Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Jornalismo e Editoração
 
Disciplina: CJE0551 - Jornalismo Científico
Science Journalism

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 105 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Levar os alunos a compreender os conceitos, técnicas e práticas que envolvem a comunicação dos assuntos relacionados aos avanços científicos e tecnológicos, preparando-os para o exercício da profissão neste campo específico do mercado de trabalho jornalístico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
559873 - André Chaves de Melo Silva
 
Programa Resumido
Conhecimento dos Conceitos relacionados ao bom exercício da profissão no campo do Jornalismo Científico. Compreensão da estrutura e funcionamento dos sistemas de produção científica e tecnológica brasileiros. Produção de textos jornalísticos de ciência e tecnologia.
 
 
 
Programa
) Jornalismo Científico: Conceitos Básicos (Comunicação Científica, Midialogia Científica, Jornalismo Científico, Divulgação Científica e Disseminação Científica). 
2) Conceitos Fundamentais em Ciências.
3) Fontes em Jornalismo Científico.
4) A mediação jornalística e as relações entre jornalistas e cientistas.
5) Jornalismo, ciência e tecnologia no mundo contemporâneo: compromisso social e outros interesses.
6) Ciência e tecnologia no século XXI: os novos paradigmas.
7) A política de ciência, tecnologia e de divulgação do conhecimento científico no Brasil.
8) Os centros geradores de ciência e tecnologia no Brasil: universidades, empresas, institutos de pesquisa e suas estruturas de comunicação.
9) O Jornalismo Científico na Internet.
10) O Jornalismo Científico no Rádio e na Televisão.
11) Os obstáculos conjunturais e estruturais à produção de qualidade no Jornalismo Científico.
12) Produção de reportagens e outros textos jornalísticos de ciência e tecnologia.
13) Jornalismo Científico no Brasil: estudo de casos.
14) O futuro do Jornalismo Científico: mercado e perspectivas profissionais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas, palestras, estudos de casos, observação e discussão das práticas profissionais do Jornalismo Científico, realização de leituras e exercícios.
Critério
Participação nas aulas, palestras, trabalhos e demais atividades propostas, o que poderá incluir a realização de matérias, pesquisas, entrevistas, estudos de casos e relatórios de leituras recomendadas.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação, devendo o aluno refazer a disciplina.
 
Bibliografia
     
BUENO, Wilson da Costa. Jornalismo Científico no Brasil: aspectos teóricos e práticos. São Paulo, CJE/ECA/USP, 1988. 
- BUENO, Wilson da Costa e outros. Jornalismo Científico e dependência: o caso brasileiro. Brasília, CNPq/Intercom, 1982.
- BUENO, Wilson da Costa. Jornalismo Científico no Brasil: os compromissos de uma prática dependente. São Paulo, ECA/USP, 1985 (tese de doutorado).
- BURKETT, Warren. Jornalismo Científico: Como escrever sobre ciência, medicina e alta tecnologia para os meios de comunicação. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 1990.
- DIXON, Bernard. Para que serve a ciência? São Paulo, Cia Editora Nacional/EDUSP, 1976.
- GRANGER, Gilles-Gaston. A ciência e as ciências. São Paulo, Unesp, 1994.
- HELENE, Maria Elisa Marcondes. Ciência e Tecnologia de mãos dadas com o poder. São Paulo, Editora Moderna, 1996.
- HERNANDO, Manuel Calvo. Periodismo Científico. Madrid, Paraninfo, 1977.
- HORGAN, John. O fim da ciência. São Paulo, Cia das Letras, 1998.
- JAPIASSÚ, Hilton. A revolução científica moderna: de Galileu a Newton. São Paulo, Editora Letras & Letras, 1997.
- MAYOR, Federico e FORTI, Augusto. Ciência e Poder. Campinas, Papirus, 1998.
- Medina, Cremilda (org.). Ciência e Sociedade: Mediações Jornalísticas. São Paulo. Coordenadoria de Comunicação Social/Estação Ciência (USP), 2005.
- MEIS, Leopoldo de. Ciência e educação: o conflito humano-tecnológico. Rio de Janeiro, Editora do Autor, 1998.
- SAGAN, Carl. O mundo assombrado pelos demônios. São Paulo, Cia. das Letras, 1996.
- SILVA, André Chaves de Melo. Imagens Televisivas e Ensino de História: Representações Sociais e Conhecimento Histórico. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). São Paulo, 2010.
- SILVA, André Chaves de Melo. Ensino de História, Cinema, Imprensa e Poder na Era Vargas (1930-1945). Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). São Paulo, 2005.
- SILVA, André Chaves de Melo e DIEGUEZ, Flávio. Genética ameaça a soberania da física. Folha de S. Paulo. São Paulo, 2002.
- SILVA, André Chaves de Melo e DIEGUEZ, Flávio. Divulgação científica tem ofensiva inédita. Folha de S. Paulo. São Paulo, 2002.
- SILVA, André Chaves de Melo. Estação Ciência: Sinônimo de Aprendizado Informal, Lúdico e Interativo. In: Ernst Wolfgang Hamburger (org.). O Desafio de Ensinar Ciências no Século XXI. 1ª ed. São Paulo, Edusp, 2000.
- SILVA, André Chaves de Melo. 4ª Mostra de Material de Divulgação e Ensino das Ciências: um Cenário Voltado Para o Conhecimento. In: Ernst Wolfgang Hamburger (org.). O Desafio de Ensinar Ciências no Século XXI. 1ª ed. São Paulo, Edusp, 2000.
- SILVA, A. C. M. Ciência de forma lúdica e Interativa. In: Comunicação & Educação. São Paulo, 1999.
 

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