A disciplina traduz, em seu programa, a natureza teórico-prática em sua abordagem sobre pesquisar em e sobre Educomunicação como referência científica na interface entre comunicação e educação. Nesse sentido, as aulas teóricas desenvolverão conteúdos voltados para epistemologia e a metodologia da pesquisa, a partir dos resultados das pesquisas acadêmicas sobre o campo, documentadas no banco de teses da CAPES e nos papers apresentados e defendidos nos congressos das sociedades científicas de Comunicação e Educação. O aluno deverá elaborar exercícios (protótipos) que permitam o domínio sobre todas as fases de uma pesquisa, de forma a garantir as condições mínimas para passar à fase da elaboração de seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. 1. Objetivos Gerais: Oferecer aos discentes o suporte epistemológico e prático para que compreendam a natureza da pesquisa e suas especificidades, orientando-os a planejar e a desenvolver projetos na área especificamente voltados para o campo da Educomunicação; Oferecer aos discentes oportunidade de elaborar projeto de Trabalho de Conclusão de Curso e a indicação de orientador a ser submetida à aprovação do Conselho do Curso Objetivo Específico: ∙ Promover o exercício em instrumento do google drive para os discentes produzirem o protótipo do Projeto de TCC por meio de etapas realizadas no decorrer do semestre. - Promover entre os discentes orientações, capacitação e exercícios de pesquisas, em diferentes modalidades e fontes, a partir do objeto de interesse do aluno para desenvolver em seu TCC, a fim de que elaborem o Projeto de TCC; - Vivências por meio de exercícios com Protótipos dos Projetos de TCC durante o semestre, e com o Projeto Educom no Wikipédia, com apoio de bibliotecária da ECA, para produção de verbetes relacionados à Educomunicação.Tutoria sobre elementos fundamentais da escrita científica em contextos da cibercultura;
Aulas dialogadas com metodologias e materiais híbridos, seja quanto à referência teórica explorada, com o que resultará da atuação dos discentes nos exercícios propostos. Serão utilizados recursos digitais do STOA USP, onde as referências e produções da disciplina vão sendo armazenadas. Atividades Discentes: leitura e interpretação de textos básicos; protagonismo nos debates e exercícios; realização dos dois exercícios Protótipo 1 e 2; participação no Projeto Educom na Wikipédia. Ao final, os discentes entregarão o Projeto de TCC e a ficha de inscrição para Orientação.
01. A pesquisa como produção de conhecimento: o papel da pesquisa em educomunicativa. 02. Natureza e especificidade da pesquisa em Comunicação, em Educação e em Educomunicação 03. Procedimentos para a definição do problema, dos objetivos, do universo/amostragem e das hipóteses na pesquisa educomunicativa. 04. Suporte epistemológico: a contribuição do NCE/USP e da Revista Comunicação & Educação, do CCA/ECA/USP para a pesquisa em Educomunicação. 05. Suporte metodológico: a pesquisa em Educomunicação no Banco de Teses da CAPES e nos GTs das sociedades científicas em Comunicação (INTERCOM e COMPÓS) e em Educação (ANPED). 06. Suporte pedagógico: a Educomunicação e seus elementos como verbetes do Wikipédia: Projeto Educom na Wikipédia; 07. Definição dos suportes e referenciais teóricos da pesquisa científica, e os específicos do campo profissional e pesquisa sobre Educomunicação. 08. Sistematização dos elementos básicos do projeto e do relatório de pesquisa e publicação do Projeto de Pesquisa no STOA USP da disciplina. 09. Avaliação sobre o percurso da disciplina. Projetos = 30 horas> Educomunicação na wikipídia. Conjunto de oficinas ministradas durante aulas da disciplina por bibliotecário da ECA em razão de Parceria entre esta e a wikipédia para a promoção da escrita científica em plataforma digital aberta e em constante validação. Com isso, a cada ano da disciplina os matriculados passam pelas oficinas e entregam ao final novos verbetes produzidos por eles, ou qualificação de verbetes ja existentes, o que representa conhecimento gratuito, qualificado, novo ou contribuições em verbetes ja existentes e de interessa do campo da interface comunicação/educação e especialmente da Educomunicação. Com isso, há horas de trabalho fora de aula e que representa a colaboração dos discentes para a população em geral, o conhecimento novo e atualizado a disposição do mundo. Eventos = 10h na organização, não computdo as horas da execução do seminário que se dá no horario de uma aula no final do semestre. > Seminário sobre Pesquisa sobre Educomunicação. Evento aberto, livre, transmitido pelo canal youtube do LABIDECOM e do NCE/USP. Acontece em parceria com a comunidade acadêmica do curso de Bacharelado em Comunicação Social com ênfase em Educomunicação, e o resultado é um encontro com pesquisadores de diferentes instituições, níveis de pesquisa, região do Brasil, enfim, uma série de bons registros que ficaram disponibilizanos na web.
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