Acompanhar um grupo de estudantes de forma próxima e sistematizada Ampliar as perspectivas da formação profissional, integrando dimensões acadêmicas, socioculturais e científicas, orientando os estudantes em atividades e encontros sistematizados, a fim de contribuir na sua formação integral; Introduzir o aluno de Graduação na vida da universidade, fazendo com que eles conheçam as características do seu curso, acompanhando-os em suas dificuldades para que possam conduzir o curso com o sucesso desejado; Possibilitar a discussão de temas relacionados às ciências, cultura e sociedade
A vida fora da universidade: aspectos sociais e culturais. A violência no meio universitário - formas de violência e o respeito à vida. Escolha das disciplinas eletivas para composição do currículo: Como ela é feita? Identificação dos alunos com o curso, com a profissão escolhida, e a relação entre as disciplinas e o conhecimento aplicado. O comportamento ético e cidadão do estudante universitário - o que se espera? O Profissional Farmacêutico: As áreas de atuação. Profissional Generalista. Questões específicas às áreas da profissão farmacêutica. Relação entre o meio universitário e o uso de drogas (lícitas e ilícitas). Relações interpessoais: Aluno-Aluno, Aluno-Professor, Aluno-Funcionário.
O impacto do primeiro semestre: aspectos positivos e negativos do início do curso. O processo de adaptação: as dificuldades iniciais foram superadas ou não? Planejamento de estudos – Diferenças entre formas de estudar e aprender. Métodos de Estudos. Atividades extracurriculares A escolha profissional e conflitos vocacionais A USP: Programas e serviços voltados aos alunos Profissional Generalista O comportamento ético e cidadão do estudante universitário – o que se espera? A violência no meio universitário e o uso de drogas (lícitas e ilícitas) Informações sobre a profissão Estágio e Iniciação Científica – Papel do aluno e do orientador A vida fora da universidade: aspectos sociais e culturais Relações interpessoais: Aluno-Aluno, Aluno-Professor, Aluno-funcionário Identificação dos alunos com o curso, com a profissão escolhida, e a relação entre as disciplinas e o conhecimento aplicado. O papel da representação discente Escolha das disciplinas eletivas para composição do currículo. Como ela é feita? A imagem que um aluno da metade do curso faz sobre o próprio curso. Cursos bons e cursos ruins de farmácia-bioquímica. Questões específicas às áreas da profissão farmacêutica. Conhecendo o campus: visita à unidades do campus de Ribeirão Preto e estruturas da PCARP Viagem didática de acordo com o tema trabalhado.
Bellodi, Patrícia L. e MARTINS, Milton de Arruda. Tutoria: Mentoring na Formação Médica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. Peddy, S. The art of mentoring – Lead, follow and get out of the way. Houston: Bullion Books, 2001. Zachary, Lois. J. The Mentor’s Guide. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 2000. Geib, Lorena T. C. et al. A Tutoria Acadêmica no contexto histórico da educação. Rev. Bras. Enferm., no.2, vol .60,p.217-220, 2007. Zeind, C. S. et al. Developing a Sustainable Faculty Mentoring Program. American Journal of Pharmaceutical Education, n. 69, v.5, p.1-13, 2005. FCFRP/USP. Projeto Político Pedagógico do curso de Farmácia Bioquímica. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em farmácia. Ministério da Educação. CNE/CES. 2017.