Fornecer elementos essenciais para o conhecimento da evolução da cultura literária produzida no Brasil Imperial e nos primeiros anos da República, início do século XIX até o início do século XX, com vistas a formar um leitor consciente e apto a se posicionar corretamente diante de textos de épocas diferentes de seu tempo e, também, diante de textos de sua própria época. Paralelamente, serão postos em destaque o modo de veiculação da cultura literária nos diferentes períodos da formação do sistema que possibilita tal veiculação, em contínuo paralelo com os diversos modos de impressão e divulgação de textos literários ao longo da história da cultura, entendida como parte de um discurso maior, que é o discurso sócio-cultural. Nesse sentido, deverá ser examinado o processo de implantação da imprensa no Brasil, com a vinda da Família Real, em 1808. Durante do Romantismo, examinar-se-á também a função do jornal diário na divulgação do romance, sobretudo a partir de Joaquim Manuel de Macedo, Manuel Antônio de Almeida e José de Alencar. Já para o fim o Segundo Reinado, com o advento do Realismo, surgem as revistas literária, nas quais Machado de Assis passará a exercer influência.
Noção de discurso social e discurso literário, interação entre ambos. Caracterização das particularidades estilísticas dos diversos períodos históricos do discurso literário, com destaque para sua função social nos respectivos períodos. Assim, será descrita a produção literária do século XIX, com os respectivos nomes convencionais: Pré-Romantismo, Romantismo, Realismo (Parnasia-nismo, Naturalismo, Impressionismo), Simbolis-mo e Pré-Modernismo.
Noção de discurso social e discurso literário, interação entre ambos. Caracterização das particularidades estilísticas dos diversos períodos históricos do discurso literário, com destaque para sua função social nos respectivos períodos. O curso pretende apresentar um panorama da literatura brasileira do século XIX, com rápida notícia histórica desde o Romantismo até o Simbolismo, com apresentação mais demorada de Machado de Assis, que deverá ocupar cerca de metade das aulas. As unidades didáticas serão as escolas literárias consagradas pela tradição: Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo e Simbolismo. Cada período será apresentado por um texto importante de autor consagrado, a partir do qual se comentarão as coordenadas estético-culturais do período a que pertence. No caso de Machado de Assis serão lidos e comentados romances e contos produzidos a partir de 1881, época consensualmente admitida como a de sua maturidade artística. A obra literária será considerada não só como artefato verbal, mas também como evento cultural, que resulta da articulação de vozes do presente e do passado, podendo também ecoar no futuro. O curso valorizará a perspectiva histórica, evitando, sempre que possível, o pressuposto teleológico de que as letras caminham em contínuo progresso do pior para o melhor. Será defendida a idéia de que as poéticas e os textos bastam aos fins para os quais foram criados. Não existe obra-prima absoluta, pois os textos serão entendidos como produtos de convenções culturais, e não como expressão metafísica de verdades transcendentes Assim, será descrita a produção literária do século XIX, com os respectivos nomes convencionais: Romantismo, Realismo (Parnasianismo, Naturalismo, Impressionismo), e Simbolismo. Em cada período, serão particularizados um ou dois autores, mediante os quais se extrairão noções que possam caracterizar o estilo coletivo dominante no período em questão. Para esse tipo de curso, é imprescindível o relacionamento da evolução do discurso literário com o andamento da história política e social do país, razão pela qual haverá necessidade apoio bibliográfico em livros de história do brasil, e não apenas nas histórias literárias.OBS. Nem todos os cursos serão panorâmicos. O professor pretende preservar a liberdade de trabalhar ora com um, ora com outro período. Pois a apresentação de todos os autores das três fases da literatura do século XX no Brasil pode tornar o curso muito horizontal e apenas informativo. A proposta é apresentar a noção do todo em uma ou duas aulas e, nas demais aulas, focalizar com especificidade um ou dois autores do momento escolhido. Haverá contínuo relacionamento da evolução do discurso literário com o andamento da histórica cultural do país. Por essa razão, haverá necessidade de apoio bibliográfico em livros de história do Brasil, e não apenas nas histórias literárias.
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