1. Apresentar o campo da Comunicação no Brasil, estabelecendo comparações com o panorama internacional. 2. Demonstrar as relações entre os subcampos científico, educativo e profissional do campo comunicacional brasileiro. 3. Introduzir o aluno aos princípios básicos do conhecimento científico e da prática de investigação em Comunicação. 4. Evidenciar a historicidade e o status atual do campo acadêmico e da pesquisa científica em Comunicação no Brasil, em seu diálogo com as tendências internacionais. 5. Oferecer conhecimentos sobre as instâncias educativas do campo comunicacional em suas interfaces com o mercado e a pesquisa. 6. Proporcionar ao aluno o acesso ao conhecimento sobre a realidade profissional no campo da Comunicação e nas suas diferentes áreas, com ênfase em Comunicação Organizacional e Relações Públicas no Brasil.
Campo da Comunicação – Ciência e Pesquisa – Ciências da Comunicação – Formação do comunicador – Mercado Cultural e Profissional em Comunicação
1. O conceito de “campo” aplicado à Comunicação 2. O campo científico da Comunicação: instituições e entidades científicas, principais autores e correntes teóricas 3. O campo educativo da Comunicação: instituições e relação com a pesquisa e o mercado 4. O campo profissional da Comunicação: história e panorama atual 5. A Ciência e a investigação científica: princípios gerais
CITELLI, Adilson et al. (Orgs.) Dicionário da Comunicação: escolas, teorias e autores. São Paulo: Contexto, 2014. KROHLING KUNSCH, Margarida M.; GOBBI, Maria Cristina. O campo acadêmico-científico da Comunicação no Brasil: panorama, constituição e perspectivas. Anuario Electrónico de Estudios en Comunicación Social “Disertaciones”, v. 9, n. 2, p. 68-91, 2016. Doi: dx.doi.org/10.12804/disertaciones.09.02.2016.04 KUNSCH, Margarida M. Krohling (Org.). Relações públicas e comunicação organizacional: campos acadêmicos e aplicados de múltiplas perspectivas. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2009 KUNSCH, Margarida M. Krohling (Org.). Comunicação organizacional. Vol. 1. Histórico, fundamentos e processos. São Paulo: Editora Saraiva, 2009. 408 p. KUNSCH, Margarida M. Krohling (Org.). Comunicação organizacional. Vol. 2. Linguagem, gestão e perspectivas. SãoPaulo: Editora Saraiva, 2009. 376 p. KUNSCH, Margarida M. Krohling. Relações públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São Paulo: Editora Saraiva, 2009. 512 p. LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; ROMANCINI, Richard. History of Communication Study in Brazil. The institutionalization of an interdisciplinary field. In: Peter Simonson; David W. Park. (Org.). “The International History of Communication Study”. New York: Routledge, 2015. p. 346-366. LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. O campo da comunicação: reflexões sobre seu estatuto disciplinar. Revista USP, n. 48, p. 46-57, dez./jan./fev. 2000-2001. MELO, José Marques (Org.). O campo da comunicação no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. MOURA, Cláudia; FOSSATTI, Nelson Costa. Práticas Acadêmicas em Relações Públicas: processos, pesquisas, aplicações. Porto Alegre: Sulina, 2011. Coleção 50 anos das Ciências da Comunicação no Brasil. Volumes 1, 2 e 3. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pesquisadores da Comunicação – INTERCOM, 2015. Panorama Brasileiro da Comunicação e das Telecomunicações. Volumes 1, 2, 3 e 4. Brasília: Ipea, 2010-2013.