Fundamentar e problematizar a gestão empresarial (liderança, motivação, inteligência emocional, comunicação, trabalho de equipe, negociação e solução de conflito, ética empresarial e responsabilidade social, planejamento, tomada de decisão e resolução de problemas e controle de qualidade). Aplicar os fundamentos e princípios da Gestão em todas as atividades acadêmicas durante todo o curso e para o exercício das atividades inerentes do profissional farmacêutico. Vivenciar e implementar o gerenciamento da qualidade total numa organização fictícia.
Este módulo de Gestão 1 possibilitará ao discente aplicar conceitos teóricos de planejamento, ética empresarial e responsabilidade social, tomada de decisão e resolução de conflito, liderança, motivação, inteligência emocional, comunicação, trabalho de equipe, negociação, solução de conflitos e gestão da qualidade durante todas as suas atividades acadêmicas ao longo do curso. O módulo Gestão 1 proporcionará aos discentes uma visão crítica e prática das atividades de gestão no ambiente das organizações do setor farmacêutico e cosmético, farmácias de manipulação, drogarias, laboratórios de análises clínicas as quais o profissional farmacêutico exercerá suas atribuições.
1. Fundamentos da Gestão: Conceitos Gerais; Habilidade e Competências Gerenciais 2. Função Administrativa Liderança: 2.1 Liderança. 2.2 Motivação nas organizações e Inteligência emocional. 2.3 Trabalho de equipe. 2.4 Negociação e Solução de conflito. 2.5 Comunicação. 3. Ética empresarial e Responsabilidade social. 4. Função Administrativa Planejamento e Processo de Tomada de Decisão. 5. Função Administrativa Controle: Gerenciamento, Garantia e Controle da Qualidade. 5.1 Conceitos e Custos da Qualidade. 5.2 Ferramentas da Qualidade. 5.3 Documentos da Qualidade. 5.4 Auditorias da Qualidade: Certificação e Acreditação. 5.5 Gerenciamento de risco: uma Ferramenta do Quality by Desing. 5.6 Quality by Design. 5.7 Gerenciamento de Resíduos de Biossegurança.
1) DAFT, R.L. Administração. Cengage, 2017. 2) BATEMAN, T.; SNELL, S. Administração: novo cenário competitivo. Atlas,2006. 3) BATEMAN, T.; SNELL, S. Administração. Mc Graw Hill, 2012. 4) STONER, J.A.; FREEMAN, R.E. Administração. Edit. Prentice Hall do Brasil Ltda. 2003. 5) CHIAVENATO, J. Administração nos novos tempos: os novos horizontes em administração. Manole, 2014. 6) QUINN, ROBERT E.; THOMPSON, MICHAEL. P.; FAERMAN, SUE R.; MCGRATH, MICHAEL. Competências Gerenciais: Princípios e Aplicações. Campus, 2004. 7) MAXIMIANO, A.C.A. Introdução à Administração. Atlas, 2011. 8) MARSHALL JUNIOR, I et al. Gestão da Qualidade e processos. Editora FGV, 2012. 9) MELLO, C.H.P. Gestão da Qualidade. Ed Pearson Education do Brasil, 2011. 10) BASSAN, Edilberto José. Gestão da Qualidade: Ferramentas, Técnicas e Métodos. Independently Published. 2018. 11) BIAGGIO, L.A. Manual de Auditorias de Sistemas da Qualidade. 2013. Ebook. 12) PALADINI, E. P. Gestão da Qualidade: teoria e casos. Elsevier, 2012 13) Artigos sobre os conteúdos que serão selecionados durante o curso. 14) Custos da Qualidade http://belins.eng.br/ac01/papers/asleg05.pdf