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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais da FCFRP
 
Disciplina: CGF2069 - Gestão da Inovação e Empreendedorismo
Innovation Management and Entrepreneurship

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação: 14/07/2020

Objetivos
	Compreender que os conceitos teóricos de planejamento de longo e médio prazo, tomada de decisão e resolução de conflito, organização, liderança, motivação, trabalho de equipe, negociação e solução de conflitos serão aplicados na prática em todas as atividades acadêmicas e profissionais.
	Capacitar o discente com os conhecimentos teóricos e práticos das funções administrativas de planejamento, organização, liderança, motivação e trabalho em equipe para o exercício das atividades inerentes do profissional farmacêutico nas diversas organizações com e sem fins lucrativos da área farmacêutica e afins.
	Compreender e constatar como funcionam e como interagem de forma sistêmica as áreas funcionais de marketing, pesquisa e desenvolvimento, finanças, logística, produção e recursos humanos. 
	Desenvolver habilidades de resolução de problemas, liderança, solução de conflito e liderança. 
	Refletir e avaliar criticamente a integração das funções administrativas nas áreas funcionais e a sustentabilidade
	Compreender o papel da inovação no contexto das organizações farmacêuticas e afins
	Desenvolver habilidade empreendedoras e um plano de negócio
 
Compreender que os conceitos teóricos de planejamento de longo e médio prazo, tomada de decisão e resolução de conflito, organização, liderança, motivação, trabalho de equipe, negociação e solução de conflitos serão aplicados na prática em todas as atividades acadêmicas e profissionais. Capacitar o discente com os conhecimentos teóricos e práticos das funções administrativas de planejamento, organização, liderança, motivação e trabalho em equipe para o exercício das atividades inerentes do profissional farmacêutico nas diversas organizações com e sem fins lucrativos da área farmacêutica e afins. Compreender e constatar como funcionam e como interagem de forma sistêmica as áreas funcionais de marketing, pesquisa e desenvolvimento, finanças, logística, produção e recursos humanos. Desenvolver habilidades de resolução de problemas, liderança, solução de conflito e liderança. Refletir e avaliar criticamente a integração das funções administrativas nas áreas funcionais e a sustentabilidade Compreender o papel da inovação no contexto das organizações farmacêuticas e afins Desenvolver habilidade empreendedoras e um plano de negócio
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
93996 - Vania Passarini Takahashi
 
Programa Resumido
Conceitos de Inovação, estratégias de inovação e os processos de inovação, gestão da Inovação Aberta (Open Innovation), Gestão da Transferência de Tecnologia, Monitoramento e prospecção tecnológica e análise de patente e Propriedade intelectual e seu gerenciamento
 
O módulo Gestão compreenderá 2 tópicos obrigatórios (Administração e Marketing nas Organizações Farmacêuticas e Gerenciamento da Qualidade) e de 1 tópico eletivo (Gestão da Inovação e Empreendedorismo). Possibilitará ao discente aplicar conceitos teóricos de planejamento de longo e médio prazo, tomada de decisão e resolução de conflito, organização, liderança, motivação, trabalho de equipe, negociação e solução de conflitos durante todas as suas atividades acadêmicas ao longo do curso. O módulo Gestão proporcionará aos discentes uma visão crítica e prática das atividades de gestão no ambiente das organizações do setor farmacêutico e cosmético, farmácias de manipulação, drogarias, unidades básicas e saúde, as quais o profissional farmacêutico exercerá suas atribuições. Além de estimular o lado empreendedor do discente quando este formular um plano de negócio. Promoverá um entendimento sobre o processo de inovação, auxiliando os discentes na percepção dos riscos e oportunidades de inovação no ambiente no qual as organizações farmacêuticas e cosméticas se encontram inseridas e na importância da sua administração.
 
 
Programa
1)	Conceitos de Inovação
2)	Estratégias de inovação e os processos de inovação
3)	Gestão da Inovação Aberta (Open Innovation)
4)	Gestão da Transferência de Tecnologia
5)	Monitoramento e prospecção tecnológica e análise de patente
6)	Propriedade intelectual e seu gerenciamento
 
Conceitos de Inovação Estratégias de inovação e os processos de inovação Gestão da Inovação Aberta (Open Innovation) Gestão da Transferência de Tecnologia Monitoramento e prospecção tecnológica e análise de patente Propriedade intelectual e seu gerenciamento
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas dialogadas, estudo de caso, palestras proferidas por profissionais convidados, aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem baseada em projetos, construção de blogs.
Critério
Provas individuais; Estudos de casos realizados em grupos; Projeto desenvolvido em grupo: avaliação do trabalho escrito e da apresentação do projeto.
Norma de Recuperação
Prova.
 
Bibliografia
     
1. TAKAHASHI, S.; TAKAHASHI, V.P. Estratégia de inovação: oportunidades e competências. São Paulo, Manole, 2011. 2. TAKAHASHI, S.; TAKAHASHI, V.P. Gestão de Inovação de Produtos: Estratégia, Processo, Organização e Conhecimento. Rio de Janeiro, Elsevier, 2007. 3. PRAHALAD, C.K.; KRISHNAN, M.S.. A nova era da Inovação: a inovação focada no relacionamento com o cliente. Rio de Janeiro, Elsevier, 2008. 4. CHESBROUGH, H. Open business models: how to thrive in the new innovation landscape. Boston, Harvard Business School Press, 2006. 5. CHESBROUGH, H.; VANHAVERBEKE, W.; WEST, J. Open innovation: researching a new paradigm. New York, Oxford University Press, 2008. 6. KIM, W.C.; MAUBORGNE, R. A estratégia do oceano azul. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. 7. CHRISTENSEN, C. M. O dilema da Inovação. São Paulo, M. Books Editora, 2011. 8. BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman Companhia, 2009. 9. TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da Inovação. Porto Alegre, Boojman Companhia, 2008. 10. GOVINDARAJAN, V.; TRIMBLE, C. Inovação reversa: descubra as oportunidades ocultas nos mercados emergentes. Rio de Janeiro, Elsevier, 2012. 11. JONASH, R. S.; SOMMERLATTE, T. O valor da inovação. Rio de Janeiro, Elsevier, 2003. 12. BRUNO FARIA, M.F.; VARGAS, E. R. Criatividade e inovação nas organizações: desafios para a competividade. Atlas, 2013. 13. SERAFIM, L O poder da inovação: coo alavancar a inovação na sua empresa. Saraiva, 2011. 14. DYER, J. Gregersen, H; CHRISTENSEN, C. M. DNA do Inovador: dominando as 5 habilidades dos inovadores de ruptura, HSM EDITORA, 2012. 15. DORNELAS, J. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios, Empreende, 2018. 16. DOLABELA, F. GORINI, M. Empreendedorismo na base da pirâmide, Elsevier/ Altas Books, 2014. 17. COOPER, B.; VLASKOVITS, P. Empreendedorismo Enxuto, Atlas, 2016. 18. CAVALVANTI, M.; FAROH, O. EL. Empreendedorismo Estratégico: criação e gestão de pequenas empresas. Cengange do Brasil, 2017. 19. DORNELAS, J,; BIM, A; FREITAS, G. Planos de Negócios com o modelo Canvas: guia prático de avaliação de ideias de negócios a partir de exemplos, LTC, 2018.
 

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