Trata-se do terceiro e último módulo da atividade laboratorial que se inicia no quarto semestre do curso de Editoração. Logo, a proposta se mantém: proporcionar ao aluno a oportunidade de vivenciar todas as etapas de produção do livro.
A disciplina, consoante ao espírito da atividade laboratorial exigida em um curso de formação específica como o de Editoração, propõe recompor através de seu programa toda a cadeia produtiva do livro: análise e seleção de originais, projeto gráfico, composição, revisão e fechamento de arquivo.
14.1. Avaliação e seleção de originais. 14.2. Discussão e análise de contrato de edição. 14.3. Projeto gráfico editorial (capa e miolo). 14.4. Desenvolvimento de novos suportes com base no uso ferramentas de tecnologia digital. 14.5. Cálculo de custo. 14.6. Preparação de texto e de prova. 14.7. Edição de iconografia. 14.8. Encomenda, seleção e encomenda de imagens para ilustração. 14.9. Coordenação de fluxo de trabalho. 14.10. Contato com fornecedores editoriais e gráficos. 14.11. Divulgação e lançamento.
ARAÚJO, Emanuel. A Construção do Livro. Rio de Janeiro; Brasília: Nova Fronteira; INL. 1986.HASLAM, Andrew. O livro e o designer II. Como Criar e Produzir Livros. São Paulo: Rosari, 2007.HENDEL, Richard. O Design do Livro. Cotia (SP): Ateliê Editorial, 2003.HOUAISS, Antônio. Elementos de Bibliologia. Ed. fac-similar. São Paulo; Brasília: Hucitec; INL/Fundação Nacional Pró-Memória, 1983.MAGALHÃES, Aluísio et al. Editoração Hoje. Rio de Janeiro: FGV, 1975.MARTIN, E. La Composición em Artes Gráficas. Barcelona: Ediciones Don Bosco, 1970, 2 vols.MARTINS, Nelson. A imagem digital na editoração. Manipulação, conversão e fechamento de arquivos. São Paulo: Senac, 2005.MC MURTRIE, Douglas. O Livro. 2ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1982.THE UNIVERSITY OF CHICAGO PRESS. The Chicago Manual of Style. The Essencial Guide for Writer, Editors and Publishers. 14ª ed. Chicago and London: The University of Chicago Press, 1993.