Objetivos: Apresentar as relações e aplicabilidades das tecnologias cognitivas, notadamente as baseadas em IA, no campo da Comunicação e Informação.
A disciplina teórico-prática explora as aplicações de tecnologias cognitivas, com ênfase em inteligência artificial, nos campos da comunicação e informação. Aborda a criatividade, a personalização de conteúdo, a análise de dados, a produção de notícias, chatbots, ética e privacidade.
1. Criatividade e Tecnologias Cognitivas 2. Tecnologias de IA no Cotidiano 3. Aplicações de IA em Publicidade e Marketing 4. IA e Jornalismo 5. Chatbots e Assistência Virtual 6. IA na Área da Informação 7. Análise de Sentimento em Mídias Sociais 8. Criação de Conteúdos Acessíveis com IA 9. IA na Produção de Conteúdo Audiovisual e Análise de Imagem 10. Design de Interfaces de Usuário com IA 11. Ética na Comunicação Mediada por IA 12. Desenvolvimento de Chatbots e Assistentes Virtuais.
ALAMU, O. F.; AWORINDE, O. H.; ISHARUFE, W. Comunidades, Algoritmos e Ativismos Digitais: Olhares Afrodiaspóricos. Literarua, 2020. ALVES, L. Inteligência Artificial e Comunicação. São Paulo: Blucher, 2020. AMORIM, L.; SILVA, T. A Revolução Digital e suas Implicações na Comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2019. BARBOSA, S. Algoritmos e Sociedade: Perspectivas Brasileiras. São Paulo: Boitempo, 2018. BRUNO, F. Máquinas de ver, modos de ser: vigilância, tecnologia e subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2020. BRYNJOLFSSON, E.; MCAFEE, A. The Second Machine Age: Work, Progress, and Prosperity in a Time of Brilliant Technologies. W. W. Norton & Company, 2014. MARQUES, I. Inteligência Artificial: uma abordagem brasileira. Brasília: Editora UnB, 2019. OLIVEIRA, Daniela Ferreira de. Mudanças no mundo do trabalho dos Mídias de agências de publicidade no contexto das plataformas de Mídia Programática. 2024. Tese. (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024. QIN, Zhihua; SHAN, Michael K. Artificial Intelligence in Social Media: Market Applications and Algorithm Bias. London: Routledge, 2021. SOUZA, R. M. Comunicação, Tecnologia e Cultura Digital: Estudos Interdisciplinares. São Paulo: Annablume, 2018. SUSSAN, Fiona; OZCAGLAR-TALU, Nihal. Digital Transformation and AI in Media and Communications. Hershey: IGI Global, 2020. Bibliografia Complementar CUNHA, P. R. Comunicação e Inteligência Artificial: Diálogos e Desafios. Rio de Janeiro: E-Papers, 2021. GOMES, C. Tecnologias Digitais na Comunicação: Impactos e Perspectivas. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2017. GROHMANN, Rafael; CARDOSO, Bruno; ALBUQUERQUE, Artur. Comunicação, Trabalho e Automação: Perspectivas Críticas sobre a Inteligência Artificial. São Paulo: Editora Unesp, 2021. ROMANINI, Vinicius; LACKOVÁ, Ludmila. “Morphoesthetics in artificial intelligence: proteins versus machines”. Transdisciplinary Journal of Semiotics. Dezembro/2023, v.11 n.1. ROMANINI, Vinicius. “As competências criativas em um mundo em transformação”. TAVARES, R. Ética e Inteligência Artificial no Brasil. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2021.