Subsidiar e aprofundar o debate sobre o uso do filme em contextos educacionais. Instrumentalizar os educomunicadores nos aspectos técnicos e estéticos inerentes à produção audiovisual. Encaminhar um processo vivencial de produção visando realizar um curta-metragem orientado pela abordagem educomunicativa.
A disciplina tem um caráter propõe uma apropriação vivencial dos recursos e ferramentas de produção de som/imagem percorrendo as etapas de pré-produção (projeto e plano de produção AVI), produção (argumento, roteiro, decupagem, captação) e pós-produção (tratamento, edição, efeitos) sempre contextualizados a partir da intencionalidade educacional de cunho socialmente transformador.
1) A Linguagem Audiovisual e suas matrizes. 2) O Cinema, do teatro filmado ao 4D. 3) A Televisão e o audiovisual institucional. 4) O Vídeo e a perspectiva do espectador/autor. 5) Plataformas de vídeo digital: a emergência de uma quarta matriz? 6) O vídeo como estratégia educativa I: a Leitura Crítica do filme. 7) O vídeo como estratégia educativa II: produção coletiva e colaborativa. 8) Princípios de realização audiovisual: do argumento ao roteiro. 9) Plano de produção, cenografia e recursos técnicos. 10) Corte, edição e montagem. 11) A construção da narrativa: um exercício prático de Educomunicação. Projetos > 30 horas > Produção vídeos de curta-metragem a partir de demandas sociais/educativas externas à USP, apresentadas por OSCs, coletivos, órgãos públicos e outros. Os projetos são definidos por grupos por meio de sessões de "pitching" e os "clientes" atendidos na produção compõem uma banca final para avaliação dos trabalhos na disciplina.
AUMONT, J. & MARIE, M. A Análise do filme. Lisboa (PT), Texto & Grafia, 2004. BULHÕES, Marcelo. Ficção nas Mídias. Um curso sobre a narrativa. São Paulo, Ática, 2009. BLOCK, Bruce. A Narrativa Visual: criando a estrutura visual para cinema, TV e mídias digitais. São Paulo, Elsevier, 2010. CHION, Michel. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Edições textos & grafias, 2008 DUARTE, E. B.; CASTRO, M. L. Dias. Comunicação Audiovisual - Gêneros e Formatos. Porto Alegre: Editora Sulina, 2007. FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Educar com a Mídia: Novos Diálogos sobre Educação. São Paulo, Paz e Terra, 2011. GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para novas mídias. São Paulo: SENAC, 2006. GRIZZLE, A.; WILSON, C. (eds). Alfabetização Mediática e Informacional: Curriculum para Professores. Paris: Unesco, 2011. MARTÍN-BARBERO Jesús. Os Exercícios do Ver: Hegemonia Audiovisual e Ficção Televisiva. São Paulo, Editora Senac, 2001 TODOROV, Tzvetan. As Estruturas Narrativas. São Paulo, Editora Perspectiva, 2003.