Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Centro de Energia Nuclear na Agricultura
 
Centro de Energia Nuclear na Agricultura
 
Disciplina: CEN0471 - Metodologias de Clonagem Gênica em Plantas
Plant Gene Cloning Methods

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Dar aos alunos instrumentos para entender as práticas e estratégias de clonagem mais comuns em âmbito vegetal, de maneira de capacita-los a efetuar clonagens moleculares de genes de seu interesse. Detalhar aos alunos as diferentes estratégias de clonagem, focando na clonagem em função da pergunta biológica do aluno. Efetuar aulas práticas no laboratório para os alunos se familiarizarem com os principais instrumentos e métodos de um laboratório de Biologia Molecular.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
9502695 - Francisco Scaglia Linhares
50153 - Tsai Siu Mui
 
Programa Resumido
Recapitulação de conceitos básicos de DNA, RNA, Proteínas e Promotores e Genes Reguladores. Introdução a clonagem gênica - a pergunta biológica em primeiro lugar. A importância dos controles nos experimentos. Fluxo de trabalho da clonagem até transformação de plantas. Principios básicos de extração de DNA e RNA. Métodos de validação da qualidade de DNA e RNA. Visualização do rRNA em Gel de Agarose, quantificação e qualificação do mRNA via Nanodrop e Bioanalyzer. Métodos de amplificação por PCR. Clonagem de mRNA de genes não sequenciados - 3’ e 5’ RACE. Caracterização de diferentes polimerases. Enzimas de restrição. Enzimas exonucleasicas. Metodologias clássicas de clonagem por enzimas de restrição e sistemas por recombinação Cre/Lox e Gateway. Multicloning sites com Gateway. Transformação de E.coli e A. tumefaciens. Vetores de clonagem - análise de elementos principais. Vetores de transformação em plantas - análise de elementos fundamentais e variáveis. Seleções antibióticas e fluorescentes. Vetores de super-expressão, de silenciamento, de edição genômica e enhancer trap lines. Genes reporter - GFP, GUS e Luc. - diferenças e vantágens na análise dos promotores. Métodos de transformação de plantas via biolística e Agrobacterium. Seleção de transformantes. Confirmação de inserção via PCR e Southern Blot.
 
 
 
Programa
Histórico e conceitos de clonagem gênica. Noções sobre elementos presentes em plasmídeos de clonagem e de transformação, elementos necessários para a transferência gênica de sistemas bacterianos a vegetais mediados por Agrobacterium. Noções de estratégias de clonagem gênica via enzimas de restrição e via recombinação (sistemas Cre/Lox e Gateway).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Duas Provas teóricas, projeto de trabalho de laboratório e participação na disciplina.
Critério
Nota final: média geral entre prova teórica, médias dos relatórios (que integram participação na disciplina).
Norma de Recuperação
Uma prova teórica envolvendo toda a matéria teórica e as práticas lecionadas no laboratório durante o semestre.
 
Bibliografia
     
Literatura Básica: Alberts, B.; Bray, D.; Johnson, A.; Lewis, J.; Raff, M.; Roberts, K.; Walter, P. Biologia Molecular da Célula. 5a Edição brasileira. Artmed, Porto Alegre. T.A.Brown . Genomas. 3a edição, Ed. brasileira Médica Panamericana. 2007. Lewin, B.; Krebs, J.; Kilpatrick S.T. & Goldstein E.S.. Gene XI. Jones & Bartlett Press. 2014. Ana Cristina Miranda Brasileiro & Vera Tavares de Campos Carneiro. Manual de Transformação Genética de Plantas, 2ª Edição. 2015. Editora EMBRAPA. T. A. Brown. Clonagem Gênica e Analise de DNA: Uma Introdução. 2003. Artmed Editora. Literatura Complementar: T.A. Brown. Gene Cloning and DNA Analisys: An Introduction. 7th Edition. 2015 Wiley Blackwell Editors. Periódicos com assunto relacionado às Ciencias Biológicas: M.R. Green & R. Sambrok. Molecular Cloning: A laboratory Manual, 4th Edition. 2013. CSHL Press.
 

Clique para consultar os requisitos para CEN0471

Clique para consultar o oferecimento para CEN0471

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP