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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Jornalismo e Editoração
 
Disciplina: CJE0518 - Filosofia
Philosophy

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
Fornecer aos alunos de Jornalismo e Editoração o quadro histórico das principais correntes do pensamento filosófico que influenciaram nossa contemporaneidade, com ênfase nas reflexões sobre o conhecimento e a percepção.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3125717 - Antonio Mario David Siqueira Ferreira
 
Programa Resumido
Os pré-socráticos e os sofistas: conhecimento e linguagem. A estrutura e a percepção do mundo segundo Platão e Aristóteles. O Islão e a Cristandade medieval: a validade do conhecimento. O recurso do método no racionalismo cartesiano. Matéria, mente e percepção no empirismo anglo-saxão.  A crítica da razão e do juízo em Kant.  O idealismo hegeliano e suas variações materialistas. Nietzsche: moral e conhecimento. A ontologia existencialista: conhecimento e liberdade. Intencionalidade e memória.
 
 
 
Programa
01. Os pré-socráticos e os sofistas: conhecimento e linguagem.
02. A estrutura e a percepção do mundo segundo Platão e Aristóteles.
03. O Islão e a Cristandade medieval: a validade do conhecimento.
04. O recurso do método no racionalismo cartesiano.
05. Matéria, mente e percepção no empirismo anglo-saxão.
06. A crítica da razão e do juízo em Kant.
07. O idealismo hegeliano e suas variações materialistas.
08. Nietzsche: moral e conhecimento.
09. A ontologia existencialista: conhecimento e liberdade.
10. Intencionalidade e memória.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas do professor e trabalhos orientados dos alunos formados em equipe ou individualmente.
Critério
Prova individual e escrita no semestre.
Norma de Recuperação
Prova escrita e individual em semestre subseqüente.
 
Bibliografia
     
DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. O Que é a Filosofia? Rio de Janeiro, ed. 34, 1992.
HABERMAS, Jurgen. O Discurso Filosófico da Modernidade. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990.
JAPIASSU, Hilton. Introdução ao Pensamento Epistemológico, 7ª ed. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1992.
LOGOS (Coleção). São Paulo, Nova Cultural, 1988.
PENSADORES, Os (coleção), São Paulo, Nova Cultural, 1988.
REZENDE, Antônio (org.). Curso de Filosofia, 5ª ed. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1992.
VÁRIOS. Primeira Filosofia. São Paulo, Brasiliense, 1984.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Estudantes de ensino médio, professores e gestores nas escolas estaduais Profa. Amélia Kerr Nogueira, e Prof. Ubaldo Costa Leite, situadas respectivamente nos distritos do Jd. ngela e da Brasilândia, no município de São Paulo. Tratam-se de escolas parceiras do projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (PODHE), projeto de extensão da ECA-USP e do Núcleo de Estudos da Violência da USP a ser curricularizada como AEX.
Objetivos da atividade
Apoio às oficinas do PODHE junto aos estudantes e professores, com envolvimento em debates, rodas de conversa e organização e execução de visita externa. Espera-se que as atividades resultem em interações entre estudantes secundaristas e graduandos, promovendo trocas de experiências e novas perspectivas sobre direitos humanos, como o direito à educação e ao acesso a serviços e bens públicos. Outra expectativa é fortalecer laços institucionais entre escola e universidade. Os trabalhos parciais e finais da disciplina serão orientados pelos trabalhos realizados nessas atividades extensionistas, de modo que elas tenham resultados para além do meio acadêmico.
Descrição da atividade
Assistência na elaboração e implementação de atividades de sensibilização em direitos humanos junto aos estudantes, professores e escolas; - Assistência na elaboração e implementação de atividade de vivência em direitos humanos junto aos estudantes, professores e escolas, por meio de apoio à organização de visita de estudantes à Universidade de São Paulo; - Elaboração de materiais audiovisuais de registro das atividades da visita dos estudantes, para retorno da atividade de visita.
Indicadores de avaliação da atividade
As atividades serão avaliadas por meio da realização das ações previstas, de relatos dos participantes a respeito das atividades, e da menção pelos secundaristas e professores nos instrumentos de avaliação do PODHE.

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