Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0320 - Educomunicação Socioambiental
Socio-environmental Educomunication

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
A  educomunicação socioambiental coloca-se como importante colaboradora para a compreensão e divulgação da Educação Ambiental, de modo que os alunos da Licenciatura em Educomunicação conheçam seus conceitos e possam tornar-se professores de comunicação e consultores na área da educomunicação socioambiental, dentre outras atividades.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2965550 - Thaís Brianezi Ng
 
Programa Resumido
1.      Educar para a Sustentabilidade;
2. A relação entre Educação Ambiental e Educomunicação Socioambiental.
3. Informação X conhecimento
4. Processos inovadores para uma sociedade sustentável;
5. Elaborar produtos relacionados à educação socioambiental;
6. Divulgar os resultados dos trabalhos desenvolvidos para a comunidade USP;
7. Propor formas de abrangência à sociedade em geral.
 
 
 
Programa
1. avaliação dos impactos ambientais, a partir do conhecimento das bases teóricas e marcos conceituais referentes à questão ambiental e ao desenvolvimento sustentável;
2. problemas ambientais resultantes dos modelos de desenvolvimento adotados com a implementação e avaliação de política e gestão ambientais em termos públicos e privados, com vistas ao desenvolvimento sustentável;
3. sistemas de planejamento estratégico e gestão ambiental;
4. a Educomunicação implementada como linha de ação do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA);
5. a lei 9795/99 e alguns projetos de Educomunicação Socioambiental;
6. a Comunicação Ambiental voltada para a sustentabilidade;
7. conceitos de Sustentabilidade;
8. a Gestão Ambiental em termos públicos e privados;
9. sistemas de planejamento estratégicos para o desenvolvimento nacional;
10. políticas Públicas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As(os) estudantes são apresentadas(os) ao conteúdo da disciplina por meio do diálogo problematizador acerca dos textos de leitura obrigatória e de vídeos que trazem exemplos empíricos das teorias e práticas trabalhadas em cada aula. Entre um encontro e outro haverá exercícios individuais simples que auxiliam a aprendizagem. E, ao longo do curso, os(as) estudantes realizarão a produção de um material paradidático multimídia e/ou a realização de um projeto de intervenção, atendendo a uma demanda socioambiental concreta. Uma estratégia metodológica fundamental para esta disciplina é a realização de viagens didáticas, aulas de campo e visitas técnicas, a fim de conhecer in loco políticas públicas concretas e suas interfaces existentes ou potenciais com a educomunicação.
Critério
Nota individual de 0 a 10, constituída da seguinte forma: ● Assiduidade e participação na aula (50%, 5 pontos); ● Produção de material paradidático multimídia e/ou a realização de um projeto de intervenção, atendendo a uma demanda socioambiental concreta (50%, 5 pontos).
Norma de Recuperação
Prova escrita a ser elaborada com base no conteúdo desenvolvido no semestre.
 
Bibliografia
     
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