O curso procura apresentar aos estudantes noções introdutórias sobre o Direito, Ética e as normas que estruturam o funcionamento do Estado brasileiro, com enfoque nas relações entre direito e atividades jornalísticas e de comunicação. A expectativa é que os estudantes possam ao final do curso conhecer não só como o jornalismo retrata as questões do direito e as normas que regulam e protegem o trabalho do jornalista, mas também discutir seu papel nos fenômenos mais amplos de realização da liberdade individual e política, e da legitimação democrática do Estado de direito. As aulas serão expositivas e terão a colaboração de grupos de debate formados entre os estudantes, que comentarão as leituras principais e materiais de referência, estimulando e refinando a discussão. Serão também realizados exercícios e dinâmicas em sala de aula com a finalidade de fixar conteúdos.
- Introdução do curso 1. Direito e sua relação com a Ética 2. Ética, Legislação e Constituição 3. Função legislativa: como são feitas as leis no Estado de Direito 4. Noções fundamentais sobre operação do Sistema de Justiça. 5. A liberdade como Direito Humano fundamental 6. Liberdade de Expressão e Direitos de Resposta: Entre diversidade e justificação 7. A atividade jornalística e suas relações com a Constituição 8. Direitos e deveres de comunicação: jornalismo, direito e esfera pública política 9. A atividade jornalística e suas relações com o Direito Civil e Direitos Autorais 10. A atividade jornalística e suas relações com o Direito Penal 11. Verdade, justiça e direitos humanos 12. Acesso à informação, transparência e comunicação 13. Mídias Digitais e sua regulação 14. Jornalismo, ética e direitos de reconhecimento 15. Comunicação, Violência e Direitos Humanos 16. Prova / entrega de trabalhos
1. Direito e sua relação com a Ética Problema prático: ativismo judicial, mídia e opinião pública. Cenas da cobertura do julgamento do Mensalão. 2. Ética, Legislação e Constituição Problema prático: direitos e deveres fundamentais de comunicação. 3. Função legislativa: como são feitas as leis no Estado de Direito Problema prático: a “PEC das domésticas” nos meios de comunicação e sua influência na aprovação do projeto. Exercício: qual é a hierarquia dos tratados de direitos humanos no ordenamento jurídico brasileiro? 4. Noções fundamentais sobre operação do Sistema de Justiça. Problema prático: Caso Dreyfus e a “marcha pela verdade” de Emile Zola. Exercício: Representação gráfica do Estado democrático de Direito, enfoque no sistema de justiça 5. A liberdade como Direito Humano fundamental Problemas práticos: Revogação da Lei de Imprensa, PNDH-3. 6. Liberdade de Expressão e Direitos de Resposta: Entre diversidade e justificação Problema prático: Lei da Mídia democrática 7. A atividade jornalística e suas relações com a Constituição Problema prático: Caso Wikileaks. 8. Direitos e deveres de comunicação: jornalismo, direito e esfera pública política Problema prático: transparência do jornalismo – O Código de ética das organizações Globo. Código de Ética dos Jornalistas. Manuais de redação. 9. A atividade jornalística e suas relações com o Direito Civil e Direitos Autorais. Problema prático: liberdade de imprensa e direitos da personalidade. 10. A atividade jornalística e suas relações com o Direito Penal Problema prático: comunicação da violência e a violência da comunicação: calúnia, injúria, difamação e outros crimes ligados à comunicação. 11. Verdade, justiça e direitos humanos Problema prático: a busca da verdade como ética jornalística. Qual é a melhor forma de narrar os fatos? 12. Acesso à informação, transparência e comunicação Problemas práticos: campanha de transparência da Folha de S.Paulo. Comissão da verdade. 13. Mídias Digitais e sua regulação Problema prático: como conciliar público e privado no mundo digital? 14. Jornalismo, ética e direitos de reconhecimento Problema prático: liberdade de expressão existencial e cultural e seus embates na esfera pública 15. Comunicação, Violência e Direitos Humanos Problema prático: a ética na imprensa como experiência de aprendizado: o caso das manifestações de junho. 16. Prova / entrega de trabalhos
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