Introduzir e discutir as noções, os elementos fundamentais e as principais características da linguagem visual do design de notícias e do planejamento do produto gráfico-editorial. Apresentar os principais sistemas de impressão e definir as etapas necessárias para a produção gráfica industrial de produtos jornalísticos. Fornecer subsídios teóricos para a análise das informações de natureza imagética, em particular as do jornalismo. Exercitar métodos e procedimentos práticos para a utilização dos elementos da linguagem gráfica, visando especificamente a exploração do potencial discursivo do design de notícias/jornalismo visual.
Introdução aos princípios do jornalismo visual. O essencial das artes gráficas e da produção gráfica para jornalistas. Métodos e procedimentos para produção visual em jornalismo. Percepção visual e sintaxe da página impressa. O planejamento e o projeto gráfico: projeto estrutural; projeto topográfico; projeto tipográfico; projeto iconográfico; projeto cromático.
1. Introdução aos princípios do jornalismo visual1.1. Definição e delimitações do jornalismo visual, artes gráficas, produção gráfica, design de notícias e design da informação etc. 1.2. Produtos do jornalismo visual.1.2. Domínio do tempo e possibilidades criativas.1.3. O projeto gráfico pré-determinando o espaço de redação; o design de notícias adequado ao volume de informação.2. Artes gráficas e produção gráfica. 2.1. Introdução aos princípios de reprodutibilidade.2.2. Das gravuras aos processos industriais de impressão: da xilogravura à tipografia; da água-forte à rotogravura, da litografia à offset.2.3. Identificação das etapas e fluxogramas de impressão, pré-impressão e pós-impressão necessários à produção de jornais e revistas.3. Produção em jornalismo visual3.1. Metodologia, planejamento e procedimentos.3.2. Sistema modular x diagramação livre. 3.3. Elementos de produção e coordenação do projeto de jornais e revistas (projeto, manual, espelho, diagrama, boneco).3.4. Gramática visual do jornal e da revista, impressos e digitais; recursos gráficos específicos do design de jornais e de revistas.3.5. Produção, seleção e reprodução de imagens para jornais e revistas. 4. Percepção visual. 4.1. Natureza biofísica do olhar e construção fisiológica da imagem.4.2. Cognição da imagem e percepção visual.4.3. Leis compositivas da percepção.5. Estética e sintaxe da página impressa.5.1. Princípios da sintaxe visual: harmonia, equilíbrio, contraste, hierarquia, planos.5.2. Design gráfico e movimentos artísticos formais: escolas, estilos e leis de composição.6. Planejamento gráfico-editorial aplicado ao jornalismo: principais elementos do projeto gráfico utilizados como informação. 6.1. Projeto estrutural: elementos gráficos e suas funções; anatomia de jornais e revistas; padronização e variabilidade das unidades discursivas de jornais (capa, página, seção, caderno e suplemento especial e de revistas (capa, página, seções, duplas de páginas e sequências de páginas especiais).6.2. Projeto topográfico: formas e formatos; proporções; espaço e distribuição dos elementos gráficos e a organização espacial da informação; diagramas/grids (design estrutural e construção modular x design não-estrutural e desconstrução do grid); fluxos de leitura e indicatividade; discursividade da forma como expressão gráfica. 6.3. Projeto tipográfico: elementos e reconhecimento dos traços distintivos; tipologia, classificações, famílias, fontes; tipometria; características estético-formais da tipografia; legibilidade; o estilo e o discurso tipográfico; usos (tipografia como representação imagética, histórica, da vocalização do discurso etc.). 6.4. Projeto iconográfico: classificação e tipologia das imagens no jornalismo; o uso apropriado de fotos, ilustrações, gráficos e infográficos; pesquisa iconográfica e produção de imagens no jornalismo; banco de imagens; direitos autorais; discussão e aplicação das relações possíveis entre texto e imagem no design de notícias.6.5. Projeto cromático: teoria da cor-informação; escalas, sistemas; regras de harmonia e contraste; simbologia e discurso da cor no jornalismo.6.6. Destaque: o design de infográficos.
Bibliografia básica (10 títulos): ALI, Fatima. A arte de editar revistas. IBEP nacional, 2009. BANN, David. Novo manual de produção gráfica. São Paulo: Bookman, 2010. COELHO SOBRINHO, J. Legibilidade e visibilidade dos tipos na comunicação impressa. São Paulo, IPCJE, 1987. GUIMARÃES. L. As cores na mídia: a organização da cor-informação no jornalismo. São Paulo: Annablume, 2003. HARRIS, C. R. , LESTER, P. M. Visual Journalism: a guide for new media professionals. Boston: Allyn and Bacon, 2002. HARROVER, T. The Newspaper Designer’s Handbook. 5.ed. New York: Mc Graw Hill, 2002. LUPTON, Ellen. Pensar com tipos. São Paulo: Cosac Naify, 2006. SAMARA, Timothy. Grid: construção e desconstrução. São Paulo: Cosac Naify, 2007. TEIXEIRA, Tattiana. Infografia e jornalismo: conceitos, análises e perspectivas. Salvador: Editora da UFBA, 2011. WHITE, Jan W. Edição e design. 2.ed. Bibliografia complementar (+40 títulos): ABRIL. A revista no Brasil. São Paulo: Abril, 2000. ADG. O valor do design: guia ADG Brasil de prática profissional do designer gráfico. 4.ed. São Paulo: ADG Brasil/Editora Senac São Paulo, 2003. AGUILLERA, Y (org.). Preto no Branco: a arte gráfica de Amilcar de Castro. São Paulo: Discurso editorial/ Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. ARNHEIM, Rudolf. Arte & percepção visual: uma psicologia da visão criadora. 8.ed. São Paulo: Pioneira, 1994. BAITELLO Junior, Norval. A era da iconofagia: ensaios de comunicação e cultura. São Paulo: Hacker, 2005. BERGSTRÖM, Bo. Fundamentos da Comunicação Visual. São Paulo: Rosari, 2009. BLACKWELL, Lewis. Tipografía del siglo XX. Barcelona: Gustavo Gili, 2004. BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico (versão 3.0). São Paulo: Cosac Naify, 2005. CAIRO, A. Infografía 2.0. Visualización interactiva de información em prensa. Madrid: Alamut, 2008. CRAIG, James; BEVINGTON, William. Designing with Type: a basic course in Typography. 4.ed. New York Watson-Guptill, 1999. DE PABLOS, J. M. Infoperiodismo: El periodista como creador de infografía. Madrid: Síntesis, 1999. DEMPSEY, Amy. Estilos, escolas e movimentos: guia enciclopédico da arte moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2003. DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. ELAM, Kimberly. Geometria do design. São Paulo: Cosac Naify, 2010. FERREIRA JUNIOR, J. Capas de jornal: a primeira imagem e o espaço gráfico visual. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003. FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007. FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008. GÄDE, R. Diseño de periódicos: sistema y método. Barcelona: Gustavo Gili, 2002. GARCÍA, Mario R. Diseño y remodelación de periódicos. Pamplona: EUNSA, 1984. GUIMARÃES, L. A imagem e o retângulo: experiências com a binariedade dentro-fora no jornalismo de turismo. Significação. N.28. São Paulo: ECA-USP/Centro de pesquisa em poética da imagem./Annablume, 2007. GUIMARÃES, L. As inversões assimétricas e as estratégias do jornalismo visual. Revista Comunicação Midiática, Bauru. n.4, 2005. GUIMARÃES, L. O Continuum tecnológico e universais do jornalismo visual. In: Coelho, J.G.; Guimarães, L.; Vicente, M. M. (orgs.). O futuro: ruptura-continuidade. Desafios para a comunicação e para a sociedade. São Paulo: Annablume, 2006. GUIMARÃES, L. O Jornalismo visual e a formação do imaginário político. In: Goulart, J. (org.). Mídia e Democracia. São Paulo: Annablume, 2006. GUIMARÃES, L. O Jornalismo visual e o eixo “direita-esquerda” como estratégia da imagem. In: Baitello Jr.; Guimarães, L.; Menezes, J. E. de O.; Paiero, D. (orgs.). Os símbolos vivem mais que os homens: ensaios de comunicação, cultura e mídia. São Paulo: Annablume, 2006. GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação: a construção biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores. 3.ed. São Paulo: Annablume, 2004. HARRIS, Jack; WITHROW, Steven. Ilustración vectorial: los secretos de la creación digital de imágenes. Madri: Promopress, 2009. HELLER, Steven, CHWAST, Seymour. Ilustration: a visual history. New York, Abrams, 2008. HIDALGO, A. L. Generos periodísticos complementarios: uma aproximación crítica a los formatos del periodismo visual. Sevilla: Comunicación Social, 2002. HURLBURT, A. The Grid: a modular system for the design and production of newspaper, magazines and books. New York: Vans Nostrand Reinho, 1997. JACOBSON, Robert (ed.). Information Design. Cambridge/London: The MIT Press, 1999. MACLEOD, Steve. Postproducción del color. v.5. Madri: Blume, 2009. MELO, C. H. Design de revistas: Senhor está para a ilustração assim como Realidade está para a fotografia. In. MELO, C. H. (org.). O design brasileiro – anos 60. São Paulo: Cosac Naify, 2006. p. 98-187. MOEN, D. R. Newspaper layout & design: a team approach. Iowa: Iowa St. Universty Press, 2000. ROYO, Javier. Design digital. São Paulo: Rosari, 2008. SEDDON, Tony. Imágenes: Flujo de trabajo digital para diseñadores gráficos. Barcelona: Gustavo Gili, 2008. SILVA, R. S. . Controle remoto de papel - o efeito do zapping no jornalismo impresso diário. São Paulo: Anablumme, 2007. SOCIETY FOR NEWS DESIGN. Best of newspaper design. New York: Rockport Publishers. (edições periódicas anuais) VILLAFAÑE, J.; MÍNGUEZ, N. Principios de Teoria General de la Imagen. Madrid: Pirâmide,1996. WHITE, Jan W. Edição e design. 2.ed. ZEEGEN, Lawrence. Ilustración digital: uma clase magistral de creación de imágenes. Madri: Promopress, 2007.