Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Jornalismo e Editoração
 
Disciplina: CJE0522 - Técnicas Gráficas em Jornalismo
Graphic Techniques in Jornalism

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 105 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Introduzir e discutir as noções, os elementos fundamentais e as principais características da linguagem visual do design de notícias e do planejamento do produto gráfico-editorial. Apresentar os principais sistemas de impressão e definir as etapas necessárias para a produção gráfica industrial de produtos jornalísticos. Fornecer subsídios teóricos para a análise das informações de natureza imagética, em particular as do jornalismo. Exercitar métodos e procedimentos práticos para a utilização dos elementos da linguagem gráfica, visando especificamente a exploração do potencial discursivo do design de notícias/jornalismo visual.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
39107 - Jose Coelho Sobrinho
6001732 - Luciano Guimarães
 
Programa Resumido
Introdução aos princípios do jornalismo visual. O essencial das artes gráficas e da produção gráfica para jornalistas. Métodos e procedimentos para produção visual em jornalismo. Percepção visual e sintaxe da página impressa. O planejamento e o projeto gráfico: projeto estrutural; projeto topográfico; projeto tipográfico; projeto iconográfico; projeto cromático.
 
 
 
Programa
1. Introdução aos princípios do jornalismo visual
1.1. Definição e delimitações do jornalismo visual, artes gráficas, produção gráfica,
design de notícias e design da informação etc.
1.2. Produtos do jornalismo visual.
1.2. Domínio do tempo e possibilidades criativas.
1.3. O projeto gráfico pré-determinando o espaço de redação; o design de notícias
adequado ao volume de informação.

2. Artes gráficas e produção gráfica.
2.1. Introdução aos princípios de reprodutibilidade.
2.2. Das gravuras aos processos industriais de impressão:
da xilogravura à tipografia; da água-forte à rotogravura, da litografia à offset.
2.3. Identificação das etapas e fluxogramas de impressão, pré-impressão e pós-impressão
necessários à produção de jornais e revistas.


3. Produção em jornalismo visual
3.1. Metodologia, planejamento e procedimentos.
3.2. Sistema modular x diagramação livre.
3.3. Elementos de produção e coordenação do projeto de jornais e revistas (projeto, manual,
espelho, diagrama, boneco).
3.4. Gramática visual do jornal e da revista, impressos e digitais; recursos gráficos específicos
do design de jornais e de revistas.
3.5. Produção, seleção e reprodução de imagens para jornais e revistas.

4. Percepção visual.
4.1. Natureza biofísica do olhar e construção fisiológica da imagem.
4.2. Cognição da imagem e percepção visual.
4.3. Leis compositivas da percepção.

5. Estética e sintaxe da página impressa.
5.1. Princípios da sintaxe visual: harmonia, equilíbrio, contraste, hierarquia, planos.
5.2. Design gráfico e movimentos artísticos formais: escolas, estilos e leis de composição.

6. Planejamento gráfico-editorial aplicado ao jornalismo: principais elementos do projeto gráfico utilizados como informação.

6.1. Projeto estrutural: elementos gráficos e suas funções; anatomia de jornais e revistas; padronização e variabilidade das unidades discursivas de jornais (capa, página, seção, caderno e suplemento especial e de revistas (capa, página, seções, duplas de páginas e sequências de páginas especiais).

6.2. Projeto topográfico: formas e formatos; proporções; espaço e distribuição dos elementos gráficos e a organização espacial da informação; diagramas/grids (design estrutural e construção modular x design não-estrutural e desconstrução do grid); fluxos de leitura e indicatividade; discursividade da forma como expressão gráfica.

6.3. Projeto tipográfico: elementos e reconhecimento dos traços distintivos; tipologia, classificações, famílias, fontes; tipometria; características estético-formais da tipografia; legibilidade; o estilo e o discurso tipográfico; usos (tipografia como representação imagética, histórica, da vocalização do discurso etc.).

6.4. Projeto iconográfico: classificação e tipologia das imagens no jornalismo; o uso apropriado de fotos, ilustrações, gráficos e infográficos; pesquisa iconográfica e produção de imagens no jornalismo; banco de imagens; direitos autorais; discussão e aplicação das relações possíveis entre texto e imagem no design de notícias.

6.5. Projeto cromático: teoria da cor-informação; escalas, sistemas; regras de harmonia e contraste; simbologia e discurso da cor no jornalismo.

6.6. Destaque: o design de infográficos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atividades individuais: Leituras programadas, análises de produtos jornalísticos com base nos itens do programa 6.2 a 6.6 e pequenos exercícios práticos. Atividades em grupo: paginação do jornal Notícias do Jardim São Remo e produção de relatório individual final sobre a participação na produção do jornal com análise das edições do semestre.
Critério
Empenho e compreensão do conteúdo demonstrados pela produção de análises (20%) e exercícios práticos (20%); participação individual na atividade em grupo e relatório (60%).
Norma de Recuperação
Reapresentação dos trabalhos solicitados avaliados com nota inferior a 7,0 (50%) e prova escrita (50%).
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica (10 títulos):

ALI, Fatima. A arte de editar revistas. IBEP nacional, 2009.
BANN, David. Novo manual de produção gráfica. São Paulo: Bookman, 2010.
COELHO SOBRINHO, J. Legibilidade e visibilidade dos tipos na comunicação impressa. São Paulo, IPCJE, 1987.
GUIMARÃES. L. As cores na mídia: a organização da cor-informação no jornalismo. São Paulo: Annablume, 2003.
HARRIS, C. R. , LESTER, P. M. Visual Journalism: a guide for new media professionals. Boston: Allyn and Bacon, 2002.
HARROVER, T. The Newspaper Designer’s Handbook. 5.ed. New York: Mc Graw Hill, 2002.
LUPTON, Ellen. Pensar com tipos. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
SAMARA, Timothy. Grid: construção e desconstrução. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
TEIXEIRA, Tattiana. Infografia e jornalismo: conceitos, análises e perspectivas. Salvador: Editora da UFBA, 2011.
WHITE, Jan W. Edição e design. 2.ed.


Bibliografia complementar (+40 títulos):

ABRIL. A revista no Brasil. São Paulo: Abril, 2000.
ADG. O valor do design: guia ADG Brasil de prática profissional do designer gráfico. 4.ed. São Paulo: ADG Brasil/Editora Senac São Paulo, 2003.
AGUILLERA, Y (org.). Preto no Branco: a arte gráfica de Amilcar de Castro. São Paulo: Discurso editorial/ Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
ARNHEIM, Rudolf. Arte & percepção visual: uma psicologia da visão criadora. 8.ed. São Paulo: Pioneira, 1994.
BAITELLO Junior, Norval. A era da iconofagia: ensaios de comunicação e cultura. São Paulo: Hacker, 2005.
BERGSTRÖM, Bo. Fundamentos da Comunicação Visual. São Paulo: Rosari, 2009.
BLACKWELL, Lewis. Tipografía del siglo XX. Barcelona: Gustavo Gili, 2004.
BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico (versão 3.0). São Paulo: Cosac Naify, 2005.
CAIRO, A. Infografía 2.0. Visualización interactiva de información em prensa. Madrid: Alamut, 2008.
CRAIG, James; BEVINGTON, William. Designing with Type: a basic course in Typography. 4.ed. New York Watson-Guptill, 1999.
DE PABLOS, J. M. Infoperiodismo: El periodista como creador de infografía. Madrid: Síntesis, 1999.
DEMPSEY, Amy. Estilos, escolas e movimentos: guia enciclopédico da arte moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
ELAM, Kimberly. Geometria do design. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
FERREIRA JUNIOR, J. Capas de jornal: a primeira imagem e o espaço gráfico visual. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003.
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.
GÄDE, R. Diseño de periódicos: sistema y método. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
GARCÍA, Mario R. Diseño y remodelación de periódicos. Pamplona: EUNSA, 1984.
GUIMARÃES, L. A imagem e o retângulo: experiências com a binariedade dentro-fora no jornalismo de turismo. Significação. N.28. São Paulo: ECA-USP/Centro de pesquisa em poética da imagem./Annablume, 2007.
GUIMARÃES, L. As inversões assimétricas e as estratégias do jornalismo visual. Revista Comunicação Midiática, Bauru. n.4, 2005.
GUIMARÃES, L. O Continuum tecnológico e universais do jornalismo visual. In: Coelho, J.G.; Guimarães, L.; Vicente, M. M. (orgs.). O futuro: ruptura-continuidade. Desafios para a comunicação e para a sociedade. São Paulo: Annablume, 2006.
GUIMARÃES, L. O Jornalismo visual e a formação do imaginário político. In: Goulart, J. (org.). Mídia e Democracia. São Paulo: Annablume, 2006.
GUIMARÃES, L. O Jornalismo visual e o eixo “direita-esquerda” como estratégia da imagem. In: Baitello Jr.; Guimarães, L.; Menezes, J. E. de O.; Paiero, D. (orgs.). Os símbolos vivem mais que os homens: ensaios de comunicação, cultura e mídia. São Paulo: Annablume, 2006.
GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação: a construção biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores. 3.ed. São Paulo: Annablume, 2004.
HARRIS, Jack; WITHROW, Steven. Ilustración vectorial: los secretos de la creación digital de imágenes. Madri: Promopress, 2009.
HELLER, Steven, CHWAST, Seymour. Ilustration: a visual history. New York, Abrams, 2008.
HIDALGO, A. L. Generos periodísticos complementarios: uma aproximación crítica a los formatos del periodismo visual. Sevilla: Comunicación Social, 2002.
HURLBURT, A. The Grid: a modular system for the design and production of newspaper, magazines and books. New York: Vans Nostrand Reinho, 1997.
JACOBSON, Robert (ed.). Information Design. Cambridge/London: The MIT Press, 1999.
MACLEOD, Steve. Postproducción del color. v.5. Madri: Blume, 2009.
MELO, C. H. Design de revistas: Senhor está para a ilustração assim como Realidade está para a fotografia. In. MELO, C. H. (org.). O design brasileiro – anos 60. São Paulo: Cosac Naify, 2006. p. 98-187.
MOEN, D. R. Newspaper layout & design: a team approach. Iowa: Iowa St. Universty Press, 2000.
ROYO, Javier. Design digital. São Paulo: Rosari, 2008.
SEDDON, Tony. Imágenes: Flujo de trabajo digital para diseñadores gráficos. Barcelona: Gustavo Gili, 2008.
SILVA, R. S. . Controle remoto de papel - o efeito do zapping no jornalismo impresso diário. São Paulo: Anablumme, 2007.
SOCIETY FOR NEWS DESIGN. Best of newspaper design. New York: Rockport Publishers. (edições periódicas anuais)
VILLAFAÑE, J.; MÍNGUEZ, N. Principios de Teoria General de la Imagen. Madrid: Pirâmide,1996.
WHITE, Jan W. Edição e design. 2.ed.
ZEEGEN, Lawrence. Ilustración digital: uma clase magistral de creación de imágenes. Madri: Promopress, 2007.
 

Clique para consultar os requisitos para CJE0522

Clique para consultar o oferecimento para CJE0522

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP