Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Centro de Energia Nuclear na Agricultura
 
Centro de Energia Nuclear na Agricultura
 
Disciplina: CEN0167 - Biodiversidade e Conservação: Um Enfoque Molecular
Biodiversity and Conservation: A Molecular Approach

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
O objetivo principal desta disciplina é oferecer ao aluno conhecimentos básicos sobre biodiversidade e conservação de recursos biológicos e genéticos, sob um enfoque bioquímico e molecular, que permitam explorar: 
a) O conceito da biodiversidade, os níveis da organização biológica em diferentes sistemas, a possibilidade de identificação dos processos evolutivos prevalecentes e a quantificação através de métodos bioquímicos e moleculares; 
b) A determinação da importância da biodiversidade e sua conservação para o homem, incluindo bioética e as estratégias para manutenção do equilíbrio entre a conservação e exploração dos recursos biológicos, com estudos de caso;
c) Através de uma noção integrada dos fundamentos das tecnologias de análise de polimorfimos genéticos, proporcionar a competência na análise da biodiversidade do ponto de vista molecular e em tomadas de decisão em políticas de preservação ambiental e da diversidade genética;
d) Capacitar o aluno na utilização dos recursos genéticos para o descobrimento e aproveitamento de moléculas na geração de bio-produtos inovadores e de interesse agro-industrial de maneira sustentável.
e) O valor da informação sobre a diversidade biológica, a organização, disseminação e uso na educação, pesquisa e manejo.

As atividades serão desenvolvidas através de : 1. aulas teóricas; 2. aulas práticas em laboratório para incrementar o conhecimento e experiência em técnicas bioquímicas e moleculares usadas em estudos da biodiversidade e conservação dos recursos biológicos e genéticos; 3.  leitura, trabalho e discussões em grupo sobre a pesquisa na área; 4. excursões a programas de conservação da biodiversidade e de recursos genéticos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5979234 - Lucas William Mendes
 
Programa Resumido
Introdução, fundamentos e terminologia em biodiversidade e conservação. Análises bioquímica e molecular da diversidade genética: a informação obtida através do polimorfismo molecular com e sem efeitos adaptativos. Estudos de comunidades usando marcadores biológicos e ferramentas moleculares. Exploração sustentável da biodiversidade: aproveitamento biotecnológico da biodiversidade. A conservação de recursos biológicos e genéticos através da biotecnologia. Uso da bioinformática na análise da diversidade genética e evolução. Exploração sustentável da biodiversidade: aspectos éticos e legais
 
Introduction, principles and terminology in biodiversity and conservation; Biochemical and molecular analysis of genetic diversity: information obtained from molecular polymorphism with or without adaptive effects; Community studies using biomarkers and molecular tools; Sustainable use of biodiversity: technological use of biodiversity; Conservation of biological and genetic resources by means of biotechnology; Use of bioinformatics in the analysis of genetic diversity and evolution; Sustainable use of biodiversity: ethical and legal aspects.
 
 
Programa
· GENES E BIODIVERSIDADE
Biodiversidade como expressão do processo evolutivo
Sistemas de expressão gênica e adaptabilidade: Geração de biodiversidade 
Avaliação da biodiversidade e conseqüências para a conservação e aproveitamento dos recursos biológicos e genéticos
· DIVERSIDADE MOLECULAR E O ESTUDO DE COMUNIDADES
O uso do gene 16S rRNA como marcador biológico.
As ferramentas moleculares em estudos de ecologia e filogenia: clonagem, transformação e sequenciamento de DNA.
A bioinformática e a aquisição de dados em bancos internacionais.
Medidas de diversidade biológica: índices de diversidade, estimadores de riqueza de espécies e medidas de equitatividade.
· ATIVIDADE ANTROPOGÊNICA E A EROSÃO GENÉTICA
Desmatamento e atividades da agropecuária: a perda da biodiversidade e a restauração de agroecossistemas degradados através do manejo sustentado dos recursos naturais e seu monitoramento usando marcadores bioquímicos e moleculares.
A seleção das espécies pelo homem: como medir a evolução e a erosão genética através de técnicas bioquímicas e moleculares.
· EXPLORAÇÃO SUSTENTÁVEL DA BIODIVERSIDADE
Acesso à biodiversidade: Aspectos éticos e legais.
Exploração da biodiversidade como fonte sustentável de novos produtos.
Aproveitamento biotecnológico da biodiversidade.
 · VIAGEM DIDÁTICA
 Visita técnica ao Jardim Botânico Municipal de Bauru em no mês de maio. Com 321 hectares, é uma das maiores e mais importantes reservas nativas de conservação do Cerrado Paulista. Possui um acervo vivo variado de plantas, organizadas em coleções, com uma seleção inigualável de espécimes da flora regional e nacional. É aberto ao público, sendo um centro botânico de estudo e conservação da flora, além de um local de educação e cultura
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação da aprendizagem será efetuada através de prova teórica (25% da nota), relatório de aulas práticas (25%), exercícios (25%) e seminários (25%), compondo 100% do conceito final.
Critério
Distribuição normal para classificação dos alunos segundo uma média final, assim descrita: Média final = 0,25 prova + 0,25 relatório de aulas práticas + 0,25 exercícios + 0,25 Seminário
Norma de Recuperação
Prova a respeito de assuntos do programa geral previamente definidos
 
Bibliografia
     
Literatura Básica:
Magurran A.E. 2004. Measuring Biological Diversity. Science Books, 256p.
Melo I.S. e Azevedo J.L. (ed.) 1998. Ecologia Microbiana. EMBRAPA-CNPMA, Jaguariúna-SP, 488p.
Ricklefs R.E. 2010. A Economia da Natureza. Ed. Guanabara Koogan, RJ-Rio de Janeiro,  498p.
Moreira, F.M.S., Siqueira J.O. e Brussaard L. (ed.) 2008. Ed. UFLA, Lavras-MG, 768P.

Literatura Complementar:
Voet D.; Voet, J.G. Bioquímica. 4a ed., 2013. 
Lehninger A.L.;  Cox, M.M.; Nelson, D.L. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 5a ed., 2013. 
Burlage et al. Techniques in Microbial Ecology. New York: Oxford University Press, 1998. 468 p. 
Collins W.W.; Qualset, C.O.; Edwards, C.A. Biodiversity in Agroecosystems. Lewis Publishers Inc., 1998. 352 p. Freeland J.R. Molecular Ecology. Wiley, 2006. 388 p. 
Mckinney M.L.; Drake J.A. Biodiversity Dynamics. Columbia University Press, 1998. 552 p. 
Karp A.; Ingram D.S.; Isaac P. Molecular Tools for Screening Biodiversity: Plants and Animals. Chapman & Hall, 1998. 224 p. 
Prasad B.N. Biotecnology and Biodiversity in Agriculture and Forestry. Science Publishers Inc., 1999. 150 p. 
 

Clique para consultar os requisitos para CEN0167

Clique para consultar o oferecimento para CEN0167

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP