Formar redatores para a produção de textos acessíveis a leitores pouco experientes em leitura, a partir de textos redigidos em outras variedades de textos.
Uso de discurso narrativo como parte de texto dissertativo. Uso do exemplo: do concreto ao abstrato. Nova redação para modismos e estrangeirismos. Nova redação para eufemismos. Estratégias de substituição de nomes por verbos. Estratégias de exclusão de redundâncias. Estratégias de redução de períodos e parágrafos. Uso de recursos antecipadores da estrutura e do conteúdo dos textos: sumário, pergunta, título, olho, intertítulo, enumeração. Estratégias de eliminação de jargão de excludência,de vicíos de linguagem e de efeitos negativos de hipercorreção e de estilo empolado.
1. Uso de discurso narrativo como parte de texto dissertativo2. Uso do exemplo: do concreto ao abstrato.3. Nova redação para modismos e estrangeirismos.4. Nova redação para eufemismos.5. Estratégias de substituição de nomes por verbos.6. Estratégias de exclusão de redundâncias.7. Estratégias de redução de períodos e parágrafos.8. Uso de recursos antecipadores da estrutura e do conteúdo dos textos: sumário, pergunta, título, olho, intertítulo, enumeração 9. Estratégias de eliminação de jargão de excludência,de vicíos de linguagem e de efeitos negativos de hipercorreção e de estilo empolado.
CÂMARA JÚNIOR, J. Mattoso. Contribuição à estilística portuguesa. Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico. 1977.CÂMARA JÚNIOR, J. Mattoso. Manual de expressão oral e escrita. Petrópolis, Vozes. 1977.CUNHA, Celso. Gramática do português contemporâneo. Belo Horizonte, Bernardo Álvares. 1978.HOUAISS, Antônio. Elementos de bíbliologia. (reimp.fac-sim.). São Paulo/Brasília, Hucitec/INL Fundação Nacional Pró-Memória. 1983.GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas. 1970.KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas. Pontes. 1989. 82 p.MANUAL de estilo Editora Abril. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1990, 96 p.MARTINS, Eduardo. O Estado de S.Paulo. Manual de redação e estilo. São Paulo, O Estado de S. Paulo, 1990, 352 p.MENDONÇA, Neide Rodrigues de Souza. Desburocratizado lingüística. São Paulo, Pioneira, 1987, 80p.PINTO, Ildete Oliveira. O livro: manual de preparação e revisão. São Paulo, Ática, 1993.ROCHA LIMA. Gramática Normativa da :Língua Portuguesa. 31ª ed (retocada e enriquecida). Rio de Janeiro, José Olympio, 1992.