Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Jornalismo e Editoração
 
Disciplina: CJE0573 - Análise de Projetos Editoriais - Livros Paradidáticos
Analysis of Editorial Projects - Textbooks

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
11.1. Levar os alunos a analisar projetos editoriais de obras paradidáticas publicadas, no sentido de apreender as propostas que lhes são subjacentes.
11.2. Levar os alunos à critica de projetos editoriais.
11.3. Levar os alunos a criar propostas de projetos editoriais na área paradidática.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
65027 - Samira Youssef Campedelli
 
Programa Resumido
Conceito de projeto editorial. Âmbitos e nichos editoriais. Público-alvo. Partes do projeto editorial: objetivos, justificativa, explanação. Séries e coleções. Projetos editoriais especiais. Discussão e adaptação do projeto. Amostragens. Leituras críticas.
 
 
 
Programa
14.1. O livro paradidático e o livro instrumental.
14.2. Partes do projeto editorial: objetivos, justificativa, explanação.
14.3. Séries e coleções. Alguns casos clássicos da editoração brasileira.
14.4. A Leitura crítica.
14.5. As antologias na escola.
14.6. O mercado escolar.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Leitura crítica de originais destinados a publicação. Estudos de implantação de séries editoriais. Estudos de implantação de antologias.
Critério
Produção de textos individuais. Participação em aula e colaboração com o grupo.
Norma de Recuperação
Confecção de um trabalho de pesquisa junto a 2 (duas) editoras, acerca de um projeto editorial.
 
Bibliografia
     
ARAÚJO, Emanuel. A construção do livro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.
HALLWELL. O livro no Brasil. 2ª ed. São Paulo: EDUSP, 2001.
LAJOLO, Marisa. Usos e abusos da literatura na escola. São Paulo: Global, 1983.
LAJOLO, Marisa. Da leitura do mundo para o mundo da leitura. São Paulo: Ática, 1993.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática. 1998.
MUNAKATA, Kazumi. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. Tese de doutorado. São Paulo: PUC, 1997.
RAMOS, Maria Cecília M. O paradidático, esse rendoso desconhecido. Tese de doutorado. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP, 1987.
PAIXÃO, Fernando (org.). Momentos do livro no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.
VIEIRA, Adriana Silena. Viagens de Gulliver ao Brasil (estudo). UNICAMP/Instituto de Estudos da Linguagem, 2004. Disponível em: .
ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi. Práticas de leitura na escola. Tese de doutorado. UNICAMP/Instituto de Estudos da Linguagem, 2001. Disponível em: http://www.unicamp.br/iel/memoria/.
ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática. 1989.
Consulta em sites:
ANTOLOGIA Digital. Disponível em: .
Leitura de livros paradidáticos. Disponível em: .
Livros paradidáticos: possibilidades de aprender brincando. Disponível em: .
Lobato edita Lobato: história das edições dos contos lobatianos. Disponível em: .
Releituras. Disponível em: .
 

Clique para consultar os requisitos para CJE0573

Clique para consultar o oferecimento para CJE0573

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2018 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP