Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0310 - Trabalho de Conclusão de Curso (Aulas de Orientação, realização e defesa)
Final work for the undergratuation

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 240 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
O aluno deverá desenvolver, orientado por um professor, um trabalho individual de conclusão de curso, que será avaliado por uma banca composta de professores da escola ou de outros institutos e departamentos, quando o assunto o requerer.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
90029 - Adilson Odair Citelli
155938 - Anderson Vinícius Romanini
213522 - Claudemir Edson Viana
770302 - Ferdinando Crepalde Martins
923570 - Lucilene Cury
2799180 - Maria Cristina Castilho Costa
2139781 - Maria Cristina Palma Mungioli
1980607 - Ricardo Alexino Ferreira
3204211 - Richard Romancini
2099978 - Roseli Aparecida Figaro Paulino
 
Programa Resumido
O TCC poderá abordar assunto teórico ou prático, necessariamente relacionado com a especialização, numa das ênfases adotadas pelo programa acadêmico ministrado ao longo do curso.
 
 
 
Programa
As aulas orientação do TCC desenvolverão o seguinte programa:

1.Revisão conceitual do campo da educomunicação.
2.Revisão conceitual da prática educomunicativa em suas diversas áreas de intervenção sócio-educativa.
3.Revisão conceitual do entendimento do que seja a prática educomunicativa no ensino formal: educação presencial no ensino fundamental e médio.
4.Revisão conceitual do entendimento do que seja a prática educomunicativa no ensino formal: educação presencial no ensino superior.
5.Revisão conceitual do entendimento do que seja a prática educomunicativa na educação a distância
6.Revisão conceitual do entendimento do que seja a educomunicação na educação não formal (o trabalho educomunicativo das ONGs).
7.Revisão conceitual do entendimento do que seja a educomunicação na educação informal (o trabalho educomunicativo implementado pela mídia: TVs educativas, rádios educativas e jornais e revistas voltados para a educação.
8.Revisão conceitual do entendimento do que sejam suportes midiáticos para a educação.
9.Revisão conceitual do entendimento do que seja a gestão de processos educomunicativos
10.Normas para a elaboração, apresentação e defesa de uma monografia.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação continuada. O aluno é observado em cada atividade desenvolvida
em aula seja pela leitura dos textos recomendados, pelo grau de atenção e
interesse demonstrados, pela contribuição oral, pela produção de exercícios
escritos, pelas atividades de orientação. Participando da exposição dialogada,
discussão, seminários e produção textual estruturada em etapas, sob a forma de
laboratório, durante todo o semestre, o aluno é avaliado por um processo que se
conclui com o trabalho monográfico e a produção audiovisual, ao final do
semestre.
Critério
Participação do aluno nas discussões e atividades de sala de aula,
seminários, relatórios, e trabalho escrito que deve ser apresentado ao final da
disciplina como produção dramatizada ou em dispositivo audiovisual, podendo
também ser aplicada prova escrita, concomitantemente ou em substituição a
relatório
Norma de Recuperação
Prova escrita a ser elaborada com base no conteúdo desenvolvido (incluindo teoria e prática) no semestre.
 
Bibliografia
     
ACIOLI, Socorro. “A prática da Educomunicação na Fundação Casa Grande”, acessado em http://www.usp.br/educomradio/cafe/cafe.asp?editoria=TSUPH&cod=393.
ANDRÉ, Alberto. Ética e Códigos de Comunicação Social. Porto Alegre: Sagra Luzatto, 2000.
BARROS, Clovis. Ética na Comunicação, SP, Summus, 2003.
BORDENAVE, Juan Diaz & CARVALHO, Horácio Martins, Planejamento e Comunicacão, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.
FIGARO, Roseli Aparecida (Org) Gestão da comunicação no mundo do trabalho, educação, terceiro setor e cooperativismo. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2005
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
GUTIERREZ, F., PRIETO, D. A Mediação Pedagógica - Educação à Distância Alternativa. Campinas- SP: Papirus, 1994.
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KAPLUN, Mario. “Processos educativos e canais de comunicação”, in Comunicação e Educação, jan./abr. 1999, p. 68-75..
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas – SP: Papirus, 2003.
LESSIG, Lawrence. Cultura Livre. São Paulo, Trama, 2005.
LITWIN, E. (Org.) Educação a distância, temas para o debate de uma nova agenda educativa. São Paulo: Artmed, 2001.
MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo, Papirus, 2003.
PALLOFF, Rena M. e Pratt, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004.
PETERS, O. Didática do ensino a distância: Experiências e estágios da discussão numa visão internacional. Rio Grande do Sul: Unisinos, 2001.
PINTO DE OLIVERIA, C-J. Ethique de la communication Sociale, Fribourg, Editions universitaires, 1987.
Portal da Educação – MEC. Regulamento de EAD no Brasil. Disponível , em http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/tread.pdf. Acessado em 31/7/2006
ROSSETTI, Fernando. "Projetos de Educação, Comunicação & Participação - Perspectivas para Políticas Públicas", UNICEF, 2004, http://rossetti.sites.uol.com.br
SILVA, Marcos (org.). Educação on-line: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003.
SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a Mídia? São Paulo, Loyola, 2002.BELLONI, M. L. Educação a distância. São Paulo: Autores Associados, 2001.
SOARES, Ismar de Oliveira. “Gestão comunicativa e educação: caminhos da educomunicação”, In Comunicação & Educação, São Paulo, ECA/USP-Editora Segmento, Ano VIII, já./abr.. 2002, no. 23, pg. 16-25.
SOARES, Ismar de Oliveira. “Planejamento e avaliação de projetos de comunicação”, in: http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/131.pdf.
 

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