Capacitar o aluno para o planejamento e produção de ensaios documentais visando à produção e disseminação do conhecimento através da imagem. Desenvolver no aluno a aptidão para instrumentalizar a fotografia como fonte documental, por meio da análise de questões técnicas, estéticas e éticas que circundam tal prática, levando-se também em conta os canais de divulgação das imagens, sejam eles impressos ou eletrônicos.
História tecnológica da fotografia. Arte e a estética documental da fotografia. Relação entre vanguardas estéticas e inovações técnicas. O impacto do universo digital na prática da fotografia. Questões técnicas na produção fotográfica contemporânea: tratamento digital, processos de impressão e a divulgação das imagens.
1. O caráter científico da fotografia. 2. Teorias da fotografia e a fotografia como teoria. 3. Técnicas e tecnologias da fotografia. 4. A fotografia como documento iconográfico. 5. Narrativas visuais. 6. O ensaio fotográfico. 7. A tradição da fotorreportagem e do fotojornalismo. 8. Fotografia e a cultura informacional: tratamento digital, metadados e estratégias de circulação. 9. Avaliação crítica do parque tecnológico de produção. 10. Projetos em fotografia: planejamentos técnico, estético e questões éticas.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002. _______________. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2009. FONTCUBERTA, Joan. El beso de Judas: fotografia y verdade. Barcelona: Gustavo Gili, 2004. HEDGECOE, John. O novo manual de fotografia. São Paulo: Senac, 2007. MACHADO, Arlindo. A fotografia como expressão do conceito. Revista eletrônica Studium, Unicamp, 2000. [www.studium.iar.unicamp.br/2]. Acessado em 17/08/2003. MEYER, Pedro. Truths & fictions: from documentary to digital photography. New York: Aperture, 1995. SOUZA E SILVA, Wagner. Entre fotografias científicas e a ciência da fotografia. In: Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, n. 17. São Paulo: MAE/USP, 2007, pp 435-444.