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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais da FCFRP
 
Disciplina: CGF2013 - Ciências Básicas
Basic Sciences

Créditos Aula: 11
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 225 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
OBJETIVO GERAL 

Fornecer ao estudante bases fundamentais das ciências exatas e biológica e de suas relações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

Relacionar as diferentes áreas: cálculo, física, química e biologia na vida cotidiana e nas Ciências Farmacêuticas.
 
Fornecer ao aluno as bases fundamentais das ciências exatas e biológicas e de suas relações com o cotidiano e a profissão farmacêutica. Objetivos Específicos: - Retomar conceitos aprendidos no ensino médio em química, física, matemática e biologia e ampliá-los; - Capacitar o aluno no estabelecimento de uma abordagem integrada e multidisciplinar dos conteúdos trabalhados; - Estimular o aluno a pesquisar sobre os conteúdos trabalhados, estabelecer relações entre os conhecimentos recém-adquiridos e aqueles trazidos do ensino médio.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6783158 - Ítalo Augusto Cavini
60359 - Marco Antonio Alves da Silva
1243427 - Maria Cristina Nonato
1622976 - Nadia Monesi
1454325 - Paulo Cezar Vieira
93360 - Rose Mary Zumstein Georgetto Naal
63310 - Zeki Naal
 
Programa Resumido
Este módulo tem uma importância fundamental na imersão do estudante no curso universitário. Ele irá fornecer uma base esperada do ensino médio de forma a homogeneizar o conhecimento dos alunos quanto à formação prévia antes do vestibular.
 
-Conceito de vida; Evolução química; Introdução a teorias acerca da origem da vida; Evolutiva Moderna ; Noções de álgebra e trigonometria; Número absoluto; Equações e Inequações; -Funções e Gráficos; Medidas e erros; Teoria dos Erros: exatidão e precisão; algarismos significativos; propagação de erros; treinamento no uso da Planilha Eletrônica e confecção de gráficos no tratamento de dados experimentais; Sistemas de Unidades; transformação de unidades. Análise dimensional; Mecânica: conceitos básicos, Conceitos de força e trabalho; Energia potencial e energia cinética; conservação da energia; Temperatura; energia térmica; Grandezas termodinâmicas básicas: entalpia, capacidade térmica, entropia, energia livre; Gás ideal e gás real; pressão parcial e pressão de vapor; equação de estado; Eletricidade; Medidas com aparelhos volumétricos; Pesagens; Ligação Química; Iônica, covalente, metálica; Propriedades periódicas; Calor de Formação, Definição, exemplos, Lei de Hess; Reações químicas; Unidade de massa atômica e Mol; Relações estequiométricas; Fórmula mínima e análise elementar; Estequiometria de reações químicas e rendimento de reação; Determinação da pureza de um sal; Estequiometria de reações de precipitações
 
 
Programa
Calculo
1. Números reais.
2. Funções.
3. Limite e Continuidade.

Física
1 - Medidas e erros
1.1 Teoria dos Erros: exatidão e precisão; algarismos significativos; propagação de erros; treinamento no uso da Planilha Eletrônica e confecção de gráficos no tratamento de dados experimentais;
1.2 Sistemas de Unidades; transformação de unidades. Análise dimensional

1. Mecânica: conceitos básicos
1.1. Conceitos de força e trabalho.
1.2. Energia potencial e energia cinética; conservação da energia.

2. Fluidos e suas propriedades estáticas e dinâmicas
2.1. Pressão; princípio de Pascal; princípio de Arquimedes.
2.2. Forças interfaciais e capilaridade.
2.3. Fluidos ideais e fluidos reais.
2.4. Viscosidade, difusão e osmose.
2.5. Escoamento de fluidos ideais e fluidos viscosos.

3. Termometria e Termodinâmica
3.1. Temperatura; energia térmica.
3.2. Grandezas termodinâmicas básicas: entalpia, capacidade térmica, entropia, energia livre.
3.3. Gás ideal e gás real; pressão parcial e pressão de vapor; equação de estado.

Química
- Medidas com aparelhos volumétricos
-Pesagens
-Ligação Química
- Iônica, covalente, metálica
- Propriedades periódicas
-Calor de Formação
- Definição, exemplos, Lei de Hess
-Reações químicas
- Unidade de massa atômica
-Mol
- Relações estequiométricas
- Fórmula mínima e análise elementar
- Estequiometria de reações químicas e rendimento de reação
- Determinação da pureza de um sal
-Estequiometria de reações de precipitações
 
-Conceito de vida; -Evolução química; -Introdução a teorias acerca da origem da vida; -Introdução à Síntese Evolutiva Moderna. -Noções de álgebra e trigonometria -Número absoluto -Equações e Inequações -Funções e Gráficos -Medidas e erros - Teoria dos Erros: exatidão e precisão; algarismos significativos; propagação de erros; treinamento no uso da Planilha Eletrônica e confecção de gráficos no tratamento de dados experimentais; - Sistemas de Unidades; transformação de unidades. Análise dimensional -Mecânica: conceitos básicos -Conceitos de força e trabalho. -Energia potencial e energia cinética; conservação da energia. -Temperatura; energia térmica. -Grandezas termodinâmicas básicas: entalpia, capacidade térmica, entropia, energia livre. -Gás ideal e gás real; pressão parcial e pressão de vapor; equação de estado. -Eletricidade -Medidas com aparelhos volumétricos -Pesagens -Ligação Química - Iônica, covalente, metálica - Propriedades periódicas -Calor de Formação - Definição, exemplos, Lei de Hess -Reações químicas - Unidade de massa atômica e Mol - Relações estequiométricas - Fórmula mínima e análise elementar - Estequiometria de reações químicas e rendimento de reação -Determinação da pureza de um sal -Estequiometria de reações de precipitações
 
 
Avaliação
     
Método
Aula expositiva dialogada - Estudo de texto - Mapa conceitual - Estudo dirigido - Aulas orientadas - Lista de discussão - Ensino à distância Solução de problemas - Resolução de exercícios - Ensino em pequenos grupos – Dramatização - Seminário - Estudo de caso - (laboratório ou workshop)- Laboratório ou empresa modelo - Estudo do meio – Plataformas online - Jogos Educativos ou gincanas- Ensino individualizado – Simulação realística - Aprendizagem baseada em Problemas (PBL)- Aprendizagem por equipes (TBL) Aprendizagem baseada em projetos – Construção de Blogs ou redes sociais temáticas
Critério
A avaliação terá caráter contínuo, levando em consideração a assiduidade, a participação, o compromisso com as atividades realizadas durante a disciplina, assim como, a realização de trabalhos e/ou provas escritas e orais.
Norma de Recuperação
Prova.
 
Bibliografia
     
FLEMMING, D.M. & GONÇALVES, M.B. 1992. Cálculo A - Funções, Limite, Derivação e Integração. Makron Books & Mc Graw Hill (5a. ed.), São Paulo, 617 p. 2. BATSCHELET, E. 1978. Introdução à Matemática para Ciências Biológicas e Biomédicas. Ed. Harper & Row do Brasil, São Paulo, 490 p. 3. LANG, S. 1970. Cálculo (vol.1). Ao Livro Técnico S/A, 2a. ed., Rio de Janeiro, 388 p. (Trad. de Roberto de M. Nunes Mendes).
1. OKUNO, E.; CALDAS, I.L. & CHOW, C. Física para Ciências Biológicas e Biomédicas.  Harper & Row do Brasil, 1982; 
2. IBRAHIM FELIPPE HENEINE;  Biofísica Básica  -  Atheneu -São Paulo (2002).
3.HALLIDAY, D.,  RESNICK, R. & WALKER, J.  Fundamentals of Physics. Wiley, 1993.
1.RUSSEL, J.B. Química Geral. Vol. 1 e 2, 2a.edição, Makron Books do Brasil Editora Ltda, 1994. 2.MAHAN, B.M. & MYERS, R.J. Química "Um Curso Universitário". Tradução da 4a. edição americana, Editora Edgard Blücher Ltda, 1993. 3.ATKINS, P. & JONES, L. Chemistry: Molecules, Matter, and Change. 3a. edição, W.H.Freeman and Company, 1997. 4.KOTZ, J.C. & PURCELL, K.F. Chemistry & Chemical Reactivity. 2a. edição, Saunders College Publishing, 1991. 5.KOTZ, J.C. & TREICHEL JR., P. Chemistry & Chemical Reactivity. 3a. edição, Saunders College Publishing, 1996. 6. BROWN, T.L.; LEMAY, H.E.; BURSTEN, B.E.; BURDGE, J.R. QUÍMICA "A Ciência Central", Pearson Prentice Hall, 9a Edição , São Paulo, 2005.
 

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