Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0316 - Metodologia de Ensino da Comunicação com Estágio Supervisionado
Methodology of Teaching Communication with Supervised Practice

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Contribuir para a formação do licenciando em Educomunicação privilegiando a análise e a realização de práticas educativas nos espaços de educação formal articuladas pela interface comunicação-educação. Possibilitar, a partir disso, o exercício do pensamento crítico e reflexivo voltado para a ação educomunicativa nos espaços de educação formal. Fornecer por meio da supervisão subsídios teóricos e práticos para a realização dos estágios curriculares.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2139781 - Maria Cristina Palma Mungioli
 
Programa Resumido
Fundamentos teóricos e práticos que possibilitem a realização dos estágios curriculares voltados para a formação do futuro educomunicador. Nesse contexto, destacam-se as discussões em torno das  concepções de ensino-aprendizagem, práticas pedagógicas e currículo com objetivo subsidiar a elaboração do projeto e das atividades de estágio.
 
 
 
Programa
a. Concepções de estágio supervisionado
b. A atuação do professor como pesquisador
c. Concepções de ensino-aprendizagem e a prática educomunicativa
d. Concepções de currículo
e. A construção do projeto de estágio
f. A escola como espaço de atuação do Educomunicador
g. Desenvolvimento de ecossistemas educomunicativos no espaço escolar.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas dialogadas, seminários discentes, discussões em grupos, trabalhos práticos e teóricos individuais e coletivos.
Critério
Ocorrerá ao longo processo de forma contínua e cumulativa, observando-se os seguintes aspectos: pontualidade, participação nas discussões, realização das atividades solicitadas, elaboração de projeto de pesquisa para realização do estágio e cumprimento das atividades previstas no estágio.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
BRUNER, Jerome. A cultura da educação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. 
CAMPOS, Maria Christina Siqueira de Souza. A montagem de um projeto de pesquisa na área de Ciências Sociais. In: LANG, Alice Beatriz da Silva Gordo. Desafios da Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: CERU, 2001.
CASTRO, Amélia Domingues de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de Carvalho (orgs). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
CITELLI, Adilson O.; COSTA (orgs), Maria Cristina Castilho. Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
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FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
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LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2010.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Pesquisa em comunicação: formulação de um modelo metodológico. São Paulo: Loyola, 2005.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. E. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
NEWMAN, Fred e HOLZMAN, Lois. Lev Vygotsky: cientista revolucionário. São Paulo: Loyola, 2002.
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PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre: Artmed, 2001.
PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.
TEIXEIRA, Anísio. Educação no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ Editora, 2011.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
SOARES, Ismar de Oliveira Soares. Planejamento de Projetos de Gestão Comunicativa. In: COSTA, Maria Cristina Castilho (org.). Gestão da Comunicação: Projetos de Intervenção. São Paulo: Paulinas, 2009.
VIANNA, Heraldo Marelim. Pesquisa em Educação – a observação. Brasília: Plano Editora, 2003.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
 

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