Proporcionar um conjunto de conhecimentos que capacite os participantes a atuar como profissionais em qualquer nível funcional das empresas jornalísticas, instrumentalizando-os para a compreensão e, por vezes, o desempenho de funções/atividades onde o gerenciamento é parte inerente do fazer jornalístico.
Ambiente corporativo e de mercado da mídia internacional e brasileira. Conceito de empresa informativa e produtos informativos. Estrutura organizacional. Convergência de mídias, processos e operacional. Modelos de negócios. Estratégias corporativas de negócios de informação. Modelos de receitas. Desenvolvimento e gestão de pessoas. Indicadores de qualidade.
• Cenário das empresas informativas brasileiras e internacionais. • Crise e transformação das empresas informativas no século XXI. • Gestão familiar e aspectos legais e comportamentais. • Estratégias corporativas de negócios de informação • Modelos de negócios. • Modelos de receitas. • Conceitos básicos de estrutura organizacional. • A estrutura das redações • Conceitos básicos de gestão de pessoas. • O perfil profissional e a formação dos profissionais de comunicação na era digital. • Inovações e Convergência • Gestão de mercado e de leitores • Gestão da qualidade. Indicadores de qualidade editorial. • Indicadores de desempenho de empresas informativas. Os manuais de redação.
LivrosBALDESSAR Maria José. A mudança anunciada: o cotidiano dos jornalistas com o computador na redação. Florianópolis: Insular, 2004.BALZAC, Honoré de. Os jornalistas. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. BIAL Pedro. Roberto Marinho. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. BORGERTH Luiz Eduardo. Quem e como fizemos a TV Globo. São Paulo: A Girafa, 2003. BRITTOS Valério Cruz e BOLANO Cesar Ricardo Siqueira. Rede Globo: 40 anos de poder e hegemonia. São Paulo: Paulus, 2005.CONTI, Mario Sergio. Notícias do Planalto: a imprensa e Fernando Collor. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.CORRÊA Elizabeth Saad. Jornalismo, tecnologia e competitividade: o caso da Agência Estado. Tese de doutoramento. São Paulo: ECA-USP, 1994HAMILTON, James T. All the news that’s fit to sell: how the market transforms information into news. Princeton: Princeton University Press, 2004.LINS DA SILVA Carlos Eduardo. Mil dias: os bastidores da revolução de um grande jornal. São Paulo: Trajetória Cultural, 1988.LINS DA SILVA Carlos Eduardo. Mil dias: seis mil dias depois. São Paulo: PubliFolha, 2005.LINS DA SILVA Carlos Eduardo. O adiantado da hora: a influência americana sobre o jornalismo brasileiro. São Paulo: Summus, 1981.MAQUIAVEL, Niccoló. O príncipe (comentado por Napoleão Bonaparte). São Paulo: Martin Claret, 2005. MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. (6ª Edição Revisada e Ampliada). São Paulo: Editora Atlas, 1995.MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração: da Escola Científica à Competitividade na Economia Globalizada. Sampa: Editora Atlas, 2000.MEYER, Philip. The vanishing newspaper: saving journalism in the information age. Columbia: University of Missouri Press, 2004.MORAIS Fernando. Chatô, o rei do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.NOBLAT, Ricardo. A arte de fazer um jornal diário. São Paulo: Contexto, 2002. RIBEIRO Jorge Cláudio. Sempre Alerta: condições e contradições do trabalho jornalístico. São Paulo: Brasiliense, 1994.SAAD, Beth. Estratégias para Mídia Digital: internet, informação e comunicação. São Paulo: Editora SENAC, 2003SÁNCHEZ-TABERNERO, Alfonso. Dirección estratégica de empresas de comunicación. Pamplona: Cátedra Signo e imagen, 2000.SILVA Arlindo. A fantástica história de Silvio Santos. São Paulo: Editora do Brasil, 2000.SOUTO Leonardo Fernandes (org). o profissional da informação em tempo de mudanças. Campinas: Alínea, 2005.TALESE Gay. O reino e o poder: uma história do New York Times. São Paulo: Companhia das Letras: 2000.TRAQUINA Nelson. A tribo jornalística: uma comunidade transnacional. Lisboa: Editorial Notícias, 2004. TRAVANCAS Isabel Siqueira. O mundo dos jornalistas. São Paulo: Summus, 1993.WAINER Samuel. Minha razão de viver, memórias de um repórter. Coordenação editorial: Augusto Nunes. Rio de Janeiro: Record, 1988. Periódicos e Newsletters, Websites Inforamtivo ANJ – Associação Nacional dos Jornais: http://www.anj.org.br; Revista Exame; Revista Meio & Mensagem. Columbia Journalism Review – http://www.cjr.org; Editor & Publisher – http://www.mediainfo.com; Portal da NAA – http://www.newspaper_industry.org; Poynter Institute – http://www.poynter.org; MediaLab – MIT – http://www.media.mit.edu; Comunique-se – http://www.comuniquese.com.br; Jornalistas na web – www.jornalistasnaweb.com.br; Blue Bus – www.bluebus.com.br; Editors Weblog – http:??www.editorsweblog.org.