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Centro de Energia Nuclear na Agricultura
 
Centro de Energia Nuclear na Agricultura
 
Disciplina: CEN0448 - Biologia do Desenvolvimento e EVO-DEVO
Developmental Biology and EVO-DEVO

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
O programa está dividido em 4 blocos. O primeiro serve para definir os mecanismos básicos de como se
organizam e comunicam as células entre si para formar padrões de desenvolvimento específicos. O segundo
exemplifica os processos de desenvolvimento embrionário e pós-embrionário de 3 diferentes organismos
modelo. O terceiro bloco mostra diferentes processos moleculares que se estabelecem na formação de
diferentes sistemas e orgãos, e como eles se conservam na natureza. O último bloco encadeia os conceitos
acima descritos, dentro de uma visão evolucionista, que permite entender a evolução molecular, morfológica
e das espécies a diferentes níveis, e como estes se relacionam com os processos adaptativos e especiativos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
9502695 - Francisco Scaglia Linhares
 
Programa Resumido
Bases da Biologia do Desenvolvimento. (12h)
História da embriologia e seus principais cientistas. Visões clássicas da anatomia e morfologia animal e
vegetal. Conceitos determinísticos do desenvolvimento e autoformação de um organismo. Células germinais e vegetativas e implicações na propagação das mutações. A descoberta das primeiras mutações homeóticas e sua analise. Conceitos de padronização, especificação, determinação, adesão e migração celular no processo diferenciatívo. Estabelecimento dos eixos apico-basal, antero-posterior e simetrias. Conceitos de informações posicionais, transmissão de sinais célula-célula e resposta a sinais indutores em função de morfógenos. Hormônios, receptores e ligandos. Regulação da transcrição gênica. Ciclo celular.
Padronização e manutenção de estruturas teciduais diferentes. Sistemas modelo para o estudo do
desenvolvimento. Blastulação e Gastrulação.
Embriologia básica. (9h)
Bases do desenvolvimento de Drosophila.
Bases do desenvolvimento de Zebrafish.
Bases do desenvolvimento de Arabidopsis.
Organogênese. (12h)
Segmentação e módulos diferenciatívos em animais. Módulos de desenvolvimentos conservados entre
espécies. Exemplos de variação de numero e função dos módulos. Desenvolvimento dos segmentos
vertebrais. Desenvolvimento de asas e patas de insetos. Desenvolvimento dos olhos de vertebrados e insetos.
Desenvolvimento do sistema nervoso central. Metamorfose e mudas. Desenvolvimento post-embrionário.
Desenvolvimento floral. Envelhecimento e regeneração de tecidos e membros.
Desenvolvimento e Evolução. (12h)
Conceito de Evolução Darwiniana. As modificações evolucionísticas do processo embrionário: poucas
causas, grandes efeitos. Mudanças temporais no processo embrionário. Aquisição de novas funções durante a embriogênese. Evolução e variabilidade morfológica. Coevolução e fixação de caractéres através do estabelecimento de relações mutualísticas. Exemplo da explosão morfológica floral as angiospermas e dos órgãos bucais dos insetos. Revisão de teoria Darwiniana: interpretação em procariotos e eucariotos.
Impossibilidade matemática da evolução darwiniana em eucariotos. Desafios futuros: revisão da
complexidade adaptativa Lamarkiana em eucariotos superiores através da epigenética e seus aspectos ainda não esclarecidos.
 
 
 
Programa
O programa está dividido em 4 blocos. O primeiro serve para definir os mecanismos básicos de como se
organizam e comunicam as células entre si para formar padrões de desenvolvimento específicos. O segundo
exemplifica os processos de desenvolvimento embrionário e pós-embrionário de 3 diferentes organismos
modelo. O terceiro bloco mostra diferentes processos moleculares que se estabelecem na formação de
diferentes sistemas e orgãos, e como eles se conservam na natureza. O último bloco encadeia os conceitos
acima descritos, dentro de uma visão evolucionista, que permite entender a evolução molecular, morfológica
e das espécies a diferentes níveis, e como estes se relacionam com os processos adaptativos e especiativos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Teste de múltipla escolha sobre aula anterior, 5 perguntas a cada começo de aula. Prova final com perguntas discursiva e testes múltipla escolha, abrangente o conteúdo cmpleto da disciplina. Apresentação de artigos inerentes as disciplinas aprendidas anteriormente
Critério
Nota final = 40% nota do testes diários, + 40% Prova final + 20% apresentação
Norma de Recuperação
prova
 
Bibliografia
     
Literatura Básica:
 Princípios de Biologia do Desenvolvimento por Lewis Wolpert et al., 2008 Editora Artmed
(disponível na Biblioteca do CENA/USP)
 Infinitas formas de grande beleza: como a evolução forjou a grande quantidade de criatura
que habitam o nosso planeta por Sean B. Carroll. 2006. Editora: Jorge Zahar Rio de Janeiro

Literatura Complementar:
Artigos científicos:
 How mate choice shaped human nature: A review of sexual selection and human evolution.
Miller, G. F. (1998). In C. Crawford & D. Krebs (Eds.), Handbook of evolutionary
psychology: Ideas, issues, and applications (pp. 87- 130). Lawrence Erlbaum Press.
 Modular genetic architecture of floral morphology in Nicotiana?: quantitative genetic and
comparative phenotypic approaches to floral integration. Bissell, E. K., & Diggle, P. K.
(2010) vol.23, 1744–1758. J. Evol. Biology. https://doi.org/10.1111/j.1420-
9101.2010.02040.x
 The First 50 Plant Genomes. Michael, T. P., & Jackson, S. (2013).
https://doi.org/10.3835/plantgenome2013.03.0001in
 A broader view for plant evodevo: novel approaches for diverse model systems. Stilio, V.
S. Di, Melzer, R., & Hall, J. C. (n.d.). (2017). Frontiers in Plant Science.
https://doi.org/10.3389/978-2-88945-153-1
 Early inflorescence development in the grasses (Poaceae ). Whipple, C. J., Doust, A. N., &
Endress, P. K. (2013). 4(July), 1–16. https://doi.org/10.3389/fpls.2013.00250
 

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