Analisar o agronegócio no Brasil e no mundo, bem como suas relações com a imprensa e as questões ambientais. Para tanto, partimos da concepção de que a cobertura da imprensa nesta área é uma das atividades vinculadas ao Jornalismo Científico, na medida em que o agronegócio é um dos setores onde há mais avanços tecnológicos no mundo, sobretudo em nosso País.
O Brasil e o Mundo no agronegócio mundial; Pesquisa em agronegócio; A cobertura do agronegócio no Brasil: história e atualidade; A experiência brasileira de jornalismo agrícola: resgate histórico; A cobertura do agronegócio e de suas relações com as questões sociais e ambientais; Meios impressos e eletrônicos de informação e agronegócio; Fontes de informação e pesquisa na área.
01. O Brasil e o Mundo no agronegócio mundial. 02. Pesquisa em agronegócio. 03. A cobertura do agronegócio no Brasil: história e atualidade. 04. A experiência brasileira de jornalismo agrícola: resgate histórico. 05. A cobertura do agronegócio e de suas relações com as questões sociais e ambientais. 06. Meios impressos e eletrônicos de informação e agronegócio. 07. Fontes de informação e pesquisa na área.
ADVB. Marketing em agribusiness. Porto Alegre, Ed. Ortiz, 1995. ARAÚJO, Ney Bittencourt de et al. Complexo agroindustrial e o agribusiness brasileiro. São Paulo, Agroceres, s/d. MEGIDO, José Luiz Tejon; XAVIER, Coriolano. Marketing e agribusiness. São Paulo, Atlas, 1994. QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Cultura, sociedade rural, sociedade urbana no Brasil. São Paulo, Edusp, 1978. RAMOS, Luis Fernando Angerami. Meio ambiente e meios de comunicação no Brasil. São Paulo, Anablume, 1995. SILVEIRA, Miguel Angelo de; CANUTO, José Carlos (org.). Estudos de comunicação rural. São Paulo, Intercom, 1988. XAVIER FILHO, Murilo. Projeto Embrapa. A pesquisa agropecuária rumo ao século XXI. Brasília, Embrapa, 1991. ZYLBERZTAYN, Décio (coord.). Estudo de caso em agribusiness. Porto Alegre, Ortiz, 1993.