Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0319 - Procedimentos de Pesquisa em Educomunicação
Procedures of Educomunication Research

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação: 31/12/2019

Objetivos
1º. Oferecer aos alunos da Licenciatura em Educomunicação o suporte epistemológico para que compreendam a natureza da pesquisa e suas especificidades, orientando-os a planejar e a desenvolver projetos na área especificamente voltados para o campo da Educomunicação.
2º. Orientar os alunos no desenvolvimento de pesquisa em educomunicação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
213522 - Claudemir Edson Viana
 
Programa Resumido
A disciplina traduz, em seu programa, a natureza teórico.Nesse sentido, as aulas teóricas desenvolverão conteúdos voltados para epistemologia e a metodologia da educomunicação, a partir dos resultados das pesquisas acadêmicas sobre o campo, documentadas no banco de teses da CAPES e nos papers apresentados e defendidos nos congressos das sociedades científicas de Comunicação e Educação. Simultaneamente, oferecerá subsídios para que o aluno elabore seu próprio projeto de pesquisa voltado ao estágio a ser realizado. O aluno deverá elaborar exercícios que permitam do domínio sobre todas as fases de uma pesquisa, de forma a garantir as condições mínimas para passar à fase da elaboração de seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
 
 
 
Programa
01. A pesquisa como produção de conhecimento: o papel da pesquisa educomunicativa.
02. Natureza e especificidade da pesquisa em Comunicação, em Educação e em Educomunicação
03. Procedimentos para a definição do problema, dos objetivos, do universo/amostragem e das hipóteses na pesquisa educomunicativa.
04. Suporte epistemológico: a contribuição do NCE/USP e da Revista Comunicação & Educação, do CCA/ECA/USP para a pesquisa em Educomunicação.
05. Suporte metodológico: a pesquisa em Educomunicação no Banco de Teses da CAPES e nos GTs das sociedades científicas em Comunicação (INTERCOM e COMPÓS) e em Educação (AMPED).
06. Suporte pedagógico: a Educomunicação como caminho para a formação do educomunicador, no Programa Mídias na Educação, do MEC/NCE/UFPE.
07. Definição dos suportes e referenciais teóricos da pesquisa em Educomunicação
08. Sistematização dos elementos básicos do projeto e do relatório de pesquisa
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas dialogadas com metodologias e materiais híbridos, seja quanto à referência teórica explorada, com o que resultará da atuação dos discentes nos exercícios propostos. Serão utilizados recursos digitais do STOA USP, onde as referências e produções da disciplina vão sendo armazenadas. Atividades Discentes: execução dos exercícios propostos (Protótipos I e II; leitura e interpretação de textos básicos; protagonismo nos debates e exercícios). Ao final, os discentes entregarão o Pré-TCC (Projeto de Pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso) e a ficha de inscrição para Orientação.
Critério
A avaliação terá caráter processual: ocorrerá ao longo do desenvolvimento das aulas, mediante a análise, pelo docente, do cumprimento das tarefas atribuídas aos discentes: leitura e debate do conteúdo teórico e presença e participação nos exercícios práticos. Serão considerados a execução dos exercícios Protótipos I e II e o Projeto de Pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso. Assiduidade, participação. Realização dos trabalhos solicitados (Desafios; apresentação para a turma; Relatório Final do Grupo.
Norma de Recuperação
Critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos): Apresentação do Projeto de Pesquisa para o TCC.
 
Bibliografia
     
Básica:

ALMEIDA,Lígia Beatriz Carvalho de As áreas de intervenção educomunicativas. Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, 2019. 
ALVEZ, Beatriz; VIANA, Claudemir E. Interfaces entre Educomunicação e Educação Ambiental nas políticas públicas e em teses e dissertações brasileiras. In: Imaginamundos: interface entre educação ambiental e imagens. COSTA, Rafael N. (et. al.) (Org.). NUPEM. Rio de Janeiro. 2020. P 108-136.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70. 1977
CITELI ,Adilson; Soares, Ismar de Oliveira; Lopes, Maria Immacolata Vassallo de.   Educomunicação: referências para uma construção metodológica. Revista Comunicação & Educação. São Paulo. 2019.

COSTA, Marcos Rogério Martins. Escrita científica. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 2021.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto / John W. - 2. ed. Porto Alegre:Artmed,2007.
Guia de boas práticas de pesquisa. Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. 2019.

LOPES,Maria Immaculattta Vassallo de.  Pesquisa em Comunicação: formulação de um modelo metodológico. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. São Paulo. 2004.

LOPES,Maria Immaculattta Vassallo de; MOURA, Cláudia Peixoto de .Pesquisa em Comunicação. Porto Alegre, RS : EDIPUCRS, 2016.

LUIZ, Ercília Maria de Moura Garcia. Escrita acadêmica: princípios básicos. Santa Maria, RS: UFSM,NTE, 2018.
QUIROGA, Tiago. Pensando a episteme comunicacional. Campina Grande. PB: Eduepb. 2013
RAMOS, Pablo. Três décadas de educomunicación em América Latina.  Caminos desde el Plan Deni.  Organización Católica Latinoamericana y Caribeña de Comunicación. OCLACC. 2015.
ROMANCINI, Richard, ALVES., Patrícia Horta & SOARES Maria Salete Prado. Pesquisa em Mídias na Educação: Parâmetros de qualidade para o trabalho do professor pesquisador, Recife: Liceu, 2012.
SOARES, Ismar de Oliveira; VIANA, Claudemir Edson, XAVIER, Jurema Brasil. (Orgs.). Educomunicação e suas áreas de intervenção: Novos paradigmas para o diálogo intercultural. ABPEducom. São Paulo.  2017
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional e aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011.
TRÉZ, Thales de A. e Caracterizando o método misto de pesquisa na educação: um continuum entre a abordagem qualitativa e quantitativa Universidade Federal de Alfenas. Revista atos de pesquisa em educação - PPGE/ME 2012.

Complementar:

ANDRÉ, Marli Elisa D. A. de. (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP, Papirus, 12a ed., 2011.
CITELLI, Adilson & COSTA, Maria Cristina Castilho (Orgs). Educomunicação, construindo uma nova área do conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo, Cortez, 12a ed., 2006.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio; ZEICHNER, Kenneth M. (org.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte, Autêntica, 2008.
LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. Pesquisa pedagógica: do projeto à implementação. Porto Alegre, Artmed, 2008.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia das ciências humanas. Porto Alegre, Artmed; Belo Horizonte, Ed. UFMG, 1999.

LÜDKE, Menga (coord.). O que conta como pesquisa? São Paulo, Cortez, 2009.
LÜDKE, Menga. O professor e a pesquisa. Campinas, SP, Papirus, 2001.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 13a reimpr., 2011.
MARCONI, Marina de A.; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa,elaboração, análise e interpretação de dados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro, Lamparina, 2a ed., 2008.
MUNGIOLI, M. C P.; RAMOS, Daniela O.; VIANA, Claudemir Edson Uma formação inovadora na interface educação e comunicação: aspectos da Licenciatura em Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da USP. REVISTA LATINOAMERICANA DE CIENCIAS DE LA COMUNICACIÓN. , v.14, p.219 - 228, 2018. INSS 18073026 (B1 - Comunicação).
 
 
 

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