2. OBJETIVOS: Proporcionar aos alunos um conhecimento mais aprofundado sobre a versatilidade dinâmica das bacias de drenagem face aos principais parâmetros hidrogeoquímicos tanto em ecossistemas naturais como alterados e suas contribuições para o estudo do transporte de material particulado e dissolvido para os oceanos, identificando as influências hidroclimáticas e antropogênicas no balanço global da erosão.
4. PROGRAMA RESUMIDO: O ciclo da vida em função das flutuações climáticas globais. Uso de bacias hidrográficas como unidade de estudo em hidrogeoquímica. Erosão mecânica e química: modelagem e transporte. Balanço de alteração de rochas em função da caracterização hidroquímica fluvial. Aportes atmosféricos e poluição ambiental. Uso de traçadores isotópicos em problemas ambientais.
3- PROGRAMA ANALÍTICO: O cliclo da vida. Definição dos reservatórios da hidrosfera e dinâmica da água. Fatores climáticos associados a deriva continental. Influência das flutuações climáticas globais e regionais. Modelos de evaporação e drenagem. Uso de bacias hidrográficas em estudos hidrogeoquímicos. Parâmetros hidrológicos principais. Separação de hidrogramas de cheia. Modelos regionais de evaporação e vapotranspiração. Transporte fluvial de material particular. Técnicas de amostragens de sedimentos. Mecanismos de Erosão mecânica global e regional. Hidroquímica fluvial. Transporte de material fluvial dissolvido, incluindo modelos de transporte. Estudos dos aportes atmosféricos totais e correção na carga dissolvida fluvial.Consumo de CO2 atmosférico/solo durante o processo de alteração de rochas em bacias hidrográficas. Modelos geoquímicos de alteração de rochas silicatadas, carbonatadas e evaporíticas. Balanço de erosão mecânica e química. Técnicas de especiação de metais pesados e terras raras em sedimentos fluviais no estudo da biodisponibilidade dessas espécies químicas. Uso da técnica de sulfetos voláteis ácidos. Emprego de técnicas isotópicas em problemas ambientais específicos. Estudo de casos.
TARDY, Y. Le Cycle de L'eau: climats, paléclimats et géochimie globale, Paris, Masson. 338p. 1986.TARDY, Y.; PROBST, J.L. Sécheresse et crises climatiques. Enciclopedia Universales, 92: 167-174, 1992. MORTATTI, J. ; PROBST, J.L. Hidrogeoquímica de Bacias de Drenagem. (série didática, volume 1.) 235p. 1998. MORTATTI, J. ; FERREIRA, J.R.; MARTINELLI, L.A.; VICTÓRIA, R.L.; TANCREDI, A.C.F. Biogeochemistry of the Madeira River Basin. Geojournal. Dordrecht, 19(4): 391-397, 1989.MORTATTI, J., Estudo das alterações ecológicas na região nordeste do Brasil em função da colonização intensiva. Ministério de Ciência e Tecnologia, CNPq, 87p. 1988.