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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0320 - Educomunicação Socioambiental
Socio-environmental Educomunication

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Produzir materiais didáticos digitais, multimídia (sonoro, visual e/ou audiovisual) sobre os Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (ODS, em diálogo com a Agenda Municipal 2030 de São Paulo;
● Contribuir para a formação de formadores(as) no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS) e do Novo Regimento Climático;
● Discutir como a desinformação e o negacionismo climático estão ligados à desregulamentação e ao
aumento das desigualdades;
Debater as contribuições de uma abordagem dialógica da comunicação para a comunicação pública
da ciência e a participação democrática;
● Apresentar boas práticas no âmbito da comunicação para engajamento e mobilização socioambiental
e debater seus limites e desafios;
● Trabalhar a institucionalização do campo da educomunicação e as convergências epistemológicas
com a educação ambiental crítica, analisando como elas se materializam em políticas públicas;
● Avançar na reflexão teórica sobre as convergências epistemológicas e empíricas dos campos da
educação ambiental e da educomunicação, especialmente no que se refere a problemáticas chave
como a tensão entre complexidade e redução, estratégia e tática, territorialização e virtualidade,
limites e aceleração.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2965550 - Thaís Brianezi Ng
 
Programa Resumido
As chamadas crises ambientais globais, que têm na emergência climática sua expressão mais eloquente,
são marcadas pela interdependência e pela variabilidade dos fenômenos que as originam e as agravam. A
todo momento esses “objetos cabeludos” nos lembram que passamos do mundo das certezas objetivas para
o das probabilidades, cuja validade se assenta não mais na Verdade, mas na qualidade da informação e nas
estratégias mais democráticas de resolução de problemas. É preciso lembrar que há uma relação intrínseca
entre o aumento das desigualdades, a desregulamentação e o negacionismo climático. E que o
enfrentamento a essa tríade perversa se dá no contexto da sociedade da informação, na qual a informação
constitui matéria-prima estratégica e as novas tecnologias de informação e comunicação moldam as
atividades humanas (mas não as determinam). Por isso, é cada vez mais urgente levarmos a sério o alerta
de que precisamos superar tanto as concepções economicistas de desenvolvimento quanto a visão
instrumental da comunicação. Uma estratégia metodológica fundamental para esta disciplina é a realização de viagens didáticas, aulas de campo e visitas técnicas, a fim de conhecer in loco políticas públicas concretas e suas interfaces existentes ou potenciais com a educomunicação.
 
 
 
Programa
1. O histórico dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o desafio de localização e comunicação da
Agenda 2030;
2. A Agenda Municipal 2030 de São Paulo;
3. Discursos sobre desenvolvimento e sustentabilidade: análise e categorização dos discursos ambientais
modernos;
4. Convergências epistemológicas e empíricas da educomunicação e da educação ambiental;
5. A relação entre o direito à comunicação e o direito ao meio ambiente;
6. Comunicação, meio ambiente e interseccionalidades;
7. Narrativas sobre a emergência climática: entre o Antropoceno e o Capitaloceno;
8. Perspectivas dialógicas para a comunicação pública das ciências;
9. Comunicação, meio ambiente e (des)aceleração;
10. Amazônia como laboratório de (r)existência.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As(os) estudantes são apresentadas(os) ao conteúdo da disciplina por meio do diálogo problematizador acerca dos textos de leitura obrigatória e de vídeos que trazem exemplos empíricos das teorias e práticas trabalhadas em cada aula. Entre um encontro e outro haverá exercícios individuais simples que auxiliam a aprendizagem. E, ao longo do curso, os(as) estudantes realizarão a produção de um material paradidático multimídia e/ou a realização de um projeto de intervenção, atendendo a uma demanda socioambiental concreta. Uma estratégia metodológica fundamental para esta disciplina é a realização de viagens didáticas, aulas de campo e visitas técnicas, a fim de conhecer in loco políticas públicas concretas e suas interfaces existentes ou potenciais com a educomunicação.
Critério
Nota individual de 0 a 10, constituída da seguinte forma: ● Assiduidade e participação na aula (50%, 5 pontos); ● Produção de material paradidático multimídia e/ou a realização de um projeto de intervenção, atendendo a uma demanda socioambiental concreta (50%, 5 pontos).
Norma de Recuperação
Prova escrita a ser elaborada com base no conteúdo desenvolvido no semestre.
 
Bibliografia
     
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