Capacitar o aluno ao exercício imediato do jornalismo econômico, dotando-o dos conhecimentos básicos da teoria econômica e dos conhecimentos operacionais ligados ao dia a dia da economia e a prática jornalística. Discutir as várias modalidades de jornalismo econômico nacional e internacional, e fazer a sua crítica.
Macroeconomia: Sistemas econômicos. Crescimento. Desemprego. Inflação. Produtividade.; Políticas econômica, fiscal, monetária e salarial.; Privatizações e regulação do mercado.; Investimentos estrangeiros.; Indicadores econômicos. Microeconomia: Sistema organizacional de empresas.; Governança corporativa.; Market share e marketing da marca.; Alguns princípios de contabilidade.; Como ler um balanço patrimonial. Mercado financeiro: Bancos Centrais.; BM&F – Bovespa.; Mercado de capitais.; Derivativos. Comércio internacional: Relações comerciais internacionais.; Globalização e o ciclo de negócios.; Organização mundial do comércio.; Acordos comerciais regionais.; Tarifas de proteção. Barreiras não tarifárias
Macroeconomia1.Sistemas econômicos. Crescimento. Desemprego. Inflação. Produtividade.2.Políticas econômica, fiscal, monetária e salarial.3.Privatizações e regulação do mercado.4.Investimentos estrangeiros.5.Indicadores econômicos.Microeconomia1.Sistema organizacional de empresas.2.Governança corporativa.3.Market share e marketing da marca.4.Alguns princípios de contabilidade.5.Como ler um balanço patrimonial.Mercado financeiro1.Bancos Centrais.2.BM&F – Bovespa3.Mercado de capitais.4.Derivativos.Comércio internacional1.Relações comerciais internacionais.2.Globalização e o ciclo de negócios.3.Organização mundial do comércio.4.Acordos comerciais regionais.5.Tarifas de proteção. Barreiras não tarifárias
Básica:CARBAUGH, Robert J. Economia internacional. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2004.FORTUNA, Eduardo. Mercado financeiro: produtos e serviços. Rio de Janeiro: Qualiymark, 2004.ROUSH, Chris. Profits ans losses: business journalism and its role in society. Oak Park: Marion Street Press, 2006.ROUSH, Chris. Show me the money: writing business and economics stories for mass communication. New York: Routledge, 2008.THOMPSON, Terri. Writing about business: the new Columbia Knight-Bagehot Guide to Economics and Business Journalism. New York: Columbia University Press, 2001.Complementar:BASILE, Sidnei. Elementos de jornalismo econômico: a sociedade bem informada é uma sociedade melhor. Rio de Janeiro: Campus, 2002.CALDAS, Suely. Jornalismo econômico. São Paulo: Contexto, 2003.KORTEN, David C. Quando as corporações regem o mundo. São Paulo: Editora Futura, 1996.KUCINSKI, Bernardo. Jornalismo Econômico. EDUSP, São Paulo 1996.MANKIW, N. Gregory. Introdução à economia. 2ª. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001.QUINTÃO, Aylê-Salassiê Filgueiras. O jornalismo econômico no Brasil depois de 1964. Rio de Janeiro: Agir, 1987.SANDRONI, Paulo. Novo dicionário de economia. 6 ed. São Paulo: Editora Best Seller, 1994.