Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0327 - Inteligência Artificial no Campo da Comunicação e Informação
Artificial Intelligence in the Field of Communication and Information

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Objetivos: Apresentar as relações e aplicabilidades das tecnologias cognitivas, notadamente as baseadas em IA, no campo da Comunicação e Informação.
 
 
 
Programa Resumido
A disciplina teórico-prática explora as aplicações de tecnologias cognitivas, com ênfase em inteligência artificial, nos campos da comunicação e informação. Aborda a criatividade, a personalização de conteúdo, a análise de dados, a produção de notícias, chatbots, ética e privacidade.
 
 
 
Programa
1.	Criatividade e Tecnologias Cognitivas
2.	Tecnologias de IA no Cotidiano
3.	Aplicações de IA em Publicidade e Marketing
4.	IA e Jornalismo
5.	Chatbots e Assistência Virtual
6.	IA na Área da Informação
7.	Análise de Sentimento em Mídias Sociais
8.	Criação de Conteúdos Acessíveis com IA
9.	IA na Produção de Conteúdo Audiovisual e Análise de Imagem
10.	Design de Interfaces de Usuário com IA
11.	Ética na Comunicação Mediada por IA
12.	Desenvolvimento de Chatbots e Assistentes Virtuais. 
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas dialogadas, seminários discentes, discussões em grupos, trabalhos práticos e teóricos individuais e coletivos.
Critério
Ocorrerá ao longo processo de forma contínua e cumulativa, observando-se os seguintes aspectos: pontualidade, participação nas discussões, realização das atividades solicitadas, elaboração de trabalhos individuais e coletivos e cumprimento das atividades previstas.
Norma de Recuperação
A recuperação constará de prova escrita, versando sobre toda a matéria ministrada no semestre.
 
Bibliografia
     
ALAMU, O. F.; AWORINDE, O. H.; ISHARUFE, W. Comunidades, Algoritmos e Ativismos Digitais: Olhares Afrodiaspóricos. Literarua, 2020.
ALVES, L. Inteligência Artificial e Comunicação. São Paulo: Blucher, 2020.
AMORIM, L.; SILVA, T. A Revolução Digital e suas Implicações na Comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2019.
BARBOSA, S. Algoritmos e Sociedade: Perspectivas Brasileiras. São Paulo: Boitempo, 2018.
BRUNO, F. Máquinas de ver, modos de ser: vigilância, tecnologia e subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2020.
BRYNJOLFSSON, E.; MCAFEE, A. The Second Machine Age: Work, Progress, and Prosperity in a Time of Brilliant Technologies. W. W. Norton & Company, 2014.
MARQUES, I. Inteligência Artificial: uma abordagem brasileira. Brasília: Editora UnB, 2019.
OLIVEIRA, Daniela Ferreira de. Mudanças no mundo do trabalho dos Mídias de agências de publicidade no contexto das plataformas de Mídia Programática. 2024. Tese. (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024.
QIN, Zhihua; SHAN, Michael K. Artificial Intelligence in Social Media: Market Applications and Algorithm Bias. London: Routledge, 2021.
SOUZA, R. M. Comunicação, Tecnologia e Cultura Digital: Estudos Interdisciplinares. São Paulo: Annablume, 2018.
SUSSAN, Fiona; OZCAGLAR-TALU, Nihal. Digital Transformation and AI in Media and Communications. Hershey: IGI Global, 2020.

Bibliografia Complementar
CUNHA, P. R. Comunicação e Inteligência Artificial: Diálogos e Desafios. Rio de Janeiro: E-Papers, 2021.
GOMES, C. Tecnologias Digitais na Comunicação: Impactos e Perspectivas. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2017.
GROHMANN, Rafael; CARDOSO, Bruno; ALBUQUERQUE, Artur. Comunicação, Trabalho e Automação: Perspectivas Críticas sobre a Inteligência Artificial. São Paulo: Editora Unesp, 2021.
ROMANINI, Vinicius; LACKOVÁ, Ludmila. “Morphoesthetics in artificial intelligence: proteins versus machines”. Transdisciplinary Journal of Semiotics. Dezembro/2023, v.11 n.1. 
ROMANINI, Vinicius. “As competências criativas em um mundo em transformação”. 
TAVARES, R. Ética e Inteligência Artificial no Brasil. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2021.
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0327

Clique para consultar o oferecimento para CCA0327

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP