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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Jornalismo e Editoração
 
Disciplina: CJE0571 - Métodos e Técnicas para Leitura Crítica
Methods and Techniques for Critical Reading

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2000 Desativação:

Objetivos
Formação de um método crítico de leitura e de avaliação do texto artístico:  criação de uma atividade disciplinada e sistemática para estudar, analisar, interpretar a obra de arte que toma a palavra como matéria-prima. Cristalização da consciência da diferença entre entendimento e interpretação de um texto, o que pressupõe tanto o contato com textos artísticos quanto com modalidades prática da codificação verbal. Desenvolvimento da idéia de que o crítico é aquele que ensina a ler, assim como da noção de que ler bem equivale a explorar as diversas camadas de significação de um tento, segundo a poética implícita do próprio texto. Consolidar e desenvolver a noção de que o texto literário é um discurso social, não propriamente subordinado às coordenadas de seu tempos, mas intercalado a um segmento maior, que é a cultua de que faz parte.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2092348 - Ivan Prado Teixeira
 
Programa Resumido
Noções sobre as diversas fases da história da crítica: abordagem tradicional do texto, com base na história, psicologia e biografia do autor; abordagem moderna, com base no exame da estrutura imanente do texto.  Aproveitamento da retórica clássica em sua dimensão modernizada, que procura entender o discurso como resultado da interferência do usuário do código com um propósito claro e definido, a partir da escolha de um assunto que envolve uma dada situação sobre que atuar.
 
 
 
Programa
Noções sobre as diversas fases da história da crítica: abordagem tradicional do texto, com base na história, na psicologia e na biografia do autor; abordagem moderna, com base no exame da estrutura imanente do texto (Estruturalismo, Pós-Estruturalismo). Aproveitamento da retórica clássica em sua dimensão modernizada, que procura entender o discurso como resultado da interferência do usuário do código com um propósito claro e definido, a partir da escolha de um assunto que envolve uma dada situação sobre que atuar. 
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exposição oral do professor, seguida de leituras de textos literários dos autores e de textos críticos consagrados sobre os mesmos. Discussão acerca do confronto entre a percepção do aluno e a visão do crítico escolhido como apoio para o questionamento da leitura. Em todas as aulas, os alunos deverão contribuir com leitura expressiva (em voz alta) e com a exposição oral de sua percepção do texto lido. Os textos lidos pelos alunos deverão ser previamente anunciados, para que possam ser preparados em casa. Apresentação de um conjunto de princípios teóricos, que fundamentem as diversas posturas possíveis diante de um texto literário. Aplicação dos princípios mediante exercícios concretos com textos particulares, de modo a induzir a uma prática da leitura comentada de textos dos vários períodos das história literária, com ênfase em textos do século XX.
Critério
Será levado em conta o nível de participação na aulas, tanto durante os seminários quanto durante as aulas ordinárias, que jamais serão monológicas, e sim dialógicas. Prova com cerca de 20 testes de múltipla escolha, a partir de conteúdo apresentado em aula ou claramente indicado nos livros. Trabalho escrito, a partir de texto escolhido pelo aluno, desde que intimamente relacionado com o conteúdo do programa desenvolvido no curso.
Ps. Os testes de múltipla escolha obedecerão ao padrão estabelecido pelo chamado "provão" aplicado pelo MEC ao alunos graduados das diversas escolas do país, o qual é, em essência, o mesmo que se observa na FUVEST. Destaque-se que o presente professor acredita na eficiência do teste de múltipla escolha como modo de avaliar conhecimento panorâmico acerca de matéria sistematicamente apresentada, desde que acompanhado de outros dispositivos, como trabalhos escritos e expressão oral durante as aulas.
Norma de Recuperação
Nova oportunidade de trabalho escrito, de prova teste ou de prova oral, mediante exposição de assunto previamente combinado.
 
Bibliografia
     
Bressler, Charles E. Literary Criticism: An Introduction to Theory and Practice. Englewood Cliffs, Prentice-Hall, 1993.
Candido, Antonio. Estudo Analítico do Poema. São Paulo, FFLCH-USP, 1994.
Corbett, Edward P. J. (edited by). Rhetorical Analyses of Literary Works. New York, London, Oxford University Press, 1969.
Fairbairn, Gavin J. e Winch Christopher. Reading, Writing and Reasoning: a Guide for Students. Buckingham, Open University, 1992.
Gerin, Wilfred L. e outros. A Handbook of Critical Apporaches to Literature. New York, Oxford, Oxford University Press, 1992.
Green, Keith e Jill Lebihan. Critical Theory and Practice: a Coursebook.
London, Routledge, 1996.
Kane, Thomas S. e Peters, Leonard J. A Practical Rhetoric of Expository Prose. New York, Oxford University Press, 1966.
Mills, Sara. Discourse. The New Critic Idiom. London, Routledge, 1997.
Savioli, Francisco Platão e Fiorin, José Luís. Lições de Textos: Leitura e Redação. São Paulo, Ática, 1995.
Teixeira, Ivan. "Anatomia do Crítico". In: CULT- Revista Brasileira de Literatura, nº 11. São Paulo, Lemos Editorial, 1998.
Teixeira, Ivan. "Retórica e Literatura". In: CULT - Revista Brasileira de Literatura, nº 12. São Paulo, Lemos Editorial, 1998.
Teixeira, Ivan. "Formalismo Russo". In: CULT - Revista Brasileira de Literatura, nº 13. São Paulo, Lemos Editorial, 1998.
Teixeira, Ivan. "New Criticism". In: CULT - Revista Brasileira de Literatura, nº 14. São Paulo, Lemos Editorial, 1998.
Teixeira, Ivan. "Estruturalismo". In: CULT - Revista Brasileira de Literatura, nº 15. São Paulo, Lemos Editorial, 1998.
Teixeira, Ivan. "Desconstrutivismo". In: CULT - Revista Brasileira de Literatura, nº 16. São Paulo, Lemos Editorial, 1998.
Teixeira, Ivan. "New Historicism". In: CULT - Revista Brasileira de Literatura, nº 17. São Paulo, Lemos Editorial, 1998.
 

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