Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0325 - Educomunicação e Políticas Públicas de Comunicação e de Direitos Humanos
Educomunication and public policies of communication and human rights

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
- Analisar o papel da educomunicação como política pública em diferentes setores da sociedade brasileira contemporânea; - Discutir políticas públicas de Comunicação, Educação, Segurança Pública, Sustentabilidade Ambiental, Direitos Humanos em suas diversas modalidades de formação nos níveis da Educação Básica, Superior e de formação continuada; - Refletir sobre a comunicação governamental nas relações entre o Estado e a sociedade, mediadas pelos meios de comunicação com a opinião pública, e em novos contextos como o uso de redes sociais, canais privados e públicos de comunicação institucional. - Proporcionar uma visão abrangente do papel do educomunicador e de suas possibilidades de atuação na elaboração de políticas públicas de comunicação nos diversos setores da sociedade notadamente na administração pública por meio da comunicação pública.
 
 
 
Programa Resumido
Trata-se de disciplina relevante para a formação do educomunicador, pois visa capacitá-lo a atuar de maneira crítica e socialmente responsável na elaboração de políticas de comunicação pública na administração nos âmbitos federal, estadual e municipal; especialmente, a partir da criação, execução e fortalecimento da Educomunicação nas políticas públicas desses três níveis. Trata-se de conhecer as propostas de políticas públicas existentes e em discussão nas diversas áreas da sociedade contemporânea, a fim de que o educomunicador esteja capacitado não apenas a discuti-las, mas também a propor a Educomunicação como fundamento para práticas sociais a serem reconhecidas, apoiadas e fortalecidas em termos de legislação.
 
 
 
Programa
1. Comunicação pública, sociedade civil e administração pública no Brasil pós 1988. 2. Políticas Públicas em Comunicação no Brasil: origens, histórico e processos. Administração pública nas esferas federal, estadual e municipal em comunicação, em educação e em educomunicação. 3. Educomunicação e privacidade dos dados dos cidadãos na era das redes sociais. 4. Comunicação governamental e internet: governo eletrônico, serviços eletrônicos e cidadania. 5. Educomunicação em políticas públicas de Educação: Mais Educação e Mídias na Educação (Federal); Nas ondas da Educomunicação e em outras legislações municipais. 6. Educomunicação na política pública de comunicação e de outras áreas: Segurança Pública e Direitos Humanos, Saúde, Meio Ambiente, Formação Profissional e Pesquisa. 7. Desafios para a Educomunicação como política pública e cultura do compartilhamento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e dialogadas Estudos dirigidos Seminários Visitas técnicas
Critério
Prova individual Trabalhos práticos Seminários
Norma de Recuperação
Prova e trabalhos
 
Bibliografia
     
BITTENCOURT, M. O Príncipe Digital. Curitiba: Appris, 2016. BRUNO, F. et. Al. (orgs.) Tecnopolíticas da vigilância. Perspectivas da margem. São Paulo: Boitempo, 2018. BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia. São Paulo: Paz e Terra, 2004. CASTELLS, M. Ruptura. A crise da democracia liberal. Rio de Janeiro: Zahar, 2017. COSTA, C.; BLANCO, P. Liberdade de expressão e campanhas eleitorais. Brasil 2018. São Paulo: Palavra Aberta, 2019. ÉMOR, Pierre. La communication publique. Paris: Presses Universitaires de France, 3ed. 2005. IANNI, O. O príncipe eletrônico. In: IANNI, Octavio. Enigmas da modernidade-mundo. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2003; p. 139-166. LIMA, Venício A. de. Para garantir o direito à comunicação. São Paulo: Perseu Abramo, 2014. _____. Regulação das comunicações. História, poder e direitos. São Paulo: Paulus, 2011. LIPPMAN, Walter. Opinião pública. São Paulo: Vozes, 2010. LODI, J. B. Lobby e grupos de pressão. São Paulo: Pioneira, 1986. MAIA, R.; PRUDENCIO, K. VIMIEIRO, A. Democracia em ambientes digitais. Eleições, esfera pública e ativismo. Salvador: Edufba, 2018. MATOS, H. Comunicação pública e comunicação global. Revista Líbero, ano 3, no. 6, 2000. MATOS, H.; GIL, P. (orgs.). Comunicação, políticas públicas e discursos em conflito. São Paulo: ECA, 2019. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/364 NOVELLI, A. L. Relações Públicas Governamentais: ação para a cidadania. Site do Conferp, março de 2003 (www.conferp.org.br PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – CONDEPE - Condepe-SP Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Humana – SP. 2017. PROSPERO, Daniela. Educomunicação e políticas públicas: os desafios e as contribuições para o Programa Mais Educação. Mestrado. ECA USP. 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-30012014-105832/pt-br.php REVISTA USP. Dossiê: Direitos humanos. São Paulo, n. 119, outubro/novembro/dezembro 2018. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/issue/view/10869/1485 SOARES, I. de O.; VIANA, C.; NEVES, I. T. R. & HENRIQUES, L. F.. Educom.Saude-SP – um projeto de mobilização do poder público e da população paulista para ações integradas na vigilância e controle do mosquito Aedes aegypti BEPA - Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, 2019; 16(184):13-22. SOARES, I. de O.; VIANA, C. E.; XAVIER, J. B. Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo multicultural. ABPEducom. 2017. Disponível em https://issuu.com/abpeducom/docs/livro_educom_-_paginas_em_sequencia
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0325

Clique para consultar o oferecimento para CCA0325

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP