Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0323 - Estratégias de Produção Audiovisual em Projetos Educomunicativos
Audiovisual Production Strategies in Educommunication Projects

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Subsidiar e aprofundar o debate sobre o uso do filme em contextos educacionais. Instrumentalizar os educomunicadores nos aspectos técnicos e estéticos inerentes à produção audiovisual. Encaminhar um processo vivencial de produção visando realizar um curta-metragem orientado pela abordagem educomunicativa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3611960 - Marciel Aparecido Consani
 
Programa Resumido
A disciplina tem um caráter propõe uma apropriação vivencial dos recursos e ferramentas de produção de som/imagem percorrendo as etapas de pré-produção (projeto e plano de produção AVI), produção (argumento, roteiro, decupagem, captação) e pós-produção (tratamento, edição, efeitos) sempre contextualizados a partir da intencionalidade educacional de cunho socialmente transformador.
 
 
 
Programa
1) A Linguagem Audiovisual e suas matrizes. 2) O Cinema, do teatro filmado ao 4D. 3) A Televisão e o audiovisual institucional. 4) O Vídeo e a perspectiva do espectador/autor. 5) Plataformas de vídeo digital: a emergência de uma quarta matriz? 6) O vídeo como estratégia educativa I: a Leitura Crítica do filme. 7) O vídeo como estratégia educativa II: produção coletiva e colaborativa. 8) Princípios de realização audiovisual: do argumento ao roteiro. 9) Plano de produção, cenografia e recursos técnicos. 10) Corte, edição e montagem. 11) A construção da narrativa: um exercício prático de Educomunicação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação será continuada pautando-se na produção de trabalhos em formato “texto” nas modalidades individual e coletiva.
Critério
Objetos e proporcionalidade na média final: A avaliação na disciplina se desenvolverá com base nos seguintes objetos e seus respectivos pesos no conceito final. OBJETO: Trabalho Final CONCEITO - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:Trabalho em grupo, estruturado como produção de um curta-metragem orientado pelos pressupostos educomunicativos. PESO:50% OBJETO: Artigos e Ensaios CONCEITO - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Textos individuais, de natureza dissertativo-argumentativa, elaborados de acordo com as normas ABNT (artigos) ou de forma mais livre (ensaios). PESO:25% OBJETO: Resenhas bibliográficas/ filmografias CONCEITO - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:Resenhas críticas de produções e publicações incluídas na bibliografia da disciplina ou que sejam pertinentes a ela. PESO:25%
Norma de Recuperação
A recuperação será na forma de produção de trabalhos em formato texto individual, com toda a disciplina dada durante o semestre.
 
Bibliografia
     
AUMONT, J. & MARIE, M. A Análise do filme. Lisboa (PT), Texto & Grafia, 2004. BULHÕES, Marcelo. Ficção nas Mídias. Um curso sobre a narrativa. São Paulo, Ática, 2009. BLOCK, Bruce. A Narrativa Visual: criando a estrutura visual para cinema, TV e mídias digitais. São Paulo, Elsevier, 2010. CHION, Michel. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Edições textos & grafias, 2008 DUARTE, E. B.; CASTRO, M. L. Dias. Comunicação Audiovisual - Gêneros e Formatos. Porto Alegre: Editora Sulina, 2007. FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Educar com a Mídia: Novos Diálogos sobre Educação. São Paulo, Paz e Terra, 2011. GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para novas mídias. São Paulo: SENAC, 2006. GRIZZLE, A.; WILSON, C. (eds). Alfabetização Mediática e Informacional: Curriculum para Professores. Paris: Unesco, 2011. MARTÍN-BARBERO Jesús. Os Exercícios do Ver: Hegemonia Audiovisual e Ficção Televisiva. São Paulo, Editora Senac, 2001 TODOROV, Tzvetan. As Estruturas Narrativas. São Paulo, Editora Perspectiva, 2003.
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0323

Clique para consultar o oferecimento para CCA0323

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP