A disciplina tem por objetivo apresentar aos/as alunos/as da Graduação a área de Estudos de Gênero, e a relação destes estudos com a interface Comunicação/Educação. Parte da importância do Gênero como conceito e norteador de reflexões teóricas e aplica este conceito a loci de reafirmação e construção das diferenças de gênero, tanto os espaços educativos, quanto a Mídia e sua hegemonia na construção e divulgação de representações sociais.
A disciplina abordara os estudos de gênero a partir da sua multiplicidade conceitual enfatizando a relação da área com a construção das representações operadas pela mídia e a generificação dos sujeitos no ambiente escolar.
Estudos de Gênero: a multiplicidade; Estudos de Gênero: questões centrais; Intersecções entre gênero e raça; Gênero e mídia: a construção dos estereótipos e dos lugares dos sujeitos generificados; Gênero e Educação: a reafirmação dos papéis de gênero; Políticas educacionais e as questões de gênero; alargamento das temáticas e atravessamentos na contemporaneidade. Eventos > 30 horas > A disciplina realiza aulas abertas para a comunidade.
Além das obras citadas serão trabalhados outros textos de periódicos científicos, atualizados a cada oferecimento da disciplina. ALTMANN, Helena. Orientação sexual nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Estudos Feministas, Florianópolis: CFH/CCE/UFSC, v.9, n.2, p.575-85, 2001. BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo; fatos e mitos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. Vol. 1 BUITONI, Dulcília. H. S. Mulher de papel: a representação da mulher pela imprensa feminina brasileira. São Paulo: Loyola, 1981. CARVALHO, Marilia Pinto de. O fracasso escolar de meninos e meninas: articulações entre gênero e cor/raça. Cadernos Pagu. Campinas, n.22, p.247-290, 2004. CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Estudos Feministas. Florianópolis, v.10, n.1, p.171-189, 2002 . CONNELL, Raewyn; PEARSE, Rebecca. Gênero: uma perspectiva global. São Paulo: nVersos, 2015. COSTA, Albertina de Oliveira: BRUSCHINI, Cristina. Uma questão de gênero. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1992. ESCOSTEGUY, Ana Carolina et all. A temática das relações de gênero nos estudos de comunicação. Logos. Porto Alegre, v. 10, n.2 , p. 162-185, 2003. FARIA, Nalu; NOBRE, Miriam; AUAD, Daniela; CARVALHO, Marília. Gênero e educação. São Paulo; Sempreviva Organização Feminista, 1999. FUNCK, Suzana Borneo e WIDHOLZEN, Nara. Gênero em Discursos na Mídia. Florianópolis: Editora Mulheres, 2005. LIMA, H.; MARTINEZ, M.; SILVA, M. C. C. Angela Merkel e Dilma Roussef: fluxos migratórios e processos de framing nos jornais Público e Folha de S. Paulo. In: GUAZINA, L.; PRIOR, H.; ARAÚJO, B. (Eds.). Diálogos lusófonos em comunicação e política. 1. ed. Florianópolis: Insular, [s.d.]. p. 22–45. LOURO, Guacira Lopes. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições. Campinas, v. 19, n. 2 (56), p. 17-23, maio/ago. 2008. MARTIN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014. SILVA, Cristian Bereta e RIBEIRO, Paula Regina Costa. Dossiê Gênero e Sexualidade no Espaço Escolar. Estudos Feministas. Florianópolis, v.19 no. 2, maio-agosto – 2011. SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, n. 20, v.2, p. 71-100, jul./dez. 1995. VEIGA, Marcia. Masculino, o gênero do jornalismo: modos de produção das notícias. Florianópolis: Insular, 2014. VIANNA, Cláudia; UNBEHAUM, Sandra. Gênero na educação básica: quem se importa? Uma análise de documentos de políticas públicas no Brasil. Educação & Sociedade. São Paulo, v.27, n.95, maio/ago., p. 407-428, 2006.