Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0320 - Educomunicação Socioambiental
Socio-environmental Educomunication

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
A educomunicação socioambiental coloca-se como importante colaboradora para a compreensão e divulgação da Educação Ambiental, de modo que os alunos da Licenciatura em Educomunicação conheçam seus conceitos e possam tornar-se professores de comunicação e consultores na área da educomunicação socioambiental, dentre outras atividades.
 
 
 
Programa Resumido
1. Educar para a Sustentabilidade;
2. A relação entre Educação Ambiental e Educomunicação Socioambiental.
3. Informação X conhecimento
4. Processos inovadores para uma sociedade sustentável;
5. Elaborar produtos relacionados à educação socioambiental;
6. Divulgar os resultados dos trabalhos desenvolvidos para a comunidade USP;
7. Propor formas de abrangência à sociedade em geral.
 
 
 
Programa
1. avaliação dos impactos ambientais, a partir do conhecimento das bases teóricas e marcos conceituais referentes à questão ambiental e ao desenvolvimento sustentável;
2. problemas ambientais resultantes dos modelos de desenvolvimento adotados com a implementação e avaliação de política e gestão ambientais em termos públicos e privados, com vistas ao desenvolvimento sustentável;
3. sistemas de planejamento estratégico e gestão ambiental;
4. a Educomunicação implementada como linha de ação do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA);
5. a lei 9795/99 e alguns projetos de Educomunicação Socioambiental;
6. a Comunicação Ambiental voltada para a sustentabilidade;
7. conceitos de Sustentabilidade;
8. a Gestão Ambiental em termos públicos e privados;
9. sistemas de planejamento estratégicos para o desenvolvimento nacional;
10. políticas Públicas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O aluno será observado em cada atividade desenvolvida em aula seja pela leitura dos textos recomendados, pelo grau de atenção e interesse demonstrados, pela contribuição oral, pela produção de exercícios escritos, pelas atividades de orientação.
Critério
1.participação em aulas e trabalhos;

2. apresentação do produto final para públicos específicos, tais como Rádio USP; Projeto Quarto Mundo; Jornal USP e através do QRcode .

3. desenvolvimento de Projetos de Educação Socioambiental para execução em empresas e outros.

4. análise do material produzido para divulgação
Norma de Recuperação
Prova escrita a ser elaborada com base no conteúdo desenvolvido no semestre.
 
Bibliografia
     
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STONE, Michael & BARLOW, Zenobia. Alfabetização Edológica, a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006.
 

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