Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Jornalismo e Editoração
 
Disciplina: CJE0489 - Jornalismo Econômico
Business Journalism

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Capacitar o aluno ao exercício imediato do jornalismo econômico, dotando-o dos conhecimentos básicos da teoria econômica e dos conhecimentos operacionais ligados ao dia a dia da economia e a prática jornalística. Discutir as várias modalidades de jornalismo econômico nacional e internacional, e fazer a sua crítica.

 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2158052 - Eun Yung Park
 
Programa Resumido
Macroeconomia: Sistemas econômicos. Crescimento. Desemprego. Inflação. Produtividade.; Políticas econômica, fiscal, monetária e salarial.; Privatizações e regulação do mercado.; Investimentos estrangeiros.; Indicadores econômicos. Microeconomia: Sistema organizacional de empresas.; Governança corporativa.; Market share e marketing da marca.; Alguns princípios de contabilidade.; Como ler um balanço patrimonial. Mercado financeiro: Bancos Centrais.; BM&F – Bovespa.; Mercado de capitais.; Derivativos. Comércio internacional: Relações comerciais internacionais.; Globalização e o ciclo de negócios.; Organização mundial do comércio.; Acordos comerciais regionais.; Tarifas de proteção. Barreiras não tarifárias
 
 
 
Programa
Macroeconomia
1.Sistemas econômicos. Crescimento. Desemprego. Inflação. Produtividade.
2.Políticas econômica, fiscal, monetária e salarial.
3.Privatizações e regulação do mercado.
4.Investimentos estrangeiros.
5.Indicadores econômicos.


Microeconomia
1.Sistema organizacional de empresas.
2.Governança corporativa.
3.Market share e marketing da marca.
4.Alguns princípios de contabilidade.
5.Como ler um balanço patrimonial.

Mercado financeiro
1.Bancos Centrais.
2.BM&F – Bovespa
3.Mercado de capitais.
4.Derivativos.

Comércio internacional
1.Relações comerciais internacionais.
2.Globalização e o ciclo de negócios.
3.Organização mundial do comércio.
4.Acordos comerciais regionais.
5.Tarifas de proteção. Barreiras não tarifárias

 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas;
Leitura dirigida;
Debates e dinâmica de grupo.
Critério
Participação em sala de aula;
Exercícios escritos realizados em sala de aula;
Trabalhos individuais e/ou em grupo;
Seminários;
Avaliação escrita individual escrita.
Norma de Recuperação
A disciplina não oferece possibilidade de recuperação.
 
Bibliografia
     
Básica:
CARBAUGH, Robert J. Economia internacional. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2004.
FORTUNA, Eduardo. Mercado financeiro: produtos e serviços. Rio de Janeiro: Qualiymark, 2004.
ROUSH, Chris. Profits ans losses: business journalism and its role in society. Oak Park: Marion Street Press, 2006.
ROUSH, Chris. Show me the money: writing business and economics stories for mass communication. New York: Routledge, 2008.
THOMPSON, Terri. Writing about business: the new Columbia Knight-Bagehot Guide to Economics and Business Journalism. New York: Columbia University Press, 2001.

Complementar:
BASILE, Sidnei. Elementos de jornalismo econômico: a sociedade bem informada é uma sociedade melhor. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
CALDAS, Suely. Jornalismo econômico. São Paulo: Contexto, 2003.
KORTEN, David C. Quando as corporações regem o mundo. São Paulo: Editora Futura, 1996.
KUCINSKI, Bernardo. Jornalismo Econômico. EDUSP, São Paulo 1996.
MANKIW, N. Gregory. Introdução à economia. 2ª. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
QUINTÃO, Aylê-Salassiê Filgueiras. O jornalismo econômico no Brasil depois de 1964. Rio de Janeiro: Agir, 1987.
SANDRONI, Paulo. Novo dicionário de economia. 6 ed. São Paulo: Editora Best Seller, 1994.
 

Clique para consultar os requisitos para CJE0489

Clique para consultar o oferecimento para CJE0489

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP