomunicativas no Ensino Médio: análise das orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Novo Ensino Médio e das Orientações da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio 5. Trabalho comunicativo a serviço da educação mediante o uso da mídia: o caso do Curso Mídias na Educação do MEC. 6. A produção educativa de emissoras de rádio ou de TV; 7. Metodologias de avaliação de projetos educomunicativos nos espaços de educação formal. 
 
 
 
Programa
1. Comunicação, cultura escolar e didática: construindo o espaço da Educomunicação.
2. Formação de Educomunicadores: relações entre conhecimentos escolares e propostas curriculares.
3. Práticas educomunicativas no Ensino Fundamental: análise das orientações de dispositivos específicos: Lei Educom (Município de São Paulo), Programa de Educomunicação Socioambiental do Ministério do Meio Ambiente; Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos de São Paulo; Base Nacional Comum Curricular.
4. Práticas educomunicativas no Ensino Médio: análise das orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e das Orientações da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio 
5. Trabalho comunicativo a serviço da educação mediante o uso da mídia: o caso do Curso Mídias na Educação do MEC. 
6. A produção educativa de emissoras de rádio ou de TV; 
7. Metodologias de avaliação de projetos educomunicativos nos espaços de educação formal.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas dialogadas, seminários discentes, discussões em grupos, trabalhos práticos e teóricos individuais e coletivos. A avaliação ocorrerá ao longo processo de forma contínua e cumulativa, observando-se os seguintes aspectos: pontualidade, participação em discussões, realização das atividades solicitadas, elaboração de projeto para realização do estágio supervisionado e cumprimento das atividades previstas no estágio.
Critério
Assiduidade, participação.Realização dos trabalhos solicitados (Seminário, Relatório e Fichas de Estágio).
Norma de Recuperação
Esta disciplina não prevê recuperação.
 
Bibliografia
     
Básica: 

HOOKS, Bell . Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. 2017.

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CAMBA,Salete Valesan (org.). Educação em Direitos Humanos – Construindo uma cultura de igualdade, liberdade e respeito à diversidade. FLACSO. 2015.

CITELLI, Adilson (org.) Educomunicação. Imagens do professor na mídia. São Paulo: Paulinas. 2012.

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KRONBAUER, Corrêa Gonçalves; STRÖHER, Janete. Educar para a convivência na diversidade. Desafio à formação de professores

HERNÁNDEZ, Fernando. VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho. O conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre, RS: Artmed. 1998

MOLL, Jaqueline et. al. Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. 

MUNGIOLI, M. C P.; RAMOS, Daniela O.; Viana, Claudemir Edson Uma formação inovadora na interface educação e comunicação: aspectos da Licenciatura em Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da USP. REVISTA LATINOAMERICANA DE CIENCIAS DE LA COMUNICACIÓN. , v.14, p.219 - 228, 2018.

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SOARES, Ismar de Oliveira. Educação a distância como prática educomunicativa: emoção e envolvimento na formação continuada de professores da rede pública. Revista USP. São Paulo: n. 55. p. 56-69, 2002. 

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SOARES, Ismar de Oliveira. Base Nacional Comum Curricular (BNC): Existe espaço para a Educomunicação e Mídia-educação no novo projeto do MEC? São Paulo, SP : ABPEducom, 2015.

SOUSA, Sandra Zákia; OLIVEIRA, Romualdo Portela. Ensino Médio noturno: democratização e diversidade. Educar, Curitiba, n. 30, Editora UFPR, p. 53-72, 2008.

VIANA, Claudemir Edson.  O lúdico e a aprendizagem na escola em tempos de cibercultura.  CARRIER, Alexandre de Pádua; GOBIRA, Pablo. Jogos e sociedade, explorando as relações entre jogo e vida. Belo Horizonte: Crisálida/ NEOS, 2012.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014. 

VOLPI, Mário e PALAZZO, Ludmila (orgs.). Mudando sua escola, mudando sua comunidade, mudando o mundo, sistematização de experiências em educomunicação, UNICEF, Brasília, 2010.

Complementar:

CITELLI, Adilson O.; COSTA (orgs), Maria Cristina Castilho. Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011. 

DIAS, Lia Ribeiro. A rede de inclusão digital, projetos da sociedade civil. São Paulo: 4º anuário a Rede (Bit Social), 2013.

FONTANA, Roseli A. Mediação pedagógica na sala de aula. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 1996.

GOMES, Margarita Victoria. Educação em rede. São Paulo, Cortez, 2004. 

JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2001.

LEITE, Márcia; FILÉ, Valter (org). Subjetividade, tecnologias e escolas. Rio de Janeiro: DP&A. 2002.

LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (org). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012. 

MARTÍN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.

MEC. Comunicação e uso de mídias. Manual do Programa Mais Educação. Brasília, 2013.

MEIRIEU, Philippe. A pedagogia entre o dizer e o fazer. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

OLIVEIRA, Edilson Moreira de; ALMEIDA, Jose luís Vieria de; ARNONI, Maria Eliza Brefere (orb.) Mediação dialética na educação escolar: teoria e prática. São Paulo: Edições Loyola. 2007

PERRENOUD, P. Sucesso na escola: só o currículo! Nada mais que o currículo. Cad. de Pesquisa, n. 119, p. 9-27, julho/2003.

PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.

SAMPLES, Bob. Mente aberta, mente integral. Uma visão holonômica. São Paulo: Gaia, 1990

SARTORI, Ademilde Silveira. Educomunicação e a criação de ecossistemas comunicativos. Diálogos sem fronteiras. Florianópolis, SC: DIOESC, 2014.

TEIXEIRA, Anísio. Educação no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ Editora, 2011. 

VIANA, Claudemir Edson. Educomunicação na Atualização de Docentes do Ensino Básico: a Educação Crítica e Emancipatória em Tempos de Cibercultura. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional. Mídias, Comunicação e Educação: Interfaces. v. 14 n. 36. p. 20-32: 2019.

VIANNA, Heraldo Marelim. Pesquisa em Educação – observação. Brasília: Plano Editora, 2003.
 

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