Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0322 - Gênero, Mídia e Educação
Gender, media and Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2017 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem por objetivo apresentar aos/as alunos/as da Graduação a área de Estudos de Gênero, e a relação destes estudos com a interface Comunicação/Educação. Parte da importância do Gênero como conceito e norteador de reflexões teóricas e aplica este conceito a loci de reafirmação e construção das diferenças de gênero, tanto os espaços educativos, quanto a Mídia e sua hegemonia na construção e divulgação de representações sociais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2322480 - Claudia Lago
 
Programa Resumido
A disciplina abordara os estudos de gênero a partir da sua multiplicidade conceitual enfatizando a relação da área com a construção das representações operadas pela mídia e a generificação dos sujeitos no ambiente escolar.
 
 
 
Programa
Estudos de Gênero: a multiplicidade; Estudos de Gênero: questões centrais; Intersecções entre gênero e raça; Gênero e mídia: a construção dos estereótipos e dos lugares dos sujeitos generificados; Gênero e Educação: a reafirmação dos papéis de gênero; Políticas educacionais e as questões de gênero.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários, apresentação e discussão de produtos midiáticos.
Critério
Participação em sala, apresentação de peças midiáticas, trabalhos dissertativos, prova.
Norma de Recuperação
Prova.
 
Bibliografia
     
ALTMANN, Helena. Orientação sexual nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Estudos Feministas, Florianópolis: CFH/CCE/UFSC, v.9, n.2, p.575-85, 2001. BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo; fatos e mitos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. Vol. 1 BUITONI, Dulcília. H. S. Mulher de papel: a representação da mulher pela imprensa feminina brasileira. São Paulo: Loyola, 1981. CARVALHO, Marilia Pinto de. O fracasso escolar de meninos e meninas: articulações entre gênero e cor/raça. Cadernos Pagu. Campinas, n.22, p.247-290, 2004. CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Estudos Feministas. Florianópolis, v.10, n.1, p.171-189, 2002 . CONNELL, Raewyn; PEARSE, Rebecca. Gênero: uma perspectiva global. São Paulo: nVersos, 2015. COSTA, Albertina de Oliveira: BRUSCHINI, Cristina. Uma questão de gênero. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1992. ESCOSTEGUY, Ana Carolina et all. A temática das relações de gênero nos estudos de comunicação. Logos. Porto Alegre, v. 10, n.2 , p. 162-185, 2003. FARIA, Nalu; NOBRE, Miriam; AUAD, Daniela; CARVALHO, Marília. Gênero e educação. São Paulo; Sempreviva Organização Feminista, 1999. FUNCK, Suzana Borneo e WIDHOLZEN, Nara. Gênero em Discursos na Mídia. Florianópolis: Editora Mulheres, 2005. LIMA, H.; MARTINEZ, M.; SILVA, M. C. C. Angela Merkel e Dilma Roussef: fluxos migratórios e processos de framing nos jornais Público e Folha de S. Paulo. In: GUAZINA, L.; PRIOR, H.; ARAÚJO, B. (Eds.). Diálogos lusófonos em comunicação e política. 1. ed. Florianópolis: Insular, [s.d.]. p. 22–45. LOURO, Guacira Lopes. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições. Campinas, v. 19, n. 2 (56), p. 17-23, maio/ago. 2008. MARTIN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014. SILVA, Cristian Bereta e RIBEIRO, Paula Regina Costa. Dossiê Gênero e Sexualidade no Espaço Escolar. Estudos Feministas. Florianópolis, v.19 no. 2, maio-agosto – 2011. SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, n. 20, v.2, p. 71-100, jul./dez. 1995. VEIGA, Marcia. Masculino, o gênero do jornalismo: modos de produção das notícias. Florianópolis: Insular, 2014. VIANNA, Cláudia; UNBEHAUM, Sandra. Gênero na educação básica: quem se importa? Uma análise de documentos de políticas públicas no Brasil. Educação & Sociedade. São Paulo, v.27, n.95, maio/ago., p. 407-428, 2006.
 

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