A disciplina oferece fundamentos teóricos e práticos com o objetivo de fundamentar a realização dos estágios curriculares voltados para a formação do(a) educomunicador(a). Nesse contexto, a abordagem das concepções e práticas educomunicativas serão enfocadas levando em consideração os estágios realizados pelos licenciandos. Para subsidiar a discussão sobre as práticas, serão abordados os seguintes tópicos: Comunicação e Educomunicação nos contextos de educação formal; estratégias e procedimentos didáticos voltados para a Educomunicação; o espaço da Educomunicação nos documentos curriculares oficiais. Possibilitar o exercício do pensamento crítico e reflexivo voltado para a ação educomunicativa nos espaços de educação formal. Fornecer por meio da supervisão subsídios teóricos e práticos para a realização dos estágios curriculares.
1. Comunicação, cultura escolar e didática: construindo o espaço da Educomunicação. 2. Formação de Educomunicadores: relações entre conhecimentos escolares e propostas curriculares. 3. Práticas educomunicativas no Ensino Fundamental: análise das orientações de dispositivos específicos: Lei Educom (Município de São Paulo), Programa de Educomunicação Socioambiental do Ministério do Meio Ambiente; Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos de São Paulo; Base Nacional Comum Curricular. 4. Práticas educomunicativas no Ensino Médio: análise das orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Novo Ensino Médio e das Orientações da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio 5. Trabalho comunicativo a serviço da educação mediante o uso da mídia: o caso do Curso Mídias na Educação do MEC. 6. A produção educativa de emissoras de rádio ou de TV; 7. Metodologias de avaliação de projetos educomunicativos nos espaços de educação formal.
1. Comunicação, cultura escolar e didática: construindo o espaço da Educomunicação. 2. Formação de Educomunicadores: relações entre conhecimentos escolares e propostas curriculares. 3. Práticas educomunicativas no Ensino Fundamental: análise das orientações de dispositivos específicos: Lei Educom (Município de São Paulo), Programa de Educomunicação Socioambiental do Ministério do Meio Ambiente; Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos de São Paulo; Base Nacional Comum Curricular. 4. Práticas educomunicativas no Ensino Médio: análise das orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e das Orientações da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio 5. Trabalho comunicativo a serviço da educação mediante o uso da mídia: o caso do Curso Mídias na Educação do MEC. 6. A produção educativa de emissoras de rádio ou de TV; 7. Metodologias de avaliação de projetos educomunicativos nos espaços de educação formal.
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