Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0308 - Metodologia do Ensino da Educomunicação com Estágio Supervisionado
Methodology of Teaching Educomunication with Supervised Practice

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 120 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação: 31/12/2019

Objetivos
Contribuir para a formação do licenciando em Educomunicação, privilegiando a análise e a realização de estágio supervisionado articulado pela interface comunicação-educação nos espaços de educação formal. Possibilitar, a partir desse objetivo, o exercício do pensamento crítico e reflexivo, voltado para a ação educomunicativa nos espaços de educação formal. Fornecer por meio da supervisão subsídios teóricos e práticos para a realização dos estágios curriculares.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
213522 - Claudemir Edson Viana
2139781 - Maria Cristina Palma Mungioli
 
Programa Resumido
A disciplina oferece fundamentos teóricos e práticos com o objetivo de fundamentar a realização dos estágios curriculares voltados para a formação do futuro educomunicador. Nesse contexto, a abordagem das concepções e práticas educomunicativas serão enfocadas levando em consideração os estágios realizados pelos licenciandos. Para subsidiar a discussão sobre as práticas, serão abordados os seguintes tópicos: Comunicação e Educomunicação nos contextos de educação formal; estratégias e procedimentos didáticos voltados para a Educomunicação; o espaço da Educomunicação nos documentos curriculares oficiais.
 
 
 
Programa
1. Comunicação, cultura escolar e didática: construindo o espaço da Educomunicação.
2. Formação de Educomunicadores: relações entre conhecimentos escolares e propostas curriculares.
3. Práticas educomunicativas no Ensino Fundamental: análise das orientações de dispositivos específicos: Lei Educom (Município de São Paulo), Programa de Educomunicação Socioambiental do Ministério do Meio Ambiente.
4. Práticas educomunicativas no Ensino Médio: análise das orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
5. Trabalho comunicativo a serviço da educação mediante o uso da mídia: o caso do Curso Mídias na Educação do MEC.
6. A produção educativa de emissoras de rádio ou de TV;
7. Metodologias de avaliação de projetos educomunicativos nos espaços de educação formal.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas dialogadas, seminários discentes, discussões em grupos, trabalhos práticos e teóricos individuais e coletivos.
Critério
A avaliação ocorrerá ao longo processo de forma contínua e cumulativa, observando-se os seguintes aspectos: pontualidade, participação em discussões, realização das atividades solicitadas, elaboração de projeto para realização do estágio supervisionado e cumprimento das atividades previstas no estágio.
Norma de Recuperação
Esta disciplina não preve recuperação.
 
Bibliografia
     
BRAGA. José Luiz; CALAZANS, Regina. Comunicação & Educação: questões delicadas na interface. São Paulo: Hacker Editores, 2001.
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MEIRIEU, Philippe. A pedagogia entre o dizer e o fazer. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002
PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.
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PAVANI, Cecília, PARENTE, Cristiane & ORMANEZE, Fabiano (orgs.). Educomunicação, redes sociais e interatividade. Campinas, Edições LC, 2013.lc
REVISTA VIRAÇÃO. Guia de Educomunicação, conceito e práticas. São Paulo, 2012.
SETTON, Maria da Graça Jacintho. A cultura da mídia na Escola. São Paulo, Annblume, 2004.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educação a distância como prática educomunicativa: emoção e envolvimento na formação continuada de professores da rede pública. Revista USP. São Paulo: n. 55. p. 56-69, 2002.
SOARES. Ismar de Oliveira. Gestão comunicativa e educação: caminhos da educomunicação. Comunicação & Educação, São Paulo, Ano VIIi, já./abr 2002, no. 23.
VOLPI, Mário e PALAZZO, Ludmila (orgs.). Mudando sua escola, mudando sua comunidade, mudando o mundo, sistematização de experiências em educomunicação, UNICEF, Brasília, 2010.
 

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