Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Jornalismo e Editoração
 
Disciplina: CJE0383 - Edição de Livros Didáticos e Paradidáticos
Textbooks Editing

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Apresentar cenário e personagens envolvidos no uso de livros didáticos, o sistema habitual de produção desses livros, sua comercialização e principais contribuições de pesquisas sobre o tema.
Oferecer elementos para a formação de editores de livros didáticos e para a avaliação desses livros como produtos editoriais e instrumentos pedagógicos.
 
 
 
Programa Resumido
Aspectos políticos e econômicos da produção dos livros didáticos, especialmente desde a criação do PNLD até 2008. Comercialização dos livros didáticos e paradidáticos: os papéis dos professores, do governo federal e da indústria editorial. Contexto educacional brasileiro e público dos livros didáticos (alunos e professores). Critérios para avaliação da legibilidade visual e textual dos livros didáticos. Preconceitos e ideologia como currículo oculto dos livros didáticos. Papel do profissional de editoração na produção dos livros didáticos.
 
 
 
Programa
1. Aspectos políticos e econômicos da produção dos livros didáticos, especialmente desde a criação do PNLD até 2008. 
2. Comercialização dos livros didáticos e paradidáticos: os papéis dos professores, do governo federal e da indústria editorial.
3. Contexto educacional brasileiro e público dos livros didáticos (alunos e professores).
4. Critérios para avaliação da legibilidade visual e textual dos livros didáticos.
5. Preconceitos e ideologia como currículo oculto dos livros didáticos.
6. Papel do profissional de editoração na produção dos livros didáticos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, discussão de leituras, análise de livros didáticos, colóquios com autores, editores e pesquisadores.
Critério
Trabalhos individuais, trabalhos em grupo, provas, apresentação de seminário em grupo.
Norma de Recuperação
O aluno que obtiver nota 4,5 será submetido a uma prova imediatamente após o encerramento do semestre.
 
Bibliografia
     
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. A avaliação dos livros didáticos: para entender o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). In Roxane Rojo e Antônio A.G. Batista (orgs). Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas (SP), Mercado de Letras, 2003. p25-67.
BEAUMONT, Michael. Type: design, color, character and use. Cincinnati (EUA), North Light Books, 1987.
BOCCHINI, Maria Otilia. Legibilidade visual e projeto gráfico na avaliação de livros didáticos pelo PNLD. Anais do Simpósio Internacional Livro Didático, Educação e História. São Paulo, Faculdade de Educação USP, 2007.
CANTARELLI, Ligia Cosmo. Diagramação de livros didáticos. Trabalho de Conclusão de Curso (Editoração, ECA-USP, orient. Maria Otilia Bocchini), 2001.
CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. A tolerância como virtude. Revista USP, n.69, p6-13,março/maio 2006
CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). Tese de Doutorado, São Paulo, PUCSP, 2007
CHOPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30,n.3.p549-566, set/dez.2004
FREITAG, Bárbara et al. O livro didático em questão. São Paulo, Cortez/Autores Associados, 1989.
GÉRARD, François-Marie e ROEGIERS, Xavier. Conceber e avaliar manuais escolares. trad. Júlia Ferreira e Helena Peralta. Porto, Porto Editora, 1998.
HÖFLING, Eloísa da Mattos. Notas para discussão quanto à implementação de programas de governo: em foco o Programa Nacional do Livro Didático. Educação e Sociedade, anoXXI,n70, abril/2000,p159-170.
KANASHIRO, Cíntia Shukusawa. Livro didático de geografia: PNLD, materialidade e uso na sala de aula. Dissertação de Mestrado. São Paulo, ECA/USP, 2008.
KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas, Pontes, 1989.
KOSHIYAMA, Alice Mitika, LAHNI, Claudia R. e BOCCHINI, Maria Otilia. Questão de gênero e comunicação: experiências em pesquisa, ensino e extensão. Anais do 29ºCongresso Intercom, Santos, 2006.
LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. trad. André Stolarski. São Paulo, Cosac Naify, 2006
MICHEL, Andrée. Não aos estereótipos: vencer o sexismo nos livros para crianças e nos manuais escolares. São Paulo/Paris, Conselho Estadual da Condição Feminina, Unesco, 1989.
MIRANDA, Sonia Regina e LUCA, Tania Regina de. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História. v.24n.48, p123-144, 2004
OLIVEIRA, Lívio Lima de. Indústria editorial e governo federal: o caso do Programa Biblioteca na Escola (PNBE) e suas seis primeiras edições. Tese de Doutorado. São Paulo, ECA/USP, 2008
OLIVEIRA, Romualdo Portela de (org.). Política educacional: impasses e alternativas. São Paulo, Cortez, 1995.
SILVA, Ana Célia. Desconstruindo a discriminação do negro no livro didático. Salvador (BA), Edufba, 2001.
SILVA, Luiz Heron (org). A escola cidadã no contexto da globalização. 4ed. Petrópolis (RJ), Vozes, 2000.
SOARES, Magda Becker. Um olhar sobre o livro didático. Presença Pedagógica. v.2n.12nov.dez.1996,p 53-63.
TOLENTINO NETO, Luiz Caldeira Brant de. O processo de escolha do livro didático de ciências por professores de 1ª a 4 séries. Dissertação de Mestrado. São Paulo, Faculdade de Educação/USP, 2003.
WHEILDON, Colin. Type and layout: how typography and design can get your message across – or get in the way. Berkeley, Strathmoor Press, 1997
WHITE, Jan V. Edição e design: para designers, diretores de arte e editores. trad. Luis Reyes Gil. São Paulo, JSN, 2006
WILLBERG, Hans Peter e FORSSMAN, Friedrich. Primeiros socorros em tipografia. trad. Hans Dürrich. São Paulo, Rosari, 2007.
 

Clique para consultar os requisitos para CJE0383

Clique para consultar o oferecimento para CJE0383

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP