Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Jornalismo e Editoração
 
Disciplina: CJE0574 - Laboratório de Redação: Produção de Textos Acessíveis
Writing Lab: The Making of Easy Texts

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 26/09/1997 Desativação:

Objetivos
Formar redatores para a produção de textos acessíveis a leitores pouco experientes em leitura, a partir de textos redigidos em outras variedades de textos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
443832 - Dennis de Oliveira
 
Programa Resumido
Uso de discurso narrativo como parte de texto dissertativo. Uso do exemplo: do concreto ao abstrato.  Nova redação para modismos e estrangeirismos.  Nova redação para eufemismos. Estratégias de substituição de nomes por verbos. Estratégias de exclusão de redundâncias.  Estratégias de redução de períodos e parágrafos.  Uso de recursos antecipadores da estrutura e do conteúdo dos textos: sumário, pergunta, título, olho, intertítulo, enumeração. Estratégias de eliminação de jargão de excludência,de vicíos de linguagem e de efeitos negativos de hipercorreção e de estilo empolado.
 
 
 
Programa
1. Uso de discurso narrativo como parte de texto dissertativo
2. Uso do exemplo: do concreto ao abstrato.
3. Nova redação para modismos e estrangeirismos.
4. Nova redação para eufemismos.
5. Estratégias de substituição de nomes por verbos.
6. Estratégias de exclusão de redundâncias.
7. Estratégias de redução de períodos e parágrafos.
8. Uso de recursos antecipadores da estrutura e do conteúdo dos textos: sumário, pergunta, título, olho, intertítulo, enumeração
9. Estratégias de eliminação de jargão de excludência,de vicíos de linguagem e de efeitos negativos de hipercorreção e de estilo empolado.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Avaliação das principais dificuldades dos alunos.
2. Apresentação de aportes teóricos sobre a relação texto e leitor a partir de pesquisas no campo da psico
Critério
Participação nas aulas. Efetiva aplicação das estratégias de redação propostas.
Redação de trabalho final.

Norma de Recuperação
Se o aluno obtiver nota 4,5, realizará uma prova prática imediatamente após a conclusão do semestre. Nos demais casos, o aluno não será beneficiado com recuperação.
 
Bibliografia
     
CÂMARA JÚNIOR, J. Mattoso. Contribuição à estilística portuguesa. Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico. 1977.
CÂMARA JÚNIOR, J. Mattoso. Manual de expressão oral e escrita. Petrópolis, Vozes. 1977.
CUNHA, Celso. Gramática do português contemporâneo. Belo Horizonte, Bernardo Álvares. 1978.
HOUAISS, Antônio. Elementos de bíbliologia. (reimp.fac-sim.). São Paulo/Brasília, Hucitec/INL Fundação Nacional Pró-Memória. 1983.
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas. 1970.
KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas. Pontes. 1989. 82 p.
MANUAL de estilo Editora Abril. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1990, 96 p.
MARTINS, Eduardo. O Estado de S.Paulo. Manual de redação e estilo. São Paulo, O Estado de S. Paulo, 1990, 352 p.
MENDONÇA, Neide Rodrigues de Souza. Desburocratizado lingüística. São Paulo, Pioneira, 1987, 80p.
PINTO, Ildete Oliveira. O livro: manual de preparação e revisão. São Paulo, Ática, 1993.
ROCHA LIMA. Gramática Normativa da :Língua Portuguesa. 31ª ed (retocada e enriquecida). Rio de Janeiro, José Olympio, 1992.

 

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