Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0319 - Procedimentos de Pesquisa em Educomunicação
Procedures of Educomunication Research

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação: 31/12/2019

Objetivos
1º. Oferecer aos alunos da Licenciatura em Educomunicação o suporte epistemológico para que compreendam a natureza da pesquisa e suas especificidades, orientando-os a planejar e a desenvolver projetos na área especificamente voltados para o campo da Educomunicação. 2º. Orientar os alunos no desenvolvimento de pesquisa em educomunicação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
213522 - Claudemir Edson Viana
3204211 - Richard Romancini
 
Programa Resumido
A disciplina traduz, em seu programa, a natureza teórico.Nesse sentido, as aulas teóricas desenvolverão conteúdos voltados para epistemologia e a metodologia da educomunicação, a partir dos resultados das pesquisas acadêmicas sobre o campo, documentadas no banco de teses da CAPES e nos papers apresentados e defendidos nos congressos das sociedades científicas de Comunicação e Educação. Simultaneamente, oferecerá subsídios para que o aluno elabore seu próprio projeto de pesquisa voltado ao estágio a ser realizado. O aluno deverá elaborar exercícios que permitam do domínio sobre todas as fases de uma pesquisa, de forma a garantir as condições mínimas para passar à fase da elaboração de seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
 
 
 
Programa
01. A pesquisa como produção de conhecimento: o papel da pesquisa educomunicativa. 02. Natureza e especificidade da pesquisa em Comunicação, em Educação e em Educomunicação 03. Procedimentos para a definição do problema, dos objetivos, do universo/amostragem e das hipóteses na pesquisa educomunicativa. 04. Suporte epistemológico: a contribuição do NCE/USP e da Revista Comunicação & Educação, do CCA/ECA/USP para a pesquisa em Educomunicação. 05. Suporte metodológico: a pesquisa em Educomunicação no Banco de Teses da CAPES e nos GTs das sociedades científicas em Comunicação (INTERCOM e COMPÓS) e em Educação (AMPED). 06. Suporte pedagógico: a Educomunicação como caminho para a formação do educomunicador, no Programa Mídias na Educação, do MEC/NCE/UFPE. 07. Definição dos suportes e referenciais teóricos da pesquisa em Educomunicação 08. Sistematização dos elementos básicos do projeto e do relatório de pesquisa
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas sistematizadoras. Leituras programadas: discussão dos textos. Painéis. Seminários. Pesquisa de campo. Discussão da adequação dos textos produzidos pelos alunos.
Critério
Participação do aluno nas discussões e atividades de sala de aula, seminários, pesquisas, relatórios e trabalho escrito, que deve ser apresentado ao final da disciplina, podendo também ser aplicada prova escrita, concomitantemente ou em substituição a relatório. Avaliação continuada. O aluno é observado em cada atividade desenvolvida em aula seja pela leitura dos textos recomendados, pelo grau de atenção e interesse demonstrados, pela contribuição oral, pela produção de exercícios escritos, pelas atividades de orientação. Participando da exposição dialogada, discussão, seminários e produção textual estruturada em etapas, sob a forma de laboratório, durante todo o semestre, o aluno é avaliado por um processo que se conclui com o trabalho monográfico ao final do semestre.
Norma de Recuperação
Prova escrita a ser elaborada com base no conteúdo desenvolvido (incluindo teoria e prática) no semestre.
 
Bibliografia
     
ANDRÉ, Marli Elisa D. A. de. (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP, Papirus, 12a ed., 2011.
CITELLI, Adilson & COSTA, Maria Cristina Castilho (Orgs). Educomunicação, construindo uma nova área do conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo, Cortez, 12a ed., 2006.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio; ZEICHNER, Kenneth M. (org.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte, Autêntica, 2008.
LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. Pesquisa pedagógica: do projeto à implementação. Porto Alegre, Artmed, 2008.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia das ciências humanas. Porto Alegre, Artmed; Belo Horizonte, Ed. UFMG, 1999.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Pesquisa em comunicação. São Paulo, Loyola, 8a ed., 2005.
LÜDKE, Menga (coord.). O que conta como pesquisa? São Paulo, Cortez, 2009.
LÜDKE, Menga. O professor e a pesquisa. Campinas, SP, Papirus, 2001.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 13a reimpr., 2011.
MESSIAS, Claudio. Duas décadas de Educomunicação, da crítica ao espetáculo. Dissertação de Mestrado, ECA/USP, 2011.
MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro, Lamparina, 2a ed., 2008.
PINTO, Manuel (Coord.) Educação para os Media em Portugal: experiência, actores e contextos, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Portugal20121.
ROMANCINI, Richard, ALVES., Patrícia Horta & SOARES Maria Salete Prado. Pesquisa em Mídias na Educação: Parâmetros de qualidade para o trabalho do professor pesquisador, Recife: Liceu, 2012.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional e aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011.
 

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