Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais da FCFRP
 
Disciplina: CGF2038 - Imunologia
Immunology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Geral: Capacitar o aluno na compreensão dos conceitos e mecanismos imunológicos básicos, relacionando-os com os diferentes sistemas do organismo e também com as práticas da profissão farmacêutica. Incentivar o desenvolvimento no aluno da capacidade crítica para identificar e associar os componentes imunológicos com os mecanismos determinantes de processos fisiológicos ou patológicos dos diferentes sistemas e às aplicações terapêuticas e imunoprofiláticas.

Específicos: 
- Reconhecer os elementos básicos da resposta imune
- Discutir os mecanismos imunológicos associados à proteção e às patologias de maneira integrada aos demais módulos do curso
- Capacitar o aluno no planejamento, execução e interpretação de ensaios imunológicos, instrumentalizando-o na resolução de problemas mais complexos relativos à sua especialidade
- Associar os conhecimentos desenvolvidos à aplicação da Imunologia na terapêutica, diagnóstico, pesquisa e na tecnologia Farmacêutica
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3634375 - Fabiani Gai Frantz
1109117 - Fabíola Attié de Castro
3453982 - Kelen Cristina Ribeiro Malmegrim de Farias
919540 - Lucia Helena Faccioli
1393982 - Marcelo Dias Baruffi
5471691 - Sandra Regina Costa Maruyama
 
Programa Resumido
O módulo de Imunologia servirá de base teórico-prática para o entendimento do processo saúde-doença nos demais módulos do curso. 
É importante que o aluno tenha os conceitos básicos de imunologia, que compreendem o entendimento da indução da resposta inflamatória, das respostas inatas e adaptativas e da interação antígeno-anticorpo logo nos primeiros períodos do curso, para que nos próximos módulos, resgate os conceitos básicos aplicando-os nas diferentes situações do estudo da fisiopatologia e terapêutica.
Para construção do conhecimento de maneira integrada são necessários alguns conteúdos básicos e o módulo de Imunologia pretende consolidar no aluno os conceitos necessários a esta integração.
 
 
 
Programa
1. Introdução à Imunologia: Morfologia e Células do Sistema Imune; 
2. Hematopoese e mecanismos de regulação 
3. Princípios da Imunidade Inata (Componentes do SI inato; Reconhecimento do padrão pelo SI inato; Respostas Inatas induzidas na infecção);
* Métodos práticos de avaliação de quimiotaxia, resposta inflamatória e fagocitose; 
4. Sistema Complemento e a Resposta imune inata; 
* Métodos práticos de avaliação da atividade do sistema complemento; 
5. Reconhecimento de Antígenos (Receptor das Células B (BCR), Receptor dos Linfócitos T (TCR): estrutura, função e geração da diversidade/polimorfismo); 
* Métodos práticos envolvendo reação Antígeno-Anticorpo (Aglutinação e Precipitação); 
6. Células apresentadoras de antígeno; Moléculas do Complexo Principal de Histocompatibilidade (CPH); Processamento e apresentação de antígenos;
7. Diferenciação e Seleção de Linfócitos T e B; 
8. Mecanismos efetores da resposta imune Adaptativa (Indução e Dinâmica da Resposta Imune, Regulação e Memória Imunológica) 
* Avaliação da Resposta imune celular
9. Tolerância Imunológica;
* Método prático envolvendo reação Antígeno-Anticorpo (ELISA)
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas teóricas serão na maior parte associadas às práticas, explorando a estratégia de aprendizagem baseada em projetos. Alguns conteúdos serão abordados de forma expositiva-dialogada. Para que os conteúdos sejam associados entre si, poderão ser desenvolvidas tempestades cerebrais e resolução de exercícios por meio de redes sociais temáticas. Para esta estratégia e para as aulas práticas, é importante a participação de alunos PAE e monitores da graduação, os quais “comandam” as discussões online, preparam e auxiliam na execução de aulas práticas.
Critério
Ao longo do módulo os alunos serão incentivados a construir o conhecimento que será avaliado por meio de: 1. Avaliação Atitudinal: disciplina, pontualidade; uso de EPI e normas de biossegurança em aulas práticas; 2. Resolução de exercícios em sala e dinâmicas de grupo nas quais os alunos apresentam o conteúdo aprendido; 3. Participação e sua evolução nos fóruns de discussão online e nas aulas práticas, com relatórios de execução e interpretação; 4. Avaliação escrita (3) Será aprovado o aluno que obtiver média final igual ou superior a 5 (cinco), calculada com base nos 4 pontos avaliados.
Norma de Recuperação
A recuperação será feita por meio de revisão de conteúdo pelo estudante e resolução de dúvidas junto aos docentes sobre os temas desenvolvidos e realização de uma prova, conforme as normas fixadas pela Comissão de Graduação da FCFRP. Será considerado aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 5. O período de recuperação será fixado pela Comissão de Graduação.
 
Bibliografia
     
TRAVELS, J.  WALPORT, M., MURPHY, K., Imunobiologia de Janeway - 8ª Ed. 2014., Artemed Editora. (ISBN: 9788582710395)
GOLDSBY, R.A., MARKUS, D.A., KINDT, T.J., BARBARA, A, Imunologia de KUBY. 6º ed, Artemed Editora, 2008. (ISBN: 9788536311913)
ABBAS, A.K., LICHTMAN, A.H.; PILLAI, S., Imunologia Celular e Molecular. 7º ed., Elsevier, 2012. (ISBN- 9788535247442)
ZAGO, M.A., FALCÃO, R.P., PASQUINI, R. (Eds.) Tratado de Hematologia. 1a Ed. Atheneu, 2013. ( ISBN - 8538804545.
Vaz, A. J.; Takei, K.; Bueno, E. C.; Ciências Farmacêuticas - Imunoensaios - Fundamentos E Aplicações,1°ed., Guanabara Koogan, 2007 (ISBN: 9788527713344)
 

Clique para consultar os requisitos para CGF2038

Clique para consultar o oferecimento para CGF2038

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP