Apresentar, discutir e experimentar técnicas de edição de texto em revistas, partindo do conceito de segmentação e da vinculação direta com o leitor. As diversas etapas da produção de texto para revistas serão trabalhadas num processo essencialmente prático e dinâmico, em caráter de "workshop".
1. Texto: intersecção tema/público/veículo, A segmentação.2. Compressão e extensão: das notas às grandes matérias.3. Relação verbal/visual, característica do veículo revista.4. Primeira etapa: as perguntas da pauta, detalhamento.5. Investigação: captação e apuração.6. Estruturas narrativas: abertura, síntese do assunto, apresentação dos personagens, encadeamento de falas no desenvolvimento das informações, fecho.7. Entrevistas, perfis, reportagens, artigos.8. Relações intertextuais: olhos, boxes, tabelas, infografias.9. Primeiras versões do texto em conjunto com a paginação e as imagens.10. Edição com imagens reais e finalização do texto.11. O texto a serviço do leitor.12. Comparativos de linguagens para diferentes públicos.13. Comparação de textos: jornal diário, suplementos, revistas semanais, revistas mensais.14. Textos para revistas em mídia eletrônica (Internet)
BARTHES, R. e outros. Análise estrutural da narrativa. Petrópolis: Vozes, 1973.BUITONI, Dulcilia H. S. Mulher de papel: a representação da mulher pela imprensa feminina brasileira. São Paulo, Loyola, 1981. CAÑO, Juan. Revistas: una historia de amor y un decálogo.Madrid: Edit. Eresma; Celeste Ed. , 1999.CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo, Contexto, 2006.COSTA, Carlos Roberto da. A revista no Brasil, o século XIX. Tese de Doutorado. São Paulo: ECA-USP, 2007.GOMES, Mayra R. Um texto icônico-verbal por semana: vendo/lendo capas de Veja. Dissertação de mestrado. São Paulo: ECA-USP, 1992.ECO, Umbero. Apocaliípticos e integrados. São paulo, Perspectiva, 1975.EDITORA ABRIL. A revista no Brasil. São Paulo: Editora Abril, 2000.LEMOS, A., BERGER, C. e BARBOSA, M. Narrativas midiáticas contemporâneas.Porto Alegre: Sulina, 2006.LIPOVETSKY, G. A terceira mulher: permanência e revolução do feminino. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.MAINGUENEAU, Dominique.Análise de textos de comunicação. São Paulo, Cortez:2002.ORLANDI, Eni P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. São paulo, Brasiliense, 1983.SANTAELLA, Lucia. Cultura das mídias. São Paulo, Razão Social, 1992.SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e do pensamento: sonora, visual e verbal. São Paulo, Iluminuras, 2001.SARLO, Beatriz. El imperio de los sentimientos. Buenos Aires: Norma, 2000.SCARZO, Marília. Jornalismo de Revista. 3ed. São Paulo: Contexto, 2006.