Apresentar as múltiplas etapas da construção do livro. Discutir as formas de intervenção no texto a partir de elementos gráficos, considerando as possibilidades e os limites de atuação do produtor gráfico no tempo e no espaço.
Visão de conjunto do processo gráfico: pré-impressão (ou pré-mídia), sistemas de impressão e acabamento. Tal perspectiva pressupõe a compreensão das sucessivas etapas da construção do livro, desde a invenção dos tipos móveis e dos prelos (sec. XV) até o aparecimento de novas tecnologias de pré-impressão e impressão, no curso dos séculos XIX e XXI. Discute-se, além disso, as múltiplas relações existentes entre a produção impressa – e as artes gráficas, de modo mais amplo – e o desenvolvimento do meio técnico e tecnológico, em uma perspectiva a um só tempo diacrônica (a evolução dos métodos e processos) e sincrônica (os pontos de clivagem e os diferentes ritmos de organização da área gráfica de acordo com as condições materiais de cada sociedade). A análise insere o Brasil nos quadros da produção do livro internacional, notadamente europeia e norte-americana, buscando compreender criticamente sua peculiaridade histórica e os avanços observados a partir do último quartel do século XX.
14.1. Elementos visuais e componentes formais do livro14.2. Processo gráfico: visão de conjunto14.3. Princípios e técnicas de tipografia: composição e impressão14.4. Produção gráfica “na era das revoluções”: de Stanhope às rotativas14.5. Sistemas de impressão: serigrafia, rotogravura, flexografia 14.6. Off-set: pré-impressão e impressão 14.7. Papel e tinta14.8. Acabamento Editorial 14.9. O processo gráfico na era digital ou “o que há de mais avançado” (1970-2010)
ARAÚJO, Emanuel. A construção do livro. 2ª ed. São Paulo: Edunesp; Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.BAER, Lorenzo. Produção gráfica. 6ª ed. São Paulo: Senac, 2005.BANN, David. Actualidad en la producción de artes gráficas. Barcelona: Naturart, 2008.BIKER, João. Manual tipográfico de Giambatista Bodoni. Coimbra: Almedina, 2001.BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico (versão 3.0). 2ª ed. São Paulo: Cosac Naify, 2005.CAMARGO, Mário de (org.). Gráfica: arte e indústria no Brasil. 180 anos de história. 2ª ed. São Paulo: Bandeirantes Gráfica, 2005.CARAMILLO Neto, Mario. Produção gráfica II: papel, tinta, impressão e acabamento. São Paulo: Global, 1997.CRAIG, James. Produção gráfica. São Paulo: Mosaico; Edusp, 1980.FARIA, Maria Isabel; PERICÃO, Maria da Graça. Dicionário do livro. Da escrita ao livro eletrônico. São Paulo: Edusp, 2008.FRASER, Tom; BANKS, Adam. O guia completo da cor. São Paulo: Senac, 2007.HASLAM, Andrew. O livro e o designer II. Como criar e produzir livros. São Paulo: Rosari, 2007.HUOFMANN-GATTI, Thérèse. A história do papel artesanal no Brasil. São Paulo: Associação Brasileira de Técnica de Celulose e Papel, 2007.IBGE. Serviço Gráfico. Catálogo de tipos. Rio de Janeiro, 1952.Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Catálogo de tipos: fotocomposição. São Paulo: Imesp, 1985.KIPPHAN, Helmut. Handbook of print media. Heidelberg: Springer, 2001.LUNARDELLI, Américo Augusto; ROSSI FILHO, Sérgio. Acabamento, encadernação e enobrecimento de produtos impressos. Ribeirão Preto [SP]: Lunardelli Editora, 2007.MARTINS, Jorge Manuel. Profissões do Livro. Editores e Gráficos. Críticos e livreiros. Lisboa: Verbo, 2005. MARTINS, Nelson. A imagem digital na editoração: manipulação, conversão e fechamento de arquivos. São Paulo: Senac, 2003.MC MURTRIE, Douglas C. O livro. 3ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1997.SATUE, Enric. Aldo Manuzio. Editor, Tipógrafo, Livreiro. Cotia: Ateliê Editorial, 2005.