Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Jornalismo e Editoração
 
Disciplina: CJE0526 - Telejornalismo
TV Journalism

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Estudar o telejornalismo a partir da análise de matérias em telejornais da TV brasileira e da produção de reportagens em vídeo. Conhecer os diferentes formatos dos telejornais, as transformações na linguagem audiovisual e as técnicas de reportagem. Produzir matérias no laboratório de telejornalismo: elaborar pauta, redigir, gravar (em externas e estúdio) e editar.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
79989 - Luiz Fernando Santoro
 
Programa Resumido
O Jornalismo na TV: definição e conceitos. O telejornal, suas funções e métodos de produção. A reportagem de telejornal: princípios, equipamento e prática. A redação telejornalística: normas e aplicações. Exercícios práticos. Edição de reportagens: princípios, equipamentos e prática. Apresentação de telejornal: estúdio, normas e prática. Telejornais: modelos brasileiros e estrageiros. Pós-produção: vinhetas, gerador de caracteres, animações e prática. O telejornalismo diário: produção e avaliação. Avaliação final.
 
 
 
Programa
1. O telejornalismo na TV brasileira: aspectos históricos e a influência das tecnologias de captação e transmissão de sons e imagens na pratica jornalística. O futuro do jornalismo na TV. 2. A linguagem do jornalismo audiovisual e a relação texto/imagem. Análise de matérias de telejornais. 3. A redação para telejornalismo. 4. A estrutura do telejornal e as funções exercidas pelos profissionais, da pesquisa à elaboração de pauta. 5. As fontes do telejornalismo. Os conceitos de objetividade, imparcialidade e ética aplicados ao telejornalismo. 6. Outros formatos de programas de caráter jornalístico na TV: documentários, programas de entrevistas e debates. 7. Exercícios de gravação de matérias e programas: reportagem externa (concepção, fontes, enfoque da matéria e estrutura); a edição não-linear e a realização de telejornais em estúdio.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas sobre telejornalismo e linguagem audiovisual; análise de matérias de telejornais das diferentes emissoras de TV; exercícios de redação, gravação e edição de matérias jornalísticas.
Critério
Participação em aulas, realização de exercícios de análise comparativa de telejornais, de redação, gravação e edição de matérias em externa e estúdio.
Norma de Recuperação
Não há recuperação
 
Bibliografia
     
ARTIS, Anthony Q.- Silêncio: filmando. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. 267 p.
BARBEIRO, Heródoto e LIMA, Paulo Rodolfo de – Manual de Telejornalismo. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
BESSE, Brigitte et DESORMEAUX, Didier. Construire le Reportage Télévisé. Paris: CFPJ Èditions, 1997. 142 p. (Les Guides de Formation et de Perfeccionnement des Journalistes).
BONNER, William - Jornal Nacional: modo de fazer. São Paulo: Globo, 2009. 247 p
BRADY, John. The interviewers handbook: a guerrilla guide. Waukesha, Canadá: The Writer Books, 2004. 256 p.
CANCIO, Marcelo - Telejornalismo Descoberto: a origem da notícia no jornalismo televisivo regional. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2005. 240 p.
CURADO, Olga - A Notícia na TV: O dia-a-dia de quem faz telejornalismo. São Paulo: Alegro, 2002. 190 p.
GANS, Herbert - Democracy and the News. New York: Oxford University Press, 2003. 168 p.
HAMILTON, James T. - All the news that's fit to sell: how the market transforms information into news. Princeton, NJ: Princeton University Press, 2004. 342 p.
PATERNOSTRO, Vera Íris – O Texto na TV, manual de telejornalismo. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
PEREIRA JUNIOR, Alfredo Vizeu; PORCELLO, Flávio e COUTINHO, Iluska (orgs.). 60 anos de telejornalismo no Brasil: história, análise e crítica. Florianópolis: Insular, 2010. 280 p.
PEREIRA JUNIOR, Alfredo Vizeu - Decidindo o que é notícia: Os bastidores do telejornalismo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. 140 p.
PRADO, Flávio - Ponto Eletrônico: Dicas para fazer telejornalismo com qualidade. São Paulo: Editora Limiar, 1996. 109 p.
REZENDE, Guilherme J. – Telejornalismo no Brasil, um perfil editorial. São Paulo: Summus, 2000.
RODRIGUES, Ernesto (org.) - No Próximo Bloco...: O jornalismo brasileiro na TV e na Internet. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio/Loyola, 2005. 285 p.
VILLELA, Regina - Profissão: jornalista de TV: telejornalismo aplicado na era digital. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008. 243 p.
WHITE, Ted - Jornalismo eletrônico: redação, reportagem e produção. São Paulo: Roca, 2008. 546 p.
YORKE, Ivor - Telejornalismo. São Paulo: Roca, 2006. 282 p.
ZETTL, Herbert – Manual de produção de televisão. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 448p.
 

Clique para consultar os requisitos para CJE0526

Clique para consultar o oferecimento para CJE0526

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2018 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP