Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais da FCFRP
 
Disciplina: CGF2034 - Tutoria III
Mentoring III

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Acompanhar um grupo de estudantes de forma próxima e sistematizada
Ampliar as perspectivas da formação profissional, integrando dimensões acadêmicas, socioculturais e científicas, orientando os estudantes em atividades e encontros sistematizados, a fim de contribuir na sua formação integral;
Introduzir o aluno de Graduação na vida da universidade, fazendo com que eles conheçam as características do seu curso, acompanhando-os em suas dificuldades para que possam conduzir o curso com o sucesso desejado; 	
Possibilitar a discussão de temas relacionados às ciências, cultura e sociedade
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
147605 - Cristiane Masetto de Gaitani
3634375 - Fabiani Gai Frantz
88304 - Maria Jose Vieira Fonseca
1622976 - Nadia Monesi
3045660 - Simone de Pádua Teixeira
 
Programa Resumido
A vida fora da universidade: aspectos sociais e culturais. A violência no meio universitário - formas de violência e o respeito à vida. Escolha das disciplinas eletivas para composição do currículo: Como ela é feita? Identificação dos alunos com o curso, com a profissão escolhida, e a relação entre as disciplinas e o conhecimento aplicado. O comportamento ético e cidadão do estudante universitário - o que se espera? O Profissional Farmacêutico: As áreas de atuação. Profissional Generalista. Questões específicas às áreas da profissão farmacêutica. Relação entre o meio universitário e o uso de drogas (lícitas e ilícitas). Relações interpessoais: Aluno-Aluno, Aluno-Professor, Aluno-Funcionário.
 
 
 
Programa
O impacto do primeiro semestre: aspectos positivos e negativos do início do curso.
O processo de adaptação: as dificuldades iniciais foram superadas ou não?
Planejamento de estudos – Diferenças entre formas de estudar e aprender.
Métodos de Estudos.
Atividades extracurriculares
A escolha profissional e conflitos vocacionais
A USP: Programas e serviços voltados aos alunos
Profissional Generalista
O comportamento ético e cidadão do estudante universitário – o que se espera?
A violência no meio universitário e o uso de drogas (lícitas e ilícitas)
Informações sobre a profissão
Estágio e Iniciação Científica – Papel do aluno e do orientador
A vida fora da universidade: aspectos sociais e culturais
Relações interpessoais: Aluno-Aluno, Aluno-Professor, Aluno-funcionário
Identificação dos alunos com o curso, com a profissão escolhida, e a relação entre as disciplinas e o conhecimento aplicado.
O papel da representação discente
Escolha das disciplinas eletivas para composição do currículo. Como ela é feita?
A imagem que um aluno da metade do curso faz sobre o próprio curso. Cursos bons e cursos ruins de farmácia-bioquímica.
Questões específicas às áreas da profissão farmacêutica.
Conhecendo o campus: visita à unidades do campus de Ribeirão Preto e estruturas da PCARP
Viagem didática de acordo com o tema trabalhado.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As atividades do módulo poderão ser realizadas na forma de dinâmicas de grupos, vídeos, textos, roda de discussão e confecção de painéis. Participar dos encontros de orientação e das atividades integradas (semestrais), realizando as atividades propostas pelo tutor.
Critério
1)Participação ativa nos encontros
Norma de Recuperação
Não se aplica.
 
Bibliografia
     
Bellodi, Patrícia L. e MARTINS, Milton de Arruda. Tutoria: Mentoring na Formação Médica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
Peddy, S. The art of mentoring – Lead, follow and get out of the way. Houston: Bullion Books, 2001. 
Zachary, Lois. J. The Mentor’s Guide. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 2000.
Geib, Lorena T. C. et al. A Tutoria Acadêmica no contexto histórico da educação. Rev. Bras. Enferm.,  no.2, vol .60,p.217-220, 2007. 
Zeind, C. S. et al. Developing a Sustainable Faculty Mentoring Program. American Journal of Pharmaceutical Education, n. 69, v.5, p.1-13, 2005.
FCFRP/USP. Projeto Político Pedagógico do curso de Farmácia Bioquímica. 
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em farmácia. Ministério da Educação. CNE/CES. 2017.
 

Clique para consultar os requisitos para CGF2034

Clique para consultar o oferecimento para CGF2034

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP