Levar os alunos a compreender os conceitos, técnicas e práticas que envolvem a comunicação dos assuntos relacionados aos avanços científicos e tecnológicos, preparando-os para o exercício da profissão neste campo específico do mercado de trabalho jornalístico.
Conhecimento dos Conceitos relacionados ao bom exercício da profissão no campo do Jornalismo Científico. Compreensão da estrutura e funcionamento dos sistemas de produção científica e tecnológica brasileiros. Produção de textos jornalísticos de ciência e tecnologia.
) Jornalismo Científico: Conceitos Básicos (Comunicação Científica, Midialogia Científica, Jornalismo Científico, Divulgação Científica e Disseminação Científica). 2) Conceitos Fundamentais em Ciências.3) Fontes em Jornalismo Científico.4) A mediação jornalística e as relações entre jornalistas e cientistas.5) Jornalismo, ciência e tecnologia no mundo contemporâneo: compromisso social e outros interesses.6) Ciência e tecnologia no século XXI: os novos paradigmas.7) A política de ciência, tecnologia e de divulgação do conhecimento científico no Brasil.8) Os centros geradores de ciência e tecnologia no Brasil: universidades, empresas, institutos de pesquisa e suas estruturas de comunicação.9) O Jornalismo Científico na Internet.10) O Jornalismo Científico no Rádio e na Televisão.11) Os obstáculos conjunturais e estruturais à produção de qualidade no Jornalismo Científico.12) Produção de reportagens e outros textos jornalísticos de ciência e tecnologia. 13) Jornalismo Científico no Brasil: estudo de casos.14) O futuro do Jornalismo Científico: mercado e perspectivas profissionais.
BUENO, Wilson da Costa. Jornalismo Científico no Brasil: aspectos teóricos e práticos. São Paulo, CJE/ECA/USP, 1988. - BUENO, Wilson da Costa e outros. Jornalismo Científico e dependência: o caso brasileiro. Brasília, CNPq/Intercom, 1982. - BUENO, Wilson da Costa. Jornalismo Científico no Brasil: os compromissos de uma prática dependente. São Paulo, ECA/USP, 1985 (tese de doutorado). - BURKETT, Warren. Jornalismo Científico: Como escrever sobre ciência, medicina e alta tecnologia para os meios de comunicação. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 1990. - DIXON, Bernard. Para que serve a ciência? São Paulo, Cia Editora Nacional/EDUSP, 1976. - GRANGER, Gilles-Gaston. A ciência e as ciências. São Paulo, Unesp, 1994. - HELENE, Maria Elisa Marcondes. Ciência e Tecnologia de mãos dadas com o poder. São Paulo, Editora Moderna, 1996. - HERNANDO, Manuel Calvo. Periodismo Científico. Madrid, Paraninfo, 1977. - HORGAN, John. O fim da ciência. São Paulo, Cia das Letras, 1998. - JAPIASSÚ, Hilton. A revolução científica moderna: de Galileu a Newton. São Paulo, Editora Letras & Letras, 1997. - MAYOR, Federico e FORTI, Augusto. Ciência e Poder. Campinas, Papirus, 1998. - Medina, Cremilda (org.). Ciência e Sociedade: Mediações Jornalísticas. São Paulo. Coordenadoria de Comunicação Social/Estação Ciência (USP), 2005. - MEIS, Leopoldo de. Ciência e educação: o conflito humano-tecnológico. Rio de Janeiro, Editora do Autor, 1998. - SAGAN, Carl. O mundo assombrado pelos demônios. São Paulo, Cia. das Letras, 1996. - SILVA, André Chaves de Melo. Imagens Televisivas e Ensino de História: Representações Sociais e Conhecimento Histórico. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). São Paulo, 2010. - SILVA, André Chaves de Melo. Ensino de História, Cinema, Imprensa e Poder na Era Vargas (1930-1945). Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). São Paulo, 2005. - SILVA, André Chaves de Melo e DIEGUEZ, Flávio. Genética ameaça a soberania da física. Folha de S. Paulo. São Paulo, 2002. - SILVA, André Chaves de Melo e DIEGUEZ, Flávio. Divulgação científica tem ofensiva inédita. Folha de S. Paulo. São Paulo, 2002. - SILVA, André Chaves de Melo. Estação Ciência: Sinônimo de Aprendizado Informal, Lúdico e Interativo. In: Ernst Wolfgang Hamburger (org.). O Desafio de Ensinar Ciências no Século XXI. 1ª ed. São Paulo, Edusp, 2000. - SILVA, André Chaves de Melo. 4ª Mostra de Material de Divulgação e Ensino das Ciências: um Cenário Voltado Para o Conhecimento. In: Ernst Wolfgang Hamburger (org.). O Desafio de Ensinar Ciências no Século XXI. 1ª ed. São Paulo, Edusp, 2000. - SILVA, A. C. M. Ciência de forma lúdica e Interativa. In: Comunicação & Educação. São Paulo, 1999.