Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0314 - Teorias do Signo
Theories of Sign

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação: 31/12/2019

Objetivos
Expor as principais matrizes teóricas da Semiótica, mostrando sua fundamentação filosófica e evolução histórica. Definir conceitos e termos importantes das teorias do signo, relacionando-os à teoria da informação e da comunicação. Identificar os diferentes tipos de signos e sua ação no fluxo da semiose Compreender como os signos produzem os sentidos. Explorar as relações entre semiótica e design.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3187300 - Daniela Osvald Ramos
 
Programa Resumido
O curso discute o papel da semiótica na fundamentação teórica do design, especialmente em sua ontologia e epistemologia. A teoria dos signos de Peirce é apresentada, bem como seus desdobramentos mais recentes na teoria da comunicação e da lógica da produção dos sentidos. A aplicação da semiótica ao design é apresentada nas suas várias possibilidades, como na interface com a arquitetura, no desenho industrial, no design gráfico e nas discussões contemporâneas sobre o papel social e a sustentabilidade da atividade do design.
 
 
 
Programa
01 – Fundamentos filosóficos da semiótica 02 - As diferentes matrizes da semiótica 03 – A semiótica universal de Peirce 04 – O conceito de semiose como ação do signo 05 – A tipologia dos signos 06 – A semiótica no design de projetos visuais 07- A semiótica no design de produtos 08 – A semiótica na arquitetura 09 - A semiótica e a convergência das mídias 10 – As linguagens híbridas 11 – Semiótica nos espaços virtuais 12 - O signo ideológico 13 - Cultura como sistemas de signos
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas serão ministradas através de aulas teóricas e expositivas, debates e oficinas.
Critério
O aluno será avaliado a partir da seguinte produção: • Trabalho final ensaístico ou de aplicação dos conceitos, de 10 a 20 laudas, a ser entregue no encerramento do curso. • Participação em classe (bônus de até 1 ponto). Obs: trabalhos entregues com atraso terão a nota descontada
Norma de Recuperação
Reelaborar o trabalho apresentado a partir das criticas e sugestões do professor.
 
Bibliografia
     
BARTHES, Roland. Elementos de semiologia. São Paulo: Cultrix, 1997. DRIGO, Maria Ogécia; SOUZA, Luciana C.P. Aulas de Semiótica Peirceana. São Paulo: Annablume, 2013. ECO, Umberto. Estrutura ausente. São Paulo: Perspectiva-Edusp, 1971. NIEMEYER. Lucy. Elementos de semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB Série Design, 2007. NOTH, Winfried. Panorama da semiótica: de Platão a Peirce. São Paulo: Annablume, 1995. PIGNATARI, Décio. Semiótica e literatura. Cotia: Ateliê Editorial, 2004. ROMANINI, Vinicius. Design como comunicação: uma abordagem semiótica. SEMINÁRIO DO CURSO DE DESIGN DA FAU-USP-DESIGN: QUO VADIS 1, 1-5 _________________. Minute Semeiotic. Disponível: www.minutesemeiotic.org SANTAELLA, Lucia. O que é Semiótica. Sâo Paulo: Editora Brasiliense, 2008. VANNER, Maria Celeste de Almeida. Paisagens Signicas: Uma reflexão sobre as artes visuais contemporâneas. Salvador: Edufba, 2010. WALTHER-BENSE, Elisabeth. A Teoria Geral dos Signos. São Paulo: Perspectiva, 2000.
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0314

Clique para consultar o oferecimento para CCA0314

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP