Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0319 - Procedimentos de Pesquisa em Educomunicação
Procedures of Educomunication Research

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Objetivos Gerais: ● Oferecer aos discentes o suporte epistemológico e prático para que compreendam a natureza da pesquisa e suas especificidades, orientando-os a planejar e a desenvolver projetos na área especificamente voltados para o campo da Educomunicação; ● Oferecer aos discentes oportunidades de elaborar projetos de Trabalho de Conclusão de Curso e a indicação de orientador a ser submetida à aprovação do Conselho do Curso Objetivo Específico: ● Promover o exercício em instrumento do google drive para os discentes produzirem o protótipo do Projeto de TCC por meio de etapas realizadas no decorrer do semestre. ● Promover entre os discentes orientações, capacitação e exercícios de pesquisas, em diferentes modalidades e fontes, a partir do objeto de interesse do aluno para desenvolver em seu TCC, a fim de que elaborem o Projeto de TCC;
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
213522 - Claudemir Edson Viana
3204211 - Richard Romancini
 
Programa Resumido
A disciplina traduz, em seu programa, a natureza teórico-prática. Nesse sentido, as aulas teóricas desenvolverão conteúdos voltados para epistemologia e a metodologia da pesquisa, a partir dos resultados das pesquisas acadêmicas sobre o campo, documentadas no banco de teses da CAPES e nos papers apresentados e defendidos nos congressos das sociedades científicas de Comunicação e Educação. O aluno deverá elaborar exercícios (protótipos) que permitam o domínio sobre todas as fases de uma pesquisa, de forma a garantir as condições mínimas para passar à fase da elaboração de seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
 
 
 
Programa
01. A pesquisa como produção de conhecimento: o papel da pesquisa em educomunicativa. 02. Natureza e especificidade da pesquisa em Comunicação, em Educação e em Educomunicação 03. Procedimentos para a definição do problema, dos objetivos, do universo/amostragem e das hipóteses na pesquisa educomunicativa. 04. Suporte epistemológico: a contribuição do NCE/USP e da Revista Comunicação & Educação, do CCA/ECA/USP para a pesquisa em Educomunicação. 05. Suporte metodológico: a pesquisa em Educomunicação no Banco de Teses da CAPES e nos GTs das sociedades científicas em Comunicação (INTERCOM e COMPÓS) e em Educação (ANPED). 06. Suporte pedagógico: a Educomunicação como caminho para a formação do educomunicador, no Programa Mídias na Educação, do MEC/NCE/UFPE. 07. Definição dos suportes e referenciais teóricos da pesquisa em Educomunicação 08. Sistematização dos elementos básicos do projeto e do relatório de pesquisa 09. Avaliação sobre o percurso da disciplina
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas dialogadas com metodologias e materiais híbridos, seja quanto à referência teórica explorada, com o que resultará da atuação dos discentes nos exercícios propostos. Serão utilizados recursos digitais do STOA USP, onde as referências e produções da disciplina vão sendo armazenadas. Atividades Discentes: execução dos exercícios propostos (Protótipos I e II; leitura e interpretação de textos básicos; protagonismo nos debates e exercícios). Ao final, os discentes entregarão o Pré-TCC (Projeto de Pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso) e a ficha de inscrição para Orientação.
Critério
A avaliação terá caráter processual: ocorrerá ao longo do desenvolvimento das aulas, mediante a análise, pelo docente, do cumprimento das tarefas atribuídas aos discentes: leitura e debate do conteúdo teórico e presença e participação nos exercícios práticos. Serão considerados a execução dos exercícios Protótipos I e II e o Projeto de Pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso. Assiduidade, participação. Realização dos trabalhos solicitados (Desafios; apresentação para a turma; Relatório Final do Grupo.
Norma de Recuperação
Critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos): Apresentação do Projeto de Pesquisa para o TCC.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica: ANDRÉ, Marli Elisa D. A. de. (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP, Papirus, 12a ed., 2011. CITELLI, Adilson & COSTA, Maria Cristina Castilho (Orgs). Educomunicação, construindo uma nova área do conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011. DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo, Cortez, 12a ed., 2006. DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio; ZEICHNER, Kenneth M. (org.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte, Autêntica, 2008. LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. Pesquisa pedagógica: do projeto à implementação. Porto Alegre, Artmed, 2008. LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia das ciências humanas. Porto Alegre, Artmed; Belo Horizonte, Ed. UFMG, 1999. LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Pesquisa em comunicação. São Paulo, Loyola, 8a ed., 2005. LÜDKE, Menga (coord.). O que conta como pesquisa? São Paulo, Cortez, 2009. LÜDKE, Menga. O professor e a pesquisa. Campinas, SP, Papirus, 2001. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 13a reimpr., 2011. MESSIAS, Claudio. Duas décadas de Educomunicação, da crítica ao espetáculo. Dissertação de Mestrado, ECA/USP, 2011. MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro, Lamparina, 2a ed., 2008. PINTO, Manuel (Coord.) Educação para os Media em Portugal: experiência, actores e contextos, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Portugal 2012. ROMANCINI, Richard, ALVES., Patrícia Horta & SOARES Maria Salete Prado. Pesquisa em Mídias na Educação: Parâmetros de qualidade para o trabalho do professor pesquisador, Recife: Liceu, 2012. SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional e aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011.
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0319

Clique para consultar o oferecimento para CCA0319

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP